Dicionário Fashion
Se você ama moda, acompanha desfiles, tendências e adora explorar o seu estilo pessoal, é essencial conhecer o vocabulário que domina esse universo. Trouxemos um pequeno dicionário fashion para que você possa entender melhor os termos indispensáveis desse universo.

Dessa forma, o dicionário fashion é uma ferramenta indispensável para quem deseja se comunicar com propriedade, entender melhor os conteúdos especializados e, claro, se aprofundar nas discussões que movimentam o cenário fashion global. Ao longo deste artigo, você vai encontrar os principais termos usados por estilistas, jornalistas de moda, consultores de imagem e fashionistas antenados.
Prepare-se para mergulhar em uma verdadeira imersão linguística e estilística. E se quiser conhecer outros termos, deixe nos comentários que deseja ver uma parte 2 desse conteúdo.
Mas, para quem deseja se aprofundar ainda mais nos termos, e ir a fundo nas origens das marcas, modelagens e aprender mais sobre moda de forma geral, os cursos de moda do Passaporte Fashionista são perfeitos. As aulas são presenciais e acontecem nas principais capitais mundiais da moda.
Todos os cursos podem ser feitos por pessoas que amam moda e também queiram aprender muito sobre o assunto em pouco tempo. Por isso, não há pré-requisito para cursá-los.
Em Paris são oferecidos três cursos de moda, sendo dois deles profissionalizantes, para quem já atua no segmento ou deseja fazer uma transição de carreira sólida. São eles: o curso de Estilo, Tendências e Mercado de Luxo, o curso profissionalizante de Coolhunting e Pesquisa de Tendências e o curso profissionalizante de Consultoria de Imagem/Personal Stylist.
Mas, há também outras duas opções para quem sonha em estudar na Itália. O curso de Moda Italiana e Fashion Design em Milão, e também o curso de Moda e Mercado de Luxo em Florença.
A seguir, veja os termos selecionados que não podem faltar no seu repertório fashionista. Já que ter conhecimento de um dicionário fashion pode ser um diferencial na sua carreira.
Conteúdo da Página
- Dicionário Fashion, termos indispensáveis para quem ama moda
- 1. Alta-Costura (Haute Couture)
- 2. Coleção Cápsula
- 3. Consultoria de Imagem
- 4. Couro Vegetal
- 5. Dress Code
- 6. Estilos Universais
- 7. Fashion Week (Semana de Moda)
- 8. Genderless
- 9. Minimalismo
- 10. Oversized
- 11. Pret-à-Porter (Pronto para usar)
- 12. Quiet Luxury
- 13. Slingback
- 14. Slow Fashion
- 15. Statement Piece (Peça de Impacto)
Dicionário Fashion, termos indispensáveis para quem ama moda
1. Alta-Costura (Haute Couture)
Termo francês que se refere à moda de luxo feita sob medida. Criado e regulamentado pela Câmara Sindical da Alta-Costura de Paris, envolve processos artesanais minuciosos, tecidos exclusivos e um nível de acabamento impecável.
Mas, apesar de grandes grifes estarem nesse segmento, os critérios para fazer parte desse seleto grupo são muitos. A alta-costura é símbolo máximo de sofisticação, tradição e criatividade.
2. Coleção Cápsula
Como o próprio nome sugere, é uma mini coleção com peças limitadas. Coleções cápsulas são pensadas para ser versáteis e complementares de outras peças.
Assim, investir nessas peças é ideal para quem quer um guarda-roupa funcional, ou também chamado de armário cápsula. As coleções cápsula são comuns em colaborações entre marcas e estilistas ou celebridades.
3. Consultoria de Imagem
A consultoria de imagem é um serviço profissional que tem como objetivo alinhar a aparência de uma pessoa com sua identidade, objetivos e estilo de vida. Vai muito além da escolha de roupas: envolve cores, proporções, estilo pessoal, comportamento e até comunicação não-verbal.
Mas, os consultores de imagem vão além da aparência. Eles ajudam seus clientes (que podem ser pessoas ou marcas) a se sentirem mais confiantes, valorizando seus pontos fortes e criando uma imagem coerente com sua trajetória pessoal e/ou profissional.
4. Couro Vegetal
Outro termo relevante no dicionário fashion é o couro vegetal, que vem ganhando notoriedade nos últimos anos. Ele é uma alternativa sustentável ao couro animal, produzido a partir de matérias-primas como folhas de abacaxi, maçã, cacto ou outros resíduos orgânicos.
Mas, além de sua vertente ecológica e sustentável, o couro vegetal também se destaca pelo acabamento, resistência e versatilidade, sendo utilizado em calçados, bolsas, jaquetas e até peças de alta-costura. Sua presença crescente mostra como inovação e responsabilidade podem caminhar juntas na indústria da moda.
5. Dress Code
Em sua tradução livre, significa “código de vestimenta”. Isso, são regras de vestimenta que determinam o que é adequado usar em determinados ambientes ou ocasiões.
Mas, essas regras podem ser utilizadas para qualquer estilo de evento, em ocasiões formais, casuais, ambiente de negócios, entre outros. Saber interpretar um dress code é essencial para transmitir a imagem correta e adequada.
6. Estilos Universais
Um assunto muito abordado aqui no blog são os estilos universais. Que nada mais é do que sete categorias que ajudam a identificar a maneira como uma pessoa se veste, refletindo sua personalidade e preferências.
São eles: tradicional, elegante, esportivo, criativo, sensual, romântico e dramático. Essa classificação é amplamente utilizada na consultoria de imagem como uma ferramenta para descobrir o estilo predominante e criar um guarda-roupa coerente e funcional.
