CALÇA JEANS: um guia completo e definitivo

O JEANS é um clássico no guarda-roupas de qualquer pessoa no mundo. E por esse motivo trouxemos um guia completo e definitivo das CALÇAS JEANS. 

Será que você conhece todos os modelos que vamos falar? Quais dessas modelagens você mais gosta de vestir e qual delas prefere passar longe?

Mas antes de falarmos de cada uma delas, vamos à algumas curiosidades sobre o JEANS.

  1. Chamamos de JEANS a peça já pronta para uso, o tecido que é usado para sua fabricação é o DENIN, que pode ser tingido de várias cores. 
  2. Usadas por homens desde meados de 1880, o jeans só foi inserido no guarda-roupas feminino por volta de 1940! 
  3. Quem iniciou essa “revolução jeans” para as mulheres foi a incrível Iris Apfel.
  4. O pioneiro na utilização do Denin para fabricar as peças foi Levi Strauss, o fundador da famosa LEVI’S.
  5. Já o primeiro desfile “all jeans” foi protagonizado pela renomada marca Calvin Klein.

Agora que você já conhece um pouco mais da história do jeans, vamos às principais modelagens de calças! 

  1. Calça Skinny
  2. Calça Boyfriend
  3. Calça Flare
  4. Calça Reta
  5. Calça Slouchy
  6. Calça Wide Leg
  7. Calça Clochard
  8. Calça Mom
  9. Calça Boot Cut
  10. Calça Pantacourt
  11. Calça Jogger

1. Skinny: 

Esse modelo fez muito sucesso nos anos 2000, especialmente se viesse acompanhado de uma cintura baixa! Mas com o passar do tempo foi perdendo o posto de queridinha entre as mulheres.

Atualmente vemos modelagens mais amplas e retas, mas é claro, que sempre haverá espaço para a skinny.

A calça skinny tem uma modelagem bem justa, desde a cintura até os tornozelos. Por acentuar bastante as curvas é super utilizada por mulheres do estilo sexy.

Mas não se engane, mesmo podendo deixar o look mais sexy, a calça skinny pode compor um visual super casual se utilizada com camiseta e tênis. Se quiser transformar o look, utilize-a com o combo “blusa de tecido nobre + salto alto”, não tem como errar!

Além disso, é talvez uma das modelagens mais fáceis para se usar com botas. Já que ficam bem justas no corpo, fica bem com botas de cano médio até as mais longas.

2. Boyfriend:

O próprio nome já diz, é a “calça do namorado”. Isso porque, no geral as calças masculinas costuma ser mais largas, o que torna o visual mais despojado.

Esse tipo de calça é perfeita para quem busca algo prático e confortável. Mas cuidado para não escolher um modelo largo demais, e acabar dando muito volume ao corpo. 

Assim com a skinny, uma calça boyfriend consegue compor um look bem casual quando usado com camisetas e rasteiras. Mas imprime um visual mais elegante quando utilizada com uma blusa mais ajustada e um bom salto alto.

3. Flare:

Se você viveu os anos 70, ou adora e conhece bem os detalhes dessa época vai se lembrar da famosa “calça boca de sino”. O modelo que foi sucesso absoluto para todos que adoravam dançar nas discotecas é ainda hoje sucesso entre as fashionista.

Ter uma calça flare é sinônimo de classe e elegância. Isso porque, apresenta modelagem mais justa ao corpo da cintura até os joelhos e depois segue mais aberta até os pés.

Mulheres que tem um quadril mais largo e querem equilibrar a silhueta devem apostar nesse modelo. Já que a abertura perto dos pés gera esse visual equilibrado.

Para um visual mais alongado, opte por modelos de cintura alta e em tons escuros. Se combinada com uma camisa, blazer e salto alto, teremos um visual super elegante e refinado. 

4. Reta:

Se calça jeans é um clássico, a calça reta é a número um dentre todos os modelos! Uma modelagem reta é clássica e atemporal. 

Pode ser usada tanto no ambiente de trabalho quanto para ocasiões mais despojadas. Já que esse modelo segue reto desde o quadril até os tornozelos.

Uma peça que fica bem em todos os tipos de corpos, sendo geralmente de cintura alta. É o tipo de investimento que vale a pena, já que nunca sairá de moda. Se tiver que optar por um modelo “eterno”, que seja um jeans reto.

