Comprar em brechó: 7 dicas importantes
Para quem não abre mão de boas peças e gosta de peças mais exclusivas, com certeza gosta de comprar em brechó. Neste artigo te ajudaremos com 7 dicas importantes para você arrasar nas compras em brechó.
A origem dos brechós divide opiniões. Alguns dizem que eles surgiram após a guerra, em meados do século XIX, quando familiares que perderam seus parentes queridos passaram a vender suas roupas.
Mas também há a versão de que os brechós surgiram com os famosos “Mercados de Pulgas” em Paris, que nada mais eram do que bazares ao ar livre.
No Brasil, o brechó teve origem com um comerciante português chamado Belchior, também no século XIX. Essa loja de “segunda mão” estava no Rio de Janeiro e vendia roupas e outros objetos.
Se quiser saber mais sobre moda, tendências e mercado de luxo sugerimos que viva uma experiência incrível em Paris com o Passaporte Fashionista. Clique aqui e confira as datas e vagas disponíveis.
Nesse artigo falaremos sobre:
Vantagens de comprar em brechó:
Os brechós estão presentes em toda parte do mundo, e são uma excelente oportunidade de encontrar itens raros e exclusivos. Se você procura por peças que foram sucesso em determinada época, os brechós são ponto de partida!
Outra vantagem de comprar em brechó é o preço bem mais acessível que o praticado em outras lojas. Na grande maioria deles, as peças que estão à venda já passaram por uma criteriosa avaliação e estão em ótimo estado de conservação.
Se você é uma Fashionista que dá muito valor ao conceito de moda consciente e sustentável, precisa passar por um brechó. Além de encontrar peças lindas e atemporais, estará contribuindo com esse consumo sustentável e aumentando o “ciclo de uso” das peças!
Quer estimular sua criatividade quando o assunto é moda? Você conseguirá isso na prática dando uma volta por um brechó. Dê liberdade a sua imaginação, pense em combinações diferentes e ouse nas suas produções.
Além disso, um brechó é para todas as pessoas! Pessoas de todos os estilos, de todas os tipos de renda. Peças incríveis com valores especiais, tornando a moda super acessível a todos.
Aqui citamos algumas das inúmeras vantagens de se comprar em brechós, as peças de “segunda mão”. O mais legal é que hoje há na internet vários brechós virtuais, além de brechós especializados em itens específicos como camisetas, bolsas e até peças de marcas.
Se na sua cidade você não encontrou algum brechó físico que lhe agradasse, tente fazer compras online nessas lojas de segunda mão. Aproveite para garimpar bastante do conforto da sua casa!
7 dicas para arrasar nas compras em brechó:
1. Conheça seu estilo:
Essa é uma dica super importante e muita gente não leva a sério. De nada adianta ir a um lugar super legal, pagar barato em peças incríveis e depois não usar!
Conhecer seu estilo (ou seus estilos) é imprescindível para fazer boas compras. Sejam elas em brechós ou em qualquer outra loja.
2. Onde comprar:
Pesquise os brechós que existem em sua cidade, faça pesquisas na internet sobre a reputação deles. Vasculhe também as redes sociais, e defina em quais você irá pessoalmente.
Se não achar nada que lhe agrade, busque por brechós online que tenham peças que sejam a sua cara. E faça ótimas escolhas!
3. Paciência para garimpar:
Agora que você já sabe onde ir, tire um momento para visitar o brechó pessoalmente e garimpar.
Não adianta “dar uma passadinha”, as melhores compras em brechó são feitas com tempo e depois de muito garimpar as peças.
4. Conservação da peça:
Já escolheu as peças que fazem sentido para você? Então agora é hora de analisar a fundo cada uma delas.
Observe como está a conservação do tecido, se a peça tem todos os botões, se há algum rasgo ou mancha. E caso encontre alguma avaria, pergunte a atendente se há possibilidade de conserto, caso tenha interesse na peça.
5. Teste os zíperes:
Você já deu aquela primeira avaliada, está tudo certo, ótimo! Agora chegou a hora de testar o zíper. Isso porque, um botão ou uma costura é algo mais simples de resolver.
Já um zíper estragado poderá te dar problemas futuros. Em muitos casos é necessário uma grande reforma na peça para conseguir trocá-lo. Tenha atenção a esse item.
6. Provador:
Você olhou a etiqueta da peça e ela é exatamente o seu tamanho. Calma, vá até o provador e tire qualquer dúvida.
E mesmo que o tamanho dê certo, mesmo que tenha amado, prove! Quantas vezes ao provarmos uma peça não gostamos do caimento, modelo ou cumprimento. Não corra riscos de comprar e não usar depois, experimente!
7. Roupas de marca:
Não é porque a peça é super legal, de uma marca incrível, está com um preço atrativo que você TEM que levar.
O brechó é justamente a moda consciente, então nossas escolhas precisam ser também. Se tiver dúvidas em relação ao estilo da peça, melhor não levar. Pense em suas roupas e veja se fará sentido com o que já tem no guarda-roupas.
Gostou das nossas dicas para arrasar nas compras em brechó? Você tem esse costume de garimpar peças?
Em nosso Instagram você encontrará muitas inspirações de moda, tendências e dicas exclusivas de Paris. Confira!