Guia definitivo da meia-calça
Uma peça clássica que está presente no guarda-roupas das mulheres de todos os estilos. Das mais elegantes às criativas, confira agora nosso guia definitivo da meia-calça.
A meia-calça tem uma origem muito antiga, mas não da forma como é conhecida hoje. E também foi muito utilizada por homens antes de fazer parte do vestuário feminino.
Em diferentes períodos da história e em diversas culturas a meia-calça foi muito utilizada por homens e mulheres. A aparência moderna que conhecemos hoje, que tem uma função em sua maioria estética, não era a de séculos passados.
Os materiais mais utilizados atualmente são o nylon, o algodão e a lycra. E elas cobrem dos pés à cintura, podendo ser um modo de deixar o look mais confortável e quente ou apenas para deixá-lo mais elegante e esconder pequenas imperfeições das pernas.
Aqui no blog do Passaporte Fashionista temos outros guias definitivos, em que você poderá encontrar a história e as formas mais observadas das peças. Um exemplo é o guia definitivo da calça jeans, outra peça icônica e atemporal.
Em nosso Instagram você encontra diariamente dicas de estilo, novidades do mundo fashionista e também muita cultura e história da moda. Conteúdo sempre atualizado e relevante para quem ama esses temas e correlatos.
Mas, se deseja aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre esses assuntos, confira aqui o nosso calendário completo de cursos! São cursos de imagem, estilo e mercado de luxo em Paris e também cursos super especiais de moda italiana e fashion design em Milão.
Um pouco da história da meia-calça:
É impossível fazer um guia definitivo da meia-calça sem falar da sua história, de como surgiu e como chegou até a configuração atual que vemos hoje nas ruas, vitrines e passarelas. Por isso, vamos contextualizar esse item fashion.
No antigo Egito, foram descobertas tumbas em que havia tecidos recobrindo os pés das múmias. Já na Grécia e Roma Antiga os homens utilizavam meias de tecidos grossos ou couro para se protegerem do frio.
Já na Idade Média era muito comum os homens utilizarem calças bem apertadas, e as mulheres com meias que iam até o meio da coxa, e eram presas por ligas. Inicialmente elas eram fabricadas em tecido natural, o que depois passou a ser de materiais mais elásticos e quentes.
Entre os séculos 17 e 18 essas meias eram comuns no vestuário dos homens que moravam na Europa. Sendo feitas de materiais como seda e lã, designavam status social a quem as vestia.
Mas, na Era Moderna a meia-calça como vemos hoje é utilizada por muitas mulheres e alguns homens. Para eles, a meia traz conforto, estilo e uma forma genuína de expressão.
A meia-calça moderna:
Em nosso guia definitivo da meia-calça daremos maior enfoque a peça como é vista hoje. Entenda como ela foi se transformando até chegar no modelo atual.
Se até o século 19 elas eram mais funcionais e feitas de materiais naturais como a lã ou algodão, depois disso as coisas mudaram. No início do século seguinte, o vinte, as meias passaram a ser um item de luxo desejado por muitas mulheres, e produzidas com materiais nobres como a seda.
Mas, nos anos 30 surgiu um material que revolucionaria e seria capaz de popularizar as meias em todo o mundo, o nylon. Ele era mais barato, durável e fácil de ser fabricado, fazendo com em meados dos anos 1940 as meias de nylon fossem um sucesso mundial.
Em 1960, após a invenção de máquinas que pudessem fabricar uma peça grande, que cobrisse dos pés à cintura, foi que a meia-calça ganhou destaque. E junto a isso, as saias tornaram-se mais curtas, o que fez com que as meias-calças fizessem a combinação perfeita com elas.
Do trabalho a festas ou apresentações de dança a meia-calça é um item atemporal e que consegue transitar em todos os estilos. Aliás, se você ainda não sabe qual o seu estilo, confira essa matéria aqui do blog e descubra agora mesmo.
Tipos de meia-calça:
No mundo fashion, a meia-calça é um acessório versátil que pode complementar e até mesmo transformar uma produção. Alguns tipos são mais populares, cada um com suas próprias vantagens estéticas e práticas.
Conheça agora os tipos mais comuns de meia-calça. E nos conte qual você mais utiliza.
1. Opacas:
São perfeitas para climas mais frios, já que são produzidas com mais fios e por isso são densas e opacas. Tem além da função de proteger contra as baixas temperaturas, a de deixar o look mais confortável por não deixar a pele à mostra.
Mas, geralmente são encontradas em tons escuros como o preto e marrom.
2. Transparentes:
Os tipos de meias-calças mais comuns no mercado. São feitas com materiais leves e translúcidos e muito utilizadas em eventos formais e ambiente corporativo.
Elas são feitas para serem quase invisíveis, mas dão às pernas uma aparência mais suave e uniforme. “Escondendo” aquelas imperfeições indesejadas.
3. Coloridas:
As meias calças coloridas são uma tendência forte para o inverno 2023. Várias grifes e marcas já aderiram a elas em suas coleções.
Mas, antes dela ser tendência, as mulheres com estilo criativo já a utilizavam muito. Elas são usadas para complementar o visual ou dar um toque de cor à produção.
4. Arrastão:
Esse tipo de meia-calça foi muito usada nos anos 1920 e hoje é vista em produções de pessoas com estilo mais dramático ou sexy. Também são utilizadas em apresentações de danças e em algumas fantasias de época, geralmente na cor preta.
5. Texturizadas:
Assim como a meia arrastão, esse tipo de meia calça também apresenta texturas. Mas, nesse caso, podem ser vários tipos de padrões.
Xadrez pequeno ou grande, bolinhas, pequenos desenhos, listras. Esse tipo é muito interessante para quem deseja adicionar um elemento de destaque no look sem que fique muito presente.