5. Slouchy:

Em sua tradução livre, a palavra slouchy significa “desleixado”. Mas não podemos dizer que esse modelo segue a tradução ao pé da letra.

Essa calça apresenta cintura alta e modelagem mais solta. Mas no tornozelo é bem ajustada, causando um visual mais volumoso nas pernas como um todo.

É comumente vista em produções que pretendem dar um toque diferenciado ao básico “jeans + camiseta”, trazendo assim muito estilo e personalidade ao look. 

6. Wide leg:

Talvez você já a tenha confundido com a flare num primeiro momento. Mas não se engane, a wide leg apresenta essa modelagem mais ampla desde o quadril. 

Tem a cintura mais marcada, e dá um visual bem retrô ao look. É uma tendência forte nos últimos anos, sendo observada desde editoriais de moda às influenciadoras e famosas. 

Se você está buscando uma calça para atualizar seus looks, a wide leg com certeza é a escolha perfeita. 

7. Clochard:

Esse modelo é visto desde o jeans branco até o mais escuro. Apresenta uma modelagem mais solta, mas sempre com uma amarração no cós, seja por faixa ou cinto. 

Como é mais solta nas pernas, se quiser adicionar um toque de estilo à essa calça, tente dobrar as barras. Usar uma calça clochard é ter a certeza de estar com um visual elegante e cool ao mesmo tempo. 

8. Mom: 

Mais um modelo super querido nos últimos anos. Sucesso nos anos 80 essa modelagem permite grande conforto e mobilidade, já que é mais soltinha na região das coxas. 

Essa modelagem é inspirada nas calças que as mães dos anos 80 utilizavam (por isso seu nome, mom). Apresenta além do visual mais solto nas pernas e afunilado nos tornozelos, cintura de cós alto.

Se quiser um visual fashionista usando essa modelagem clássica, que tal apostar no combo: muscle tee, mom jeans e mocassim? Com certeza uma ótima opção.

9. Boot cut:

Esse modelo de jeans é bastante utilizado com botas, como sugere o seu nome. Ela assim como a flare é uma ótima opção para mulheres que tem quadril largo, por deixar o visual bem equilibrado. 

A diferença entre a boot cut e a flare é que a primeira tem a boca um pouco menos aberta. O que faz com que sua barra não arraste no chão e o sapato fique um pouco à mostra.

Uma ótima escolha para todos os biotipos, essa calça é também um clássico quando falamos de jeans. Combina muito bem com camisas jeans, cropeds e também camisetas. 

10. Pantacourt: 

Ao que tudo indica, essa modelagem de calça surgiu com a aristocracia europeia, nos anos 20. É uma calça muito confortável, já que apresenta modelagem ampla, cintura alta e seu comprimento vai até o meio da panturrilha.

Super confortável, moderna e versátil, a pantacourt só não é tão democrática assim. Amada por muitas e odiada por outras tantas!

Seu comprimento no meio da canela pode deixar o visual achatado. Todos os tipos de corpos podem (e devem) usar essa calça, mas muitas mulheres (geralmente as de menor estatura) não se sentem tão confortáveis para fazer uso dessa modelagem.

Se quiser ousar e usar, opte por usar uma camisa e sandálias de salto bloco nos pés para deixar o visual mais moderno. O que acha dessa modelagem?

11. Jogger:

Outra modelagem super confortável, que foi muito utilizada durante a pandemia para compor um look “comfy”. A calça jogger tem elásticos na cintura e também nos tornozelos. 

Ela é bem comum em tecidos como o moletom e moletinho, mas temos várias opções jeans também. 

Mesmo essa calça tendo uma pegada mais esportiva é possível compor looks mais elegantes. Você pode usar uma terceira peça de alfaiataria, aliada a um salto alto. 


E então fashionista, gostou do nosso guia da calça jeans?

Qual desses modelos você mais gosta de usar? E qual deles você adoraria compor um look?

Não se esqueça de nos seguir no Instagram para estar sempre por dentro das tendências de moda, estilo, mercado de luxo e é claro, dicas exclusivas de Paris.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

E-book gratuito
GUIA DEFINITIVO: Como descobrir o seu estilo e transmitir a imagem que deseja!
Overlay Image
E-book gratuitoGUIA DEFINITIVO: Como descobrir o seu estilo e transmitir a imagem que deseja!
Overlay Image