5 hábitos para melhor seu bem-estar
Nunca tivemos tantas pessoas exaustas, cheias de problemas emocionais e até doenças desencadeadas por uma sobrecarga excessiva de afazeres e responsabilidades. Pensando em como ajudar nessa questão, trouxemos 5 hábitos para melhorar seu bem-estar.
O autor do livro “Hábitos Atômicos”, James Clear, afirma que pequenos hábitos podem resultar em ótimos resultados em nossas vidas. Para ele, os “hábitos atômicos” são tão pequenos, mas tem o poder de trazer muitas mudanças.
Todos nós temos hábitos, costumes e rotinas. E mudá-los nem sempre é tarefa fácil, mesmo quando sabemos que são necessários.
Mas, que tal ao invés de fazer grandes mudanças começarmos com as pequenas? Aquele velho ditado “tente ser 1% melhor hoje e você terá feito muito ao passar de um ano”.
Quantas vezes queremos que nossa vida melhore, mas não nos propomos a fazer as coisas de outra forma? Mudar de carreira, conhecer um país dos sonhos, aprender mais sobre determinada cultura.
Se você tem alguma dessas “vontades” saiba que o Passaporte Fashionista tem cursos de moda em Paris e também cursos de fashion design e moda italiana em Milão. Uma oportunidade única de conhecer duas das principais capitais mundiais da moda, adquirir muito conhecimento sobre o universo fashion e transformar a vida pessoal e profissional.
Confira então 5 hábitos para melhorar seu bem-estar. E mais do que isso, coloque-os em prática assim que terminar a leitura desse artigo. De nada vale o conhecimento se ele não for aplicado!
5 hábitos para melhorar seu bem-estar:
- Sorria mais
- Cuide da alimentação
- Não seja multitarefas
- Faça detox das redes sociais
- Reclame menos e agradeça mais
É claro que há muitos outros hábitos importantes para quem deseja melhorar sua qualidade de vida, reduzir o estresse e levar a vida de forma mais leve. Mas aqui, selecionamos apenas cinco.
1. Sorria mais:
Parece um hábito simples, mas nem sempre é fácil sorrir em qualquer situação. Especialmente quando as coisas não saem da forma como queríamos ou havíamos planejado.
Mas, é importante lembrar de que sorrir libera dois hormônios importantes em nosso corpo: a dopamina e a serotonina. Além disso, há uma resposta do nosso cérebro ao ato de sorrir (mesmo sem vontade), e é claro, ela é positiva.
2. Cuide da alimentação:
Outro clichê, mas que a maioria das pessoas não consegue seguir. Com a correria do dia a dia, nem sempre é possível ter uma alimentação saudável, fazer as refeições de forma tranquila e pensar em cada alimento que está no prato.
Mas, se você não consegue um tempo de qualidade para realizar todas as suas refeições, escolha uma delas no dia para fazer de forma consciente. Escolha alimentos mais saudáveis, com menos gordura e açúcar e que tenha mais fibras, a fim de aumentar a sensação de saciedade durante um período.
3. Não seja multitarefas:
Ninguém pode controlar tudo, e tentar fazer isso só gera frustração e ansiedade. Algumas pessoas acreditam que ser “multitarefas” é uma qualidade incrível, mas a longo prazo isso pode se tornar um problema.
Isso porque essa sensação de muitas coisas para fazer e terminar podem custar a nossa paz. A autocobrança pode levar a uma crise de pânico e ansiedade, fazendo que nenhuma das tarefas consiga ser concluída.
Então, tente administrar melhor seu tempo e fazer uma coisa de cada vez. Ser multitarefas não é uma forma de super poder, mas sim um caminho para o esgotamento mental.
4. Faça detox das redes sociais:
Já pensou em trocar aqueles minutos (se não horas) mexendo nas redes sociais por um livro? Além de gerar maior sensação de bem estar, aumentar seu conhecimento e vocabulário, ainda contribui para reduzir as comparações com outras pessoas.
Mas, não estamos dizendo aqui que as redes sociais são vilãs. Muito pelo contrário, elas são ótimas fontes de informações, como o Instagram do Passaporte Fashionista.
Queremos alertá-lo de que às vezes esse excesso de informações pode ser prejudicial ao nosso bem-estar. Que tal tirar um tempinho do dia para relaxar na companhia de um bom livro?
Aqui no blog temos uma seleção de livros imperdíveis para quem trabalha com moda. E até mesmo livros escritos por influenciadoras digitais.
5. Reclame menos e agradeça mais:
Esses dois hábitos deveriam estar presentes todos os dias em nossa rotina, não é mesmo? Reclamar menos e agradecer mais!
Na vida cotidiana, cheia de prazos, pessoas e muito estresse não é tão fácil pô-los em prática. Mas, só de ter essa consciência de querer melhorar tudo já fica menos complicado.
Agradeça pelo dia, pelo trabalho, pela vida, pelas pessoas. Com o passar do tempo esse pequeno hábito fará uma enorme diferença na sua saúde mental.