História da Gucci
Sinônimo de luxo e sofisticação, a grife Gucci é sucesso entre as fashionistas há mais de um século! E por esse motivo (e muitos outros) é que hoje vamos falar sobre a história da Gucci.
O início dessa famosa marca se deu em 1921, na cidade italiana de Florença. Mas, foi bem antes que a história da Gucci começou.
Porém, antes de nos aprofundarmos nela queremos te fazer um convite para conhecer um pouco mais sobre os cursos de moda presenciais do Passaporte Fashionista. São turmas super exclusivas para tornar essa experiência realmente transformadora.
Mas, se quiser saber mais sobre os cursos de moda em Paris, basta clicar aqui. Mas, se você está na dúvida sobre qual a verdadeira capital da moda, e gostaria de fazer um curso de moda em Milão, também temos turmas por lá!
Nossos cursos são voltados para brasileiros que amam moda, tendências, estilo e mercado de luxo. Independente de sua profissão ou experiências anteriores, se você quer viver essa experiência de autoconhecimento e muita cultura, o Passaporte Fashionista te espera.
História da Gucci:
Tudo começou com Guccio Gucci, um homem de origem humilde, em que a maioria dos familiares era artesão. Guccio trabalhou em hotéis de luxo em Londres e Paris, como ascensorista de elevador e também carregando malas dos hóspedes.
Mas, foi nesses hotéis que surgiu a ideia do seu negócio próprio. Seu bom gosto e refinamento o faziam admirar as malas e bolsas com os brasões das famílias mais abastadas.
Assim, Guccio passou a confeccionar esses acessórios em couro, feitos pelos melhores artesãos de Florença. Isso foi em 1921, quando abriu sua primeira loja na cidade italiana, depois de investir tudo o que tinha poupado trabalhando.
Mas, não eram apenas malas de bons materiais que Guccio idealizou. Ele utilizou-se de seu bom gosto e experiências para fazer produtos que logo conquistaram pessoas da alta sociedade italiana.
A loja da Gucci apesar de simples estava sempre impecável. E em um curto espaço de tempo, seu nome já era mencionado nas rodas da burguesia e nobreza, fazendo com Guccio tivesse dinheiro suficiente para investir em seu próprio ateliê.
História da Gucci, expansão da marca:
Em pouco tempo, a marca expandiu seu portfólio de produtos. Assim, na década de 30 a coleção da marca passou a contemplar também sapatos, luvas e cintos.
Cada vez mais pessoas de outras regiões da Europa passaram a se interessar por esses itens, o que fez com que a loja se mudasse para um local maior. Em 1938, a Gucci abria suas portas em Roma, em um endereço super conceituado e luxuoso!
Mas, o sucesso não parou por aí. Na década de 50 e 60, a marca firmou-se como uma das mais luxuosas do mundo, com novas linhas de produtos como joias e óculos.
Declínio e retomada da grife:
Mesmo sendo conhecida mundialmente, após a morte de seu fundador Guccio em 1953, a empresa passou por problemas financeiros. Isso porque a disputa entre os filhos de Guccio pelo controle da marca trouxeram esses pro geraram problemas não só financeiros, como também de gestão.
Mas, mesmo passando por esses problemas nos anos 1980, na década seguinte com a chegada de Tom Ford como diretor criativo, a Gucci voltou ao sucesso de sempre. Com ele, a grife foi renovada e passou a receber colaboração de várias celebridades, o que a fez voltar aos holofotes.
Gucci atualmente:
Com o passar do tempo, a grife italiana foi aumentando o seu sucesso entre as fashionistas. Hoje em dia, oferece mais do que roupas e acessórios, é um estilo de vida com vários itens de luxo, oferecendo até produtos para a casa.
Mas, não podemos deixar de falar que a marca é bem atuante em iniciativas de sustentabilidade e responsabilidade. Trabalhando sempre para reduzir o impacto ambiental causado pela indústria da moda, além de apoiar causas relevantes em todo o mundo.
Atualmente, a Gucci tem no comando Alessandro Michele desde 2015, seu diretor criativo. Suas coleções combinam a tradição da marca com inovação, além de prezar muito pela individualidade e diversidade.
De forma geral, a Gucci segue como uma marca influente e icônica no universo fashionista. Além de manter firme seu compromisso com a inovação e liderança quando o assunto é sustentabilidade.
Mas, e você Fashionista, conhecia toda a história por trás dessa marca incrível? No Instagram do Passaporte Fashionista tem várias outras curiosidades sobre moda, tendências e mercado de luxo. Não deixe de conferir!