Ano Novo chinês e a moda
O dia 10 de fevereiro de 2024, sábado, foi um dia especial para as comunidades chinesas. De acordo com o calendário lunar, teve início o Ano do Dragão, por isso confira tudo sobre o Ano Novo chinês e a moda.
Mas, o que o Ano Novo chinês tem a ver com a moda? É que grandes grifes como Bottega Veneta, Louis Vuitton, Kate Spade já lançaram suas coleções inspiradas nas cores vermelho e dourado, para celebrar o novo ano.
O dragão, símbolo desse novo ano que acabou de iniciar, é considerado o animal mais poderoso e que traz boa sorte. Por isso, o ano promete dias de muita força, sorte e vitalidade.
As cores vermelho e dourado retratam bem essa força, energia e poder. Aliás, se você quer entender mais sobre as cores, temos um guia completo delas aqui no blog. Com toda certeza, muitas tendências e novidades estão por vir, e você poderá conferir de perto todas elas no Instagram do Passaporte Fashionista.
Mas, se quiser aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre tendências, estilo e mercado de luxo, confira aqui os cursos de moda do Passaporte Fashionista. Somos uma empresa especialista em cursos de moda para brasileiros, e nossa sede é em uma das principais capitais da moda, Paris!
Além dos cursos de moda em Paris, temos também cursos de moda italiana e fashion design em Milão. Para quem deseja aprender a desenhar seus próprios croquis, mesmo nunca tendo feito isso.
Um pouco sobre o Ano Novo chinês
Talvez você já tenha ouvido falar sobre esse tema, mas não entenda direito tudo o que ele representa para as comunidades chinesas. Ele é conhecido também por “Festival da Primavera” é a principal festividade do país.
Sua origem é muito antiga, cheia de lendas e tradições. Uma das mais conhecidas é a de que um monstro atacava as aldeias todo início de ano, e para afugentá-lo os moradores usavam fogos de artifício, lanternas e cores fortes como a vermelha.
Mas, atualmente as festividades são projetadas para atrair sorte, saúde e muita prosperidade no novo ano que se inicia. Entre as principais tradições estão a de limpar a casa, decorar casas e ruas com lanternas e papéis vermelhos, reunir toda a família para comer, fogos de artifícios e a dança do leão.
Essa festa é celebrada em países que têm populações chinesas como Singapura, Malásia, Indonésia, Tailândia, Vietnã, Filipinas e até em alguns lugares da América do Norte e Europa. Por isso sua importância vai além das comemorações, atingindo até a indústria da moda.
Ano Novo chinês e a moda
Muito além das comemorações e festividades, o Ano Novo chinês e a moda tem tudo a ver. Ele tem um impacto significativo na moda asiática e mundial.
Um evento cultural que influencia tendências de design, estratégias de marketing e lançamentos de novos produtos por grandes marcas. E é sobre isso que vamos falar neste artigo, um pouco sobre o que as marcas lançaram esse ano e em outros também.
1. Coleções temáticas:
Muitas grifes lançam pequenas coleções, conhecidas como coleções cápsulas, inspiradas no signo do zodíaco chinês vigente a cada ano. Neste ano, teremos o Dragão como fonte de inspiração para elas.
Mas, não são apenas roupas que são produzidas com desenhos e as cores tradicionais na festa. Calçados, acessórios e joias também fazem parte dos itens que são pensados para agradar quem se identifica com o Festival da Primavera.
2. Marketing bem planejado:
Após a criação dos produtos, é necessária uma estratégia bem elaborada de marketing para lançá-los no mercado. E para isso, celebridades e influenciadores de reconhecimento global ou do mercado asiático são escolhidos.
Isso aumenta a relevância, desejo e credibilidade dos produtos. Não que as próprias marcas já não o tenham, mas ver seu influenciador preferido usando uma coleção exclusiva, pode fazê-la esgotar em poucos dias.
3. Sustentabilidade na produção:
De nada adianta lançar coleções incríveis, se elas não estiverem na linha da sustentabilidade e consciência social. O mercado da moda tem dado cada vez mais destaque às grifes que prezam por processos “limpos” em suas produções.
Além disso, as marcas estão aproveitando as festas do Ano Novo chinês para destacar suas produções éticas e eco-friendly. Utilizando materiais mais sustentáveis e levando ao mundo todo a mensagem do consumo consciente.
Ano Novo chinês e grandes grifes
Que essa comemoração é super importante para as comunidades asiáticas você já entendeu. Então, confira agora as grifes que lançaram coleções cápsulas nas festividades de 2024 e em outros anos.
1. Dolce&Gabbana
Muito dourado e rendas compõem a coleção cápsula da Dolce&Gabbana. Com peças bem extravagantes, que são a cara da marca, essa coleção faz jus à elegância, vitalidade e força.
2. Gucci
Sem abrir mão de seus logos e fivelas icônicas, a grife também lançou peças exclusivas para comemorar o Ano Novo chinês. Blusas e lenços com detalhes de dragão, além de bolsas e acessórios na cor vermelha e dourada.
3. Burberry
A marca que tradicionalmente traz um xadrez refinado apostou na estampa com as cores bege e vermelho vibrante. Além disso, novos estilos de óculos de sol, nas cores que remetem à prosperidade e boa sorte para os chineses.
4. Ralph Lauren
Uma grife que é mundialmente conhecida por suas impecáveis gola pólo, trouxe peças incríveis para comemorar o Ano Novo chinês. Vermelho, azul e dragões fazem parte da coleção cápsula que celebra o Festival da Primavera.
5. Miu Miu
Polos, cardigan e bolsas icônicas da marca fazem parte das peças disponibilizadas em edição especial e limitada para comemorar as festividades chinesas. Com as cores predominantes da festa, prometem fazer sucesso entre as fashionistas.
6. Roger Vivier
Os calçados mais desejados do universo da moda também estão temáticos. A grife Roger Vivier trouxe sapatilhas ao estilo Ballerinas nas cores bege e vermelha, com detalhes em cristal.
7. Valentino
Para celebrar o Ano Novo chinês e a moda, a famosa maison redefine alguns de seus elementos clássicos. Sapatos e bolsas na cor vermelha que é marca registrada da grife, garantem muita prosperidade e boa sorte para esse ano.