Os Sete Estilos Universais no Inverno

A moda inverno começa a ser vista nas ruas conforme as temperaturas vão caindo. Nós já demos as dicas da moda outono inverno 2022 da Europa nesse post, diretamente de Paris.

Agora, o Passaporte Fashionista vai te mostrar as melhores sugestões para criar looks de inverno no Brasil de acordo com o SEU estilo! Lembrando que antes de seguir qualquer tendência, devemos entender se ela está de acordo com a imagem pessoal que queremos passar.

Quais são os sete estilos universais?

Se você acompanha o Passaporte Fashionista já deve saber que existem sete estilos universais básicos.

Os sete estilos universais são categorizados por estudos de Alyce Parsons + Mimi Dorsey Style Source no livro ‘’The Power of Universal Styles by Woman & Men’’ (O poder dos Estilos Universais sobre homens e mulheres).

Temos um estilo predominante e outros sub-estilos. Sendo que os sete estilos universais são: esportivo, clássico, refinado, sexy, romântico, criativo e moderno.

Para saber qual é o seu estilo universal, confira nosso Guia

Veja as tendências de inverno 2022 de cada estilo:

  1. Estilo Esportivo
  2. Estilo Clássico/Tradicional
  3. Estilo Refinado/Elegante
  4. Estilo Sexy
  5. Estilo Romântico/Feminino
  6. Estilo Criativo
  7. Estilo Moderno/Dramático

O sete estilos universais no inverno

1. Estilo Esportivo na Moda Inverno

moda-inverno-01

O estilo esportivo é o que mais tem a ver com conforto. E que não gosta de se sentir confortável no inverno, certo?

Seja para ficar em casa vivendo momentos super aconchegantes ou sair para se divertir no frio, quem pertence ao estilo esportivo vai sempre pensar na usabilidade das peças.

Moletons, leggings e tecidos práticos fazem parte dos looks de inverno desse guarda-roupas.

Para evitar peças pesadas, as mulheres do estilo esportivo vão preferir uma boa jaqueta que seja capaz de mantê-las aquecidas, evitando sobreposições.

Essa jaqueta pode ser de um tecido fácil de cuidar e/ou que contenha muitos bolsos. Ou ainda, impermeável, para ser usada com capa de chuva.

Uma boa opção são as parkas e calças cargos, que unem tudo o que esse estilo gosta. Além de serem confortáveis, não amassam e são fáceis de serem lavadas.

Além disso, geralmente vem em cores neutras, como o verde militar e o preto, possibilitando diversas combinações.

Por fim, elas são práticas para serem usadas nos dias chuvosos e, por terem muitos compartimentos, podem evitar o uso de bolsas. Fazendo com que você saia de casa com uma roupa versátil e que te deixe bem preparada.

Nos pés do estilo esportivo, solas retas e confortáveis e tênis são essenciais. 

Mas, para dias chuvosos, o estilo esportivo, que é caracterizado por sempre pensar na usabilidade das suas roupas, pode optar por galochas ou sapatos impermeáveis.

Assim, você garante que os seus looks te mantenham aquecida, confortável e fashion!

2. Estilo Clássico/Tradicional na Moda Inverno

Para o estilo tradicional, a proposta é utilizar peças atemporais, que transmitam seriedade e maturidade.

O estilo tradicional no inverno pode optar pela alfaiataria nas calças e casacos.

Sendo um clássico da atemporalidade, a alfaiataria conta com tecidos mais estruturados, que podem ser difíceis de serem usados no verão pela falta de ventilação que eles proporcionam.

No entanto, para o inverno, são perfeitos. Além de criarem looks super chics, vão te deixar aquecida sem perder a elegância. 

Blazers e calças de alfaiataria podem ser combinados com camisas de manga comprida, abotoadas até o pescoço ou não.

tínhamos anunciado neste post como as ombreiras estão voltando como tendência outono inverno 2022!

Se você tem interesse em inserir um bom truque de moda, vale a pena investir em um vestido ou blazer, que possui a silhueta básica, com as ombreiras maxi que são tendência para o inverno 2022. 

Outra opção são os Trench Coats. Os casacos inventados pela Burberry e vendidos no mundo todo por outras marcas são uma ótima opção para o inverno e para os dias chuvosos.

3. Estilo Refinado/Elegante na Moda Inverno

O Estilo Refinado, como o tradicional, tem apreço pelas peças atemporais e clássicas.

Contudo, por ser mais aberto às tendências pode aproveitar o inverno 2022 com propostas diferentes.

Um clássico nas tendências de inverno são as botas. Esse ano elas aparecem principalmente nas versões de cano alto. 

