Novo diretor criativo da Valentino
Nomeado no final de março de 2024, o novo diretor criativo da Valentino é ninguém menos que Alessandro Michele. Ele, que se dedicou à Gucci por quase 20 anos, é o novo nome à frente da Valentino e promete revolucionar a grife assim como fez com a anterior.
Alessandro Michele nasceu em Roma e estudou na Academia de Costume e Moda da mesma cidade. Seu estilo baseia-se na fusão de suas referências históricas, culturais e artísticas.
O estilista italiano começou sua carreira como designer de acessórios na Fendi. Onde aprendeu e aprimorou suas habilidades sob a orientação de Karl Lagerfeld e Silvia Venturini Fendi.
Mas, o mundo da moda tinha muito mais a oferecer para ele. E foi assim que em 2002, Michele foi convidado por Tom Ford para se juntar à Gucci.
Se você tem interesse por grandes grifes internacionais, além de saber mais sobre a história dos estilistas mais renomados, conheça os cursos de moda do Passaporte Fashionista. Em nosso Instagram há uma prévia de como são essas experiências para nossos alunos.
Cursos de curta duração, mas com muita teoria e prática. Perfeitos para quem deseja se atualizar, vivenciar o melhor de duas das principais capitais da moda em pouco tempo.
Mais de 4000 alunos já se formaram conosco. Todos os cursos são em português, ministrados pela experiente Andrea Furco.
Mas, os cursos não são apenas para quem deseja aprofundar e refinar seus conhecimentos. Temos dois cursos profissionalizantes para você que quer se destacar na indústria fashion.
O curso profissionalizante de Coolhunting é o queridinho do momento, conheça mais sobre a profissão neste artigo aqui. E o tão falado e desejado curso profissionalizante de Personal Stylist é com certeza uma das profissões mais necessárias, já que ajuda todas as pessoas, independente da idade, gênero ou profissão.
Conheça Alessandro Michele
Por conta de seus quase 20 anos de carreira na Gucci, o novo diretor criativo da Valentino não é um mero desconhecido. Alessandro Michele já coleciona uma legião de fãs de longo prazo por conta de sua passagem pela marca.
Em 2002, ele foi convidado por Tom Ford para se juntar à Gucci, onde trabalhou inicialmente no departamento de design de acessórios. Seu talento e visão criativa logo se destacaram, levando-o a assumir várias posições de liderança dentro da marca.
Mas, foi só em janeiro de 2015, que Alessandro Michele foi nomeado diretor criativo da Gucci após a saída de Frida Giannini. Sua primeira coleção masculina, criada em apenas cinco dias, foi aclamada pela crítica e marcou o início de uma transformação radical na marca.
O estilista introduziu um estilo maximalista e eclético, combinando elementos históricos e culturais de várias eras, com uma forte ênfase no romantismo e na androginia. E durante sua gestão ele revitalizou a Gucci, aumentando significativamente as receitas e a relevância da marca no mundo da moda.
Ele foi responsável por várias coleções icônicas, colaborações de alto nível e a reinvenção de produtos clássicos da Gucci. Sua abordagem inovadora e sua habilidade em criar “objetos irresistivelmente desejáveis” ajudaram a triplicar as receitas da Gucci.
Mas, apesar do enorme talento do italiano, as expectativas são altas para o sucesso de Pierpaolo Piccioli, que trabalhou na Valentino por 25 anos. Sendo os últimos 16 anos como diretor criativo da grife, oito deles em colaboração com Maria Grazia Chiuri (2008 a 2016) e os outros oito (2016 a 2023) sozinho.
Novo diretor criativo da Valentino
A escolha de Alessandro Michele para liderar a Valentino também reforça as grandes ambições da marca, que já trabalhou com Michele na Gucci. O estilista expressou sua alegria e responsabilidade em se juntar à Valentino, destacando a importância de honrar e reinterpretar o rico patrimônio cultural da maison através de sua própria visão criativa.
Mas, enquanto todos aguardavam sua estreia à frente da marca na Paris Fashion Week em setembro de 2024, Alessandro Michele antecipou suas criações, apresentando uma “coleção resort 2025” em junho de 2024. Ao todo foram apresentados 171 looks, que mostram bem o DNA do estilista.
A coleção, segundo o estilista, foi inspirada nos “maravilhosos tesouros do arquivo da Valentino”. Cheia de produções baseadas nos looks dos anos 70, com peças vintage, de babados, franjas, texturas e uma atenção especial aos detalhes dos acessórios.
Alessandro Michel é conhecido por seu amor pelo maximalismo, uso de cores vibrantes, estampas ousadas e uma abordagem inclusiva que desafia as normas de gênero. Sua capacidade de misturar o antigo com o novo, e o tradicional com o contemporâneo, fez dele um dos designers mais influentes da moda moderna.
Além disso, tem sido amplamente reconhecido por sua contribuição à moda, recebendo inúmeros prêmios e elogios ao longo de sua carreira. Sua visão única continua a influenciar e inspirar designers e entusiastas da moda ao redor do mundo.