Tom Ford, uma trajetória de sucesso
Criatividade e talento não faltam na história desse designer fashion respeitadíssimo. Neste artigo falaremos de Tom Ford, uma trajetória de sucesso.
Antes de criar sua própria marca, que carrega seu nome, Tom Ford atuou em grandes maisons como a Gucci e YSL. O americano nascido no Texas viu sua carreira no mundo da moda decolar quando se mudou para a Itália, nos anos 90.
A Itália é um celeiro de grandes marcas e estilistas, e Tom soube aproveitar as oportunidades que teve no país para se desenvolver cada vez mais. Conheça um pouco mais sobre a sua história antes e depois de estar em uma das capitais mundiais da moda.
Mas, se você deseja ampliar seus conhecimentos sobre moda, tendências, cultura e design, sugerimos que conheça os cursos de moda do Passaporte Fashionista. Inclusive, temos um artigo aqui no blog sobre qual o melhor lugar da Europa para fazer esse tipo de curso.
Somos uma empresa francesa especializada em cursos para brasileiros. Aulas teóricas e práticas, masterclasses em grifes renomadas e muito networking.
As turmas para 2024 já estão com as inscrições abertas. Confira aqui os cursos ministrados em Paris e também os que serão ministrados em Milão.
Tom Ford, uma trajetória de sucesso:
Nascido em 1961, em Austin, no Texas, mudou-se aos 16 anos para Nova York em busca de oportunidades. Estudou na Parsons School of Design, onde se formou em arquitetura, mas já sentia que sua paixão era a moda.
Isso porque, seu primeiro emprego foi como assistente de design de Cathy Hardwick. E não parou por aí, sua experiência na área foi aumentando cada vez mais, com outros designers.
Mas, como já dissemos, foi em 1990 que sua jornada profissional teve uma reviravolta. Em meio a uma crise financeira na Gucci, Tom Ford foi contratado pela grife para atuar com as criações femininas.
Quatro anos depois, em 1994, ele foi promovido a diretor criativo da marca, ocupando a posição por dez anos, até 2004. Durante esse tempo na Gucci, Tom conseguiu reverter a situação financeira da marca, passando de uma crise financeira a uma das mais lucrativas do mundo fashion.
Suas primeiras coleções como diretor criativo foram marcadas por uma estética de que o que vestimos deve nos fazer sentir poderosos. Mas sempre por trás de suas peças muito bem feitas, havia a ideia de espontaneidade, de pouco esforço para se estar bem vestido.
Tom Ford na (Yves) Saint Laurent:
Em 1999, Tom Ford tornou-se também diretor criativo da Yves Saint Laurent (YSL), que atualmente é chamada Saint Laurent. Pois foi neste ano que a Gucci comprou a marca, e ficou no cargo até 2004.
Na YSL foi também responsável pela revitalização e modernização da marca. E assim como fez com a Gucci, elevou a marca a níveis de desejo mundial pelos fashionistas.
Mas, nesta grife, seu toque ousado fez com ela se voltasse para uma estética mais sexy e jovial. Sempre com muita qualidade, sofisticação e elegância.
Tom Ford com sua marca própria:
Após fazer sucesso com as duas grifes anteriormente citadas, e passando anos ocupando o cargo de diretor criativo, Tom Ford decide por ter sua própria marca. Assim, em 2006 ele lançou a grife que leva seu nome “Tom Ford”.
Uma marca de muito sucesso que integra o mercado de luxo com uma enorme gama de produtos. Roupas, acessórios, fragrâncias e até óculos.
De fato, Tom Ford tem uma trajetória de sucesso e suas coleções apresentam características distintas. Elegância e sofisticação atrelados a um toque de extravagância.
Características marcantes das coleções de Tom Ford:
- Atemporalidade: peças elegantes, clássicas e atemporais. Com uma alfaiataria impecável, vai ao encontro da estética da beleza sem esforço.
- Luxuosas: especialmente nas criações femininas podemos observar muito luxo e encantamento. Rendas, transparências e bordados fazem parte das coleções cheias de sofisticação e glamour.
- Extravagantes: se para as mulheres o luxo reina, nas coleções masculinas o que não falta são detalhes que as tornem extravagantes. Jaquetas de veludo colorido e coletes de cetim fazem parte das suas criações.
- Sensualidade: mesmo prezando pelo “belo sem esforço” é comum encontrar nas coleções do estilista roupas que acentuam as formas dos corpos femininos. Mulheres fortes e confiantes com roupas bem cortadas e saltos altíssimos.
- Modernidade: mais uma vez os homens merecem destaque com Ford. Ele aborda a alfaiataria de forma refinada e moderna, em tons mais neutros, sem deixar de lado a modernidade que o mundo fashion exige.
E então, gostou de conhecer mais sobre Tom Ford, uma trajetória de sucesso desse grande estilista? Ele apresenta uma capacidade de mesclar o clássico ao moderno de forma coerente e elegante.
Para acompanhar dicas de moda, tendência, estilo e curiosidades sobre as marcas e estilistas, acompanhe também o Instagram do Passaporte Fashionista.