Mas, compreender os estilos universais permite que você tome decisões mais conscientes na hora de comprar, vestir e combinar peças. Além de facilitar a construção de uma imagem pessoal mais alinhada com seus objetivos e desejos.
7. Fashion Week (Semana de Moda)
Um termo amplamente utilizado e conhecido dos fashionistas. As “Fashion Weeks” são eventos que acontecem nas principais capitais da moda — como Paris, Milão, Londres e Nova York. Apesar de serem chamadas de Semanas de Moda, esse eventos acontecem em um período maior.
Mas, além de ser uma grande vitrine para as grandes grifes internacionais mostrarem suas coleções, são as Fashion Weeks que ditam as tendências das próximas temporadas. Cada Fashion Week apresenta coleções de designers renomados e é um termômetro do que estará em alta.
8. Genderless
Talvez um dos termos menos conhecidos e que não poderia faltar em nosso dicionário fashion. Isso porque, gernderless se refere à moda sem gênero. As peças sem gênero ou então agênero podem ser usadas por qualquer pessoa, independentemente da identidade de gênero, e promovem inclusão e liberdade de expressão através do vestir.
9. Minimalismo
Um estilo que valoriza a simplicidade, peças com formas limpas e cores neutras. O minimalismo foca na qualidade das peças, na atemporalidade e na ausência de excessos.
Mas, apesar de essa estética ser muito valorizada na moda contemporânea, há também as pessoas que se vestem de forma oposta. Um estilo maximalista é cheio de cores, formas diferentes, texturas, ousadia e muita criatividade.
10. Oversized
A tendência oversized se refere a roupas propositalmente largas, com modelagens amplas e proporções exageradas. Camisetas, casacos, blazers e calças oversized são peças que trazem conforto, atitude e um ar contemporâneo ao look.
Mas, embora muitas vezes elas sejam associadas ao streetwear, essa estética tem se sofisticado com tecidos nobres e combinações elegantes. O visual oversized permite brincar com volumes e silhuetas, sendo ideal para quem deseja unir conforto e estilo de forma ousada.
11. Pret-à-Porter (Pronto para usar)
Diferente da alta-costura, o prêt-à-porter é a moda produzida em escala industrial, mas ainda com forte valor criativo e design apurado. São roupas vendidas em lojas e boutiques, com numeração padrão e pronta entrega.
12. Quiet Luxury
Quanto falamos em quiet luxury (ou “luxo silencioso”) estamos nos referindo a um estilo discreto, refinado e sem ostentação. São peças com cortes perfeitos, tecidos nobres, paletas sóbrias e ausência de logos aparentes.
Mas, a tendência ou estilo quiet luxury transmite sofisticação por meio de simplicidade, e tem ganhado popularidade entre quem busca elegância atemporal, longe das tendências passageiras. Ele transmite segurança, bom gosto e discrição, tudo o que a moda contemporânea tem valorizado.
13. Slingback
Um modelo de calçado que deu o que falar nas últimas temporadas, e segue sendo tendência é o slingback. Esse calçado feminino é caracterizado por uma tira traseira que envolve o calcanhar, deixando-o parcialmente à mostra.
Mas, apesar de ser um sapato clássico, já que foi eternizado por Chanel nos anos 50, o slingback é super elegante e versátil. Ideal para ambientes formais ou produções sofisticadas, podendo ser de salto alto ou baixo, o slingback é perfeito para quem deseja adicionar um toque vintage e feminino ao visual sem abrir mão do conforto.
14. Slow Fashion
Mais do que um estilo, o Slow Fashion é um movimento que se contrapõe ao consumo acelerado da moda fast fashion. Ele propõe uma moda mais consciente, com peças produzidas de forma ética, sustentável e em menor escala.
Mas, o grande objetivo desse movimento é incentivar compras mais responsáveis e duradouras, respeitando o meio ambiente, os profissionais envolvidos na produção e o consumidor final. Dessa forma, a adoção do slow fashion está cada vez mais presente entre marcas independentes e consumidores engajados, que buscam um novo modelo de relacionamento com o vestir: mais respeito, mais qualidade e menos desperdício.
15. Statement Piece (Peça de Impacto)
Qualquer peça “diferentona”, que se destaca no look por sua cor, forma, estampa ou conceito pode ser chamada de statement. A tendência mais recente nesse sentido foi a dos cintos statement, que inclusive trouxemos aqui no blog do Passaporte Fashionista.
Mas, pode ser também um casaco vibrante, um sapato inusitado ou um acessório diferenciado. Uma peça statement eleva qualquer visual básico a outro nível.
No Dicionário Fashion, cada termo traz uma nova perspectiva sobre como nos conectamos com a moda. Seja por meio de conceitos ou por tendências, o importante é entender que a moda é linguagem, expressão e atitude.
Assim, ele se torna uma ferramenta essencial para quem busca se aprofundar no universo fashion de forma consistente e atualizada. Já que conhecer os principais termos amplia seu repertório e permite uma leitura mais crítica e refinada das tendências, coleções e movimentos que moldam a moda contemporânea.
Mas, ao adotar esse vocabulário no dia a dia, você também reforça sua autoridade como consultora de imagem, estudante de moda ou entusiasta do estilo. Afinal, saber se comunicar com clareza e domínio é parte fundamental do processo de se destacar em um setor dinâmico e criativo como o da moda.
E para ampliar ainda mais seu repertório, o Passaporte Fashionista oferece cursos de moda presenciais, pois acreditamos que a educação é a forma mais preciosa de transformação. Se você ama moda, siga também o Instagram do Passaporte Fashionista para acompanhar diariamente todas as novidades do mundo da moda.






