7 curiosidades sobre Stella McCartney
Uma grande estilista britânica, que iniciou sua carreira bem cedo. Conheça 7 curiosidades sobre Stella McCartney.
Mesmo quem não a conhece como profissional da moda, conhece seu sobrenome. Ela nasceu em 1971, em Londres e desde muito jovem já demonstrava sua paixão pela moda.
Stella McCartney é filha de Paul McCartney, um dos músicos mais famosos do mundo e ex-integrante dos Beatles. E sua mãe, Linda McCartney é fotógrafa e ativista na luta em prol dos animais.
Mas, mesmo vindo de uma família com um sobrenome de peso, Stella trilhou seu próprio caminho de sucesso. Desde os 13 anos já criava suas próprias roupas e aos 16 conseguiu seu primeiro estágio com o estilista Christian Lacroix.
A grife de luxo que leva seu nome fez um belo desfile na última edição da Paris Fashion Week. Peças cheias de elegância e praticidade, mas sempre mostrando que é possível unir o mercado de luxo com a sustentabilidade dos processos.
E por falar em mercado de luxo, os cursos de moda oferecidos pelo Passaporte Fashionista abordam esse e outros temas do universo fashion. São cursos de moda em Paris e cursos de moda em Milão, muita teoria aliada à prática.
E o melhor de tudo é que não há requisito para fazer qualquer um dos cursos. Todos eles são ministrados em português, apesar do certificado internacional.
Então, se você quer aprofundar seus conhecimentos sobre imagem, estilo, tendências e fashion design aproveite as turmas com vagas disponíveis para 2024. São mais de 4000 alunos que já tiveram suas vidas e carreiras transformadas.
7 curiosidades sobre Stella McCartney
Como já dissemos, a estilista fez seu nome sem a ajuda da família. Mesmo alguns duvidando do seu talento, ela mostrou a que veio e se consagrou no mundo fashion graças ao seu próprio trabalho e dedicação.
Confira 7 curiosidades sobre Stella McCartney que talvez você ainda não saiba. E passe a admirá-la ainda mais.
1. Graduação com participações especiais
Stella estudou na renomada “Universidade de Artes de Londres” – Central Saint Martins College of Art and Design. Formou-se em 1995, e como conclusão do curso apresentou um desfile estrelado por vários amigos famosos.
Entre eles, a top internacional Naomi Campbell e Kate Moss. É claro que foi um sucesso arrebatador, dando grande visibilidade à recém graduada.
2. Diretora criativa logo após se formar
A repercussão de sua formatura e talento de Stella McCartney a levaram longe logo após formada. Isso porque em 1997, ela foi nomeada diretora criativa da grife Chloé.
Stella na ocasião substituiu o renomado estilista Karl Lagerfeld, que inicialmente não deu muito crédito a ela pela pouca experiência. Mas, com o passar do tempo, Stella provou sua competência revitalizando a marca com seu estilo moderno e feminino.
3. Tem sua própria marca aliada à sustentabilidade
Após suas experiências anteriores em grifes de luxo, Stella lançou sua própria marca, que leva seu nome. A marca “Stella McCartney” surgiu no mercado de luxo em 2001 e é reconhecida por seu compromisso com a sustentabilidade.
4. Compromisso com a ética e sustentabilidade
A exemplo de sua mãe, que é ativista em prol do combate aos maus tratos em animais, Stella segue a mesma linha. Sua marca é famosa mundialmente não apenas pelas coleções fashionistas, mas também pela sustentabilidade.
Mas, não basta apenas pensar nos processos de fabricação dos produtos. Para Stella é importante evitar o uso de peles e couro animal em suas peças.
5. Coleção para Seleção Olímpica
Stella McCartney é uma grife que vai além do vestuário. São várias linhas de produtos, entre elas: acessórios, perfumes, moda infantil e peças esportivas.
Inclusive, a marca desenvolveu em parceria com a Adidas os uniformes da equipe do Reino Unido para as Olimpíadas de 2012. Mesmo após os jogos a collab entre as duas marcas continua, bem ao estilo Athleisure.
6. Pioneira da moda sustentável
Como já dissemos, a grife da estilista é muito comprometida com a ética e processos sustentáveis. Além de não usarem determinados materiais como pele e couro animal, ela se preocupa também em reduzir o impacto ambiental.
Sua relação com o mercado de luxo e práticas sustentáveis é profunda, já que a mesma defende os direitos dos animais e é vegana. Ela também influencia e inspira outras marcas e designers a seguir um caminho mais sustentável e ético na moda.
7. Influência cultural
Sua marca e suas ideias alcançam o mundo, o que a torna uma influenciadora global. Por esse motivo, em 2013 ela recebeu a “OBE” – Ordem do Império Britânico.
Uma honraria na Queen’s Birthday Honours List por conta de seus serviços prestados à indústria da moda. Isso mostra a dimensão e impacto de seu trabalho.
Mais do que uma estilista, que cria belíssimas coleções, Stella McCartney é uma voz influente na indústria da moda. Confira mais sobre moda, tendências e grandes grifes no Instagram do Passaporte Fashionista.