5 Estilistas famosos e seus croquis

Quando assistimos aos desfiles de moda, especialmente os de estilistas famosos, ficamos deslumbrados com as criações apresentadas, não é mesmo?

E mais incrível ainda é como essas coleções e peças apresentadas são incorporadas ao nosso dia a dia. De uma forma mais “leve e usual” as tendências desfiladas acabam chegando até nós, e influenciam muito nossas escolhas.

Mas você já parou para pensar sobre o estilo de alguns dos estilistas mais famosos do mundo da moda? E de como eles tornaram esse estilo tão presente em suas marcas a ponto de reconhecermos apenas por pequenos detalhes ou pela modelagem?

E como começa todo esse processo de criação das peças para os grandes desfiles?

Antes de qualquer peça pronta (antes mesmo da peça piloto), o primeiro passo para o sucesso de uma coleção está nos croquis de moda. 

Se desenhar sempre foi seu sonho e não sabe por onde começar, ou se você já atua no segmento de moda mas quer aprimorar seus croquis, não deixe de conferir o curso online do Passaporte Fashionista “Design de moda: do zero ao croqui”.

E sobre isso, você saberia reconhecer os estilistas mais famosos da alta costura apenas pelo estilo do croqui?

Selecionamos alguns estilistas consagrados, para falar sobre as suas histórias e é claro, sobre as características mais marcantes dos seus croquis. Depois queremos saber qual o seu preferido.

  1. Armani
  2. Chanel
  3. Christian Dior
  4. Valentino
  5. Yves Saint Laurent

1. Croquis de ARMANI:

Fundada em meados de 1974 pelo conceituado estilista italiano Giorgio Armani, a marca é conhecida internacionalmente por seu luxo e sofisticação.

Suas peças de alfaiataria com cortes impecáveis são sinônimo de elegância e poder, estando presentes nos grandes eventos de gala.

Giorgio Armani iniciou sua trajetória produzindo peças masculinas, mas tempos depois já estava lançando também uma linha de roupas femininas.

Se engana quem pensa que Giorgio Armani “já nasceu estilista”. Antes de entrar para o mundo da moda, ele já foi do exército italiano e por dois anos estudou medicina. 

Giorgio Armani em seu ateliê, 1979. Foto: Divulgação

Quer aprender a desenhar croquis de moda, saindo do absoluto zero?

Então conheça o curso online do Passaporte Fashionista “Design de moda: do zero ao croqui”. Todos são capazes de desenhar, basta conhecer a técnica certa!

Como dissemos, a marca registrada da Armani é uma alfaiataria impecável, em especial os blazers. Apresenta estilo minimalista e sofisticado em suas peças.

Em 2016, assinou os croquis dos atletas da Seleção Italiana para as Olimpíadas que aconteceram no Rio de Janeiro.

2. Croquis de Chanel: 

Outra marca de luxo que, mesmo tendo sido fundada nos anos 20, se mantém super atual é a Chanel. Fundada pela estilista francesa Coco Chanel (cujo nome verdadeiro é Gabrielle Chanel), a marca é sinônimo de simplicidade, conforto e sofisticação.

Coco Chanel defendia que requinte e classe não tinham a ver com dinheiro e sim com estilo. Por isso é tão importante cuidarmos da nossa imagem pessoal e estilo.

Seu contato com a costura teve início ainda na adolescência, quando foi morar num internato católico, após ficar órfã de mãe. E mesmo com o sonho de ser cantora e se apresentando na noite francesa (o que lhe rendeu o apelido de Coco), ela começou sua trajetória na moda com uma loja de chapéus.

E seu estilo cheio de simplicidade, elegância mas sempre muito refinado conquistou as mulheres de toda a França. Com o tempo, o negócio foi se expandindo e Coco passou a criar também roupas femininas.

Coco Chanel. Foto: Apic/Getty Images

Ela sempre defendeu que as mulheres precisavam de roupas mais leves e práticas, para terem liberdade de serem e fazerem o que quisessem. Por isso suas criações apresentavam linhas retas, modelagens mais soltas e até mesmo calças! 

Atualmente, o império da Chanel tem peças atemporais e refinadas entre seus produtos.

