Livros imperdíveis para quem trabalha com moda

Se você acompanha o Passaporte Fashionista aqui pelo blog e também pelo Instagram sabe que abordamos muito mais do que apenas moda! Gostamos de tendências, viagens, história, cultura e por isso, não poderíamos deixar de indicar livros imperdíveis para quem trabalha com moda. 

Já trouxemos por aqui séries, filmes, exposições e agora você confere alguns livros que são um sucesso entre as fashionistas. E além disso, queremos falar um pouco sobre os cursos de moda do Passaporte Fashionista. 

Somos uma empresa francesa, que ministra cursos totalmente em português em Paris e também em Milão. Proporcionamos experiências únicas aos nossos alunos, e temos muito orgulho em ver a transformação que o conhecimento gera em suas vidas pessoais e profissionais. 

Livros imperdíveis para quem trabalha com moda:

Há muitos livros interessantes nessa área, e realmente muita informação a ser explorada. Mas hoje trouxemos 6 livros imperdíveis para quem trabalha com moda.

Então, mesmo que você não exerça alguma profissão ligada a esse setor, mas seja apaixonada por estilo, tendências e comportamento, aproveite para lê-los. E depois nos conte qual foi o seu favorito ou então, um livro que não pode faltar em uma próxima lista. 

  1. ABC da moda – Xico Gonçalves
  2. A primeira impressão é a que fica – Ann Demarais e Valerie White
  3. Chic – Glória Kalil
  4. História da moda – João Braga
  5. Na sala com Danuza – Danuza Leão
  6. Os estilistas mais influentes do mundo – Noël Palomo-Lovinski

Assim, vamos falar um pouco de cada um deles, para despertar em você a vontade de começar agora mesmo essas leituras. Esperamos que goste e aproveite muito as dicas. 

1. ABC da moda: 

Escrito pelo estilista gaúcho Xico Gonçalves, o livro é um verdadeiro dicionário da moda. Organizado em ordem alfabética, como bem diz o título, é um guia necessário para todas pessoas que trabalham, amam e querem aprender mais sobre moda. 

Cada capítulo de “ABC da moda” corresponde a uma letra do alfabeto. E assim como em um dicionário, encontramos verbetes sobre pontos importantes desse universo. 

As ilustrações são originais do autor, o que torna o aprendizado mais fácil. Com esses ensinamentos é possível aprender na teoria e aplicar tudo na prática.

2. A primeira impressão é a que fica:

Sempre falamos aqui sobre a importância de cuidar da imagem pessoal, não é mesmo? E esse livro fala justamente desse ponto, aborda o nosso primeiro momento em relação às outras pessoas. 

Nenhum de nós duvida do poder que esse “primeiro impacto” tem sobre os outros. Podendo ser muito bom, ou nem tanto assim.

Assim, no livro as autoras abordam casos reais já observados com seus anos de experiência na área. Entenderá que a imagem pessoal vai muito além das roupas que veste, há muito mais para se preocupar. 

3. Chic:

A autora, Glória Kalil, é referência quando o assunto é bom gosto, estilo e refinamento. Além de jornalista, é empresária e consultora de moda, tendo amplo conhecimento no assunto. 

Logo, com o livro “Chic”, ela quis ficar mais próxima de seus leitores, dando-lhes muito mais do que dicas e ensinamentos. Glória nos passa segurança para construirmos nosso próprio estilo, valorizando o que temos de melhor. 

E não se engane, pois para ela ser chique nada tem a ver com poder aquisitivo. Ser chique está relacionado a nossa aparência, mas também ao que temos a oferecer. 

4. História da moda:

Esse livro de João Braga, que é estilista e professor, é tido com o livro didático mais adotado para o segmento no Brasil. A forma como ele conduz o leitor por cada momento importante da moda é leve e muito informativo. 

João Braga permite com esse livre que façamos uma verdadeira viagem pelas épocas, tendências e padrões mais importantes do universo fashion. E mais do que isso, detalha cada período de forma sucinta e super completa. 

5. Na sala com Danuza:

A jornalista e escritora Danuza Leão, falecida em 2022 nos presenteou com várias obras literárias. E “Na sala com Danuza” é uma delas, sendo leitura obrigatória para quem se interessa por moda. 

O livro que foi lançado em 1992 ficou vários meses na lista dos mais vendidos. E não à toa, uma obra leve, original que nos ajuda a entender como as pequenas ações podem tornar nosso cotidiano melhor.

Não se trata de um manual de etiqueta, mas de lições relevantes para todos nós. Depois de mais de 20 anos de seu lançamento, ainda segue atual. 

6. Os estilistas mais influentes do mundo:

Outro livro super importante e relevante para quem deseja estudar moda de forma mais profunda.  Noël Palomo-Lovinski traz nos capítulos grupos de estilistas com alguma semelhança para facilitar o entendimento. 

Assim, é uma leitura super importante tanto para quem quer aprender sobre o universo da moda, quanto para quem ensina e respira moda. Não deixe de conferir. 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

E-book gratuito
GUIA DEFINITIVO: Como descobrir o seu estilo e transmitir a imagem que deseja!
Overlay Image
E-book gratuitoGUIA DEFINITIVO: Como descobrir o seu estilo e transmitir a imagem que deseja!
Overlay Image