5 dicas para montar seu armário cápsula
O conceito de armário cápsula tem ganhado cada vez mais espaço entre pessoas que buscam praticidade, funcionalidade e sustentabilidade na hora de se vestir. Trouxemos 5 dicas para montar seu armário cápsula e facilitar o seu dia a dia.

De forma geral, a ideia é simples: criar um guarda-roupa compacto com peças versáteis que combinam entre si, permitindo compor diferentes looks sem a necessidade de acumular roupas. Além de economizar tempo e dinheiro, um armário cápsula ajuda a construir um estilo mais consciente e alinhado com sua personalidade.
Em um momento em que muitas pessoas estão aderindo a um estilo minimalista, um armário mais compacto vai ao encontro dessa ideia. Além disso, o movimento slow fashion tem ganhado cada vez mais força entre os fashionistas.
Mas, se você deseja se aprofundar ainda mais nesses assuntos, os cursos de moda do Passaporte Fashionista são perfeitos. Confira aqui o calendário completo dos cursos, as aulas acontecem em duas das principais capitais mundiais da moda.
Entenda mais sobre Estilo, Tendências e Mercado de Luxo em Paris. Ou se preferir, aprenda a desenhar seus próprios croquis no curso de Moda Italiana e Fashion Design em Milão.
Além deles temos também dois cursos profissionalizantes para quem deseja se destacar na indústria fashion. São eles, o curso de Coolhunting e Pesquisa de Tendências e também o curso de Consultoria de Imagem/Personal Stylist.
5 dicas para montar seu armário cápsula
Para muitas pessoas, ter poucas peças no guarda-roupas pode ser um grande desafio. Mas, com nossas 5 dicas para montar seu armário cápsula será mais fácil obter sucesso nessa jornada, confira.
Vamos entender um pouco mais sobre cada um dos pontos? Talvez você até já siga algumas dicas e está muito perto de ter o tão sonhado armário cápsula.
1. Entenda o seu estilo
Antes de começar, é fundamental entender seu estilo pessoal e imagem que deseja transmitir às outras pessoas. Levar em conta sua rotina e o que gosta de usar também é importante e precisa estar nesta análise.
Mas, apesar de enxuto, um armário cápsula deve ser adaptado às suas atividades diárias (trabalho e lazer), sempre respeitando suas necessidades e preferências.
Fazer um inventário simplificado do que você já possui e separe roupas que não se encaixam no seu estilo atual ou que não têm utilidade prática é um ótimo começo.
2. Cores preferidas
Entre as 5 dicas para montar seu armário cápsula dos sonhos, a escolha de uma paleta de cores coesa é super importante. Isso facilita a combinação entre as peças, permitindo criar mais looks com menos roupas.
Mas, não é necessário escolher apenas cores neutras como preto, branco, bege, cinza e azul-marinho. Elas devem sim estar no closet, como “peças base”, mas podemos adicionar algumas cores complementares ou tons que a favorecem.
Outra dica interessante é investir em estampas fáceis de combinar e que sejam mais clássicas. Confira aqui nosso guia definitivo das estampas e escolha as suas preferidas.
3. Peças atemporais
No armário cápsula, cada peça deve ser funcional e ter múltiplas possibilidades de uso. Aposte em itens que nunca saem de moda e que podem ser usados em diferentes ocasiões.
Camisa branca, calça de alfaiataria, jeans de corte reto, blazer estruturado, vestido preto básico e sapatos de salto confortável são alguns exemplos de peças versáteis e atemporais. Priorize roupas de boa qualidade, com tecidos duráveis e cortes clássicos, que resistam ao tempo e ao uso frequente.
4. Acessórios diferenciados
Acessórios são grandes aliados de um armário cápsula. Eles permitem transformar completamente uma produção, adicionando personalidade e variando os estilos com as mesmas roupas.
Mas, invista em colares, brincos, lenços, cintos e bolsas que complementem suas peças principais e que sejam também o ponto de atenção do look. Não se esqueça que os calçados também são acessórios importantes, um tênis branco, um sapato social e uma sandália confortável são indispensáveis.
5. Armário sempre em ordem
Aqui não estamos falando da organização das peças em si, mas mantê-lo organizado é algo que ajuda muito a entender o que se tem. Um armário cápsula não precisa ser estático, ele pode (e deve) ser revisitado periodicamente para se
Mas, para isso, a cada três meses, revise as peças do seu armário. Retire o que não está sendo usado e substitua por itens que façam mais sentido para o momento.
Aproveite para avaliar a condição das roupas e realizar ajustes, se necessário. E as peças de outras estações, deixe em local separado para não tomar um espaço desnecessário no armário.
Montar um armário cápsula é uma prática transformadora que simplifica sua rotina, valoriza seu estilo pessoal e incentiva escolhas mais conscientes. Esperamos que nossas dicas e tantas outras que damos no Instagram do Passaporte Fashionista sejam úteis para que você tenha seu armário cápsula.