Croqui de Coco Chanel. Foto: Divulgação

Entre eles o perfume Chanel n° 5 (o mais vendido no mundo), os inconfundíveis tailleurs de tweed, os clássicos sapatos bicolores de bico redondo, bolsas que são símbolo de luxo e uma linha de produtos de beleza.

3. Croquis de Christian Dior:

O renomado estilista francês destacou-se após a Segunda Guerra Mundial, nos anos 50. Enquanto tudo ao seu redor era praticidade e simplicidade, Christian Dior veio trazer de volta a feminilidade das mulheres.

Christian Dior e seu croqui. Foto: Divulgação

Dior teve uma de suas coleções (talvez a mais icônica) batizada pela editora da Harper’s Bazaar, Carmel Snow, de “New Look”. Isso porque trazia saias amplas até os tornozelos e cinturas bem marcadas, algo bem diferente dos uniformes militares da guerra. Era tudo o que se precisava naquele pós guerra, leveza e delicadeza.

Dior tinha como lema vestir as mulheres com elegância e de forma a exaltar suas curvas, e segue assim até hoje.

Mesmo após o falecimento de seu fundador Christian em 1957, o império da Dior segue mais poderoso do que nunca. São roupas, sapatos, bolsas, meias, echarpes, acessórios, cosméticos e maquiagens. Uma marca que é sinônimo de luxo e bom gosto!

4. Croquis de Valentino:

Fundada pelo estilista italiano Valentino Garavani, a marca está também entre as mais luxuosas do mundo da moda.

Foto: Divulgação

Ao contrário de alguns estilistas famosos, Valentino sempre teve grande interesse e paixão por desenhos de moda. Por volta dos anos 60 abriu em Roma seu primeiro estúdio e desfilou sua primeira coleção três anos depois. 

Com o sucesso de sua primeira coleção, seguiu ganhando fama e notoriedade em todo o mundo com suas peças super femininas e glamurosas.

Em 1967, o icônico “V”, que até hoje é marca registrada da Valentino, apareceu pela primeira vez em uma coleção, e se tornou febre entre os mais fashionistas.

No ano de 2008, em um desfile em Paris, Valentino anuncia o fim de suas atividades no mundo da moda, mas apresenta seus sucessores: Maria Grazia Chiuri e Pierpaolo Piccioli. Independente de seu criador estar a frente ou não, a Valentino segue sendo uma das marcas mais respeitadas do mundo da moda.

5. Croquis de Yves Saint Laurent: 

O renomado estilista francês Yves Saint Laurent, que dá nome a sua marca, é considerado um dos maiores designers de moda do século XX. Sua marca é tão forte que apenas por suas iniciais YSL, a marca pode ser reconhecida.

YSL e seu croqui. Foto: Divulgação

Seu interesse pela costura e criação de peças se deu ainda quando criança, tanto que aos 17 anos saiu de casa para trabalhar com ninguém menos que Christian Dior. E após alguns anos criou sua própria marca.

Yves Saint Laurent foi mostrando ao mundo todo sua criatividade e sofisticação. Em 1966 a marca popularizou o Prêt-à-porter (que traduzido significa, “pronta para usar/vestir”) possibilitando que peças de bom gosto e bem cortadas fossem vendidas a preços mais acessíveis.

Croquis de Yves Saint Laurent. Foto: Divulgação

Após ter lançado mais de 50 coleções no mundo da alta costura, Yves Saint Laurent anunciou que não estaria mais à frente da marca. Em 2008, foi anunciado que a marca Yves Saint Laurent passaria agora a se chamar Saint Laurent Paris.


Em 2022, é comemorado os 60 dessa marca incrível. E em Paris há vários museus e exposições para comemorar essa data tão especial. Se vier à cidade até meados de setembro de 2022 não deixe de aproveitar e conferir.
E é claro, se ainda não nos segue no Instagram, não perca mais tempo e fique por dentro de todas as novidades do mundo da moda, dos grandes estilistas, mercado de luxo e é claro, dicas incríveis de Paris.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

E-book gratuito
GUIA DEFINITIVO: Como descobrir o seu estilo e transmitir a imagem que deseja!
Overlay Image
E-book gratuitoGUIA DEFINITIVO: Como descobrir o seu estilo e transmitir a imagem que deseja!
Overlay Image