As opções de modelos são as mais variadas: texturizadas ou sem estampas, de salto fino ou salto quadrado. Fato é que as botas serão sucesso nessa temporada! 

Para o estilo refinado, a nossa sugestão é justamente se atentar ao clássico que não se perde das tendências: as botas de cano alto com salto quadrado são um ícone dos anos 90, e esse ano voltaram a aparecer nas passarelas.

Além de garantirem maior conforto e estabilidade nos pés, vão cair bem em qualquer situação.

Seja para looks mais casuais ou produções para festas e ocasiões especiais, a bota de cano alto vai junção entre elegância e informação de moda procurada por esse estilo!

4. Estilo Sexy na Moda Inverno

A transparência foi uma das tendências que mais apareceram nos desfiles de outono inverno das Fashion Weeks.

Ironicamente, os tecidos finos de tule e musseline podem não ser as escolhas mais óbvias quando pensamos em tempos frios, mas para as pessoas do estilo sexy estamos certas que não será um problema!

O estilo sexy gosta de pele à mostra e a transparência é um truque para unir a sua imagem pessoal às temperaturas mais baixas.

 No inverno 2022, a transparência aparece em vestidos e tops, e podem ser combinadas com outras tendências para te manter aquecida.

Também forte nas passarelas de outono inverno e um tecido registrado do estilo sexy, as calças e jaquetas de couro ajudam a equilibrar a temperatura dos tops em tecidos finos.

Outra forma de usar a transparência no inverno é criando sobreposições.

O importante é saber equilibrar as outras peças, ou se preciso, utilizar uma terceira peça mais pesada, como um casaco comprido ou botas de cano alto para reter calor no corpo.

O estilo sexy tem muito mais a ver com a atitude do que com a vestimenta, então pode ter certeza que mesmo no frio, é possível sim destilar muito charme e sensualidade no seu estilo.

5. Estilo Romântico/Feminino na Moda Inverno

moda-inverno-04

A Pelúcia veio forte na Paris Fashion Week de Outono/Inverno 2022!

Seja nas aplicações em golas de jaquetas e casacos, ou então em peças únicas, podemos esperar ver muito mais desse tecido no inverno.

O estilo romântico é o que mais se interessa por cores pastéis.

Portanto, nossa sugestão é justamente investir em uma boa jaqueta de pelúcia, disponível em umas dessas cores.

Essa é uma clássica forma de adaptação das tendências às características do seu estilo.

Por ser um tecido muito quente e confortável, pode esperar uma produção aconchegante e que aguente baixas temperaturas.

6. Estilo Criativo na Moda Inverno

moda-inverno-03

As pessoas que se identificam com o estilo criativo provavelmente já conhecem a tendência do oversized.

A moda oversized é justamente roupas que sejam de grandes proporções ou tamanho maiores. É comum vê-las em moletons, blazers, camisas e calças.

Para o inverno, a silhueta queridinha das grandes marcas de moda caí super bem!

Além de permitir sobreposições, pois facilita a criação de camadas de roupas por baixo da peça oversized, a tendência é super fashion!

Outra boa notícia para as pessoas do estilo criativo é que o oversize é uma forma de reutilizar roupas, focando na sustentabilidade!

Além de ser uma modelagem que facilita a fabricação de peças de tamanho único, o que reduz a produção de resíduo textil, é uma forma de democratizar o guarda-roupa.

Peças consideradas masculinas, ou de tamanho maiores, podem ser absorvidas no guarda-roupa de qualquer pessoa e ficam super estilosas!

Para o estilo criativo, que adora uma mistura, é a chance de dar asas a criatividade e fazer o inverno muito mais interessante.

7. Estilo Moderno/Dramático na Moda Inverno

moda-inverno-02

Como o couro é um tecido texturizado, ele combina muito bem com a proposta do estilo dramático.

A calça de couro é um clássico de inverno, mas quem é do estilo moderno vai saber usa-la fora do óbvio!

Esse estilo, que é das pessoas que adoram ousar, misturar estampas, tendências e acessórios maxi, vai saber absorver o couro em novas abordagens.

Aqui, podemos criar looks monotemáticos em couro, característica do drama.

Ou então, modernizar e fazer um mix de tecidos. O couro pode ser combinado com as mais variadas cores, e é uma peça super quente para o inverno!


E você Fashionista, já sabe a qual estilo pertence? Nos conte nos comentários!

Não deixe de ler os outros posts aqui do blog, se você se interessa por tendência, saiba as principais do mundo da moda em 2022. E se quiser se aprofundar mais nos 7 estilos, veja esse post sobre os estilos e a cor do ano!

E não se esqueça de seguir o Passaporte Fashionista no Instagram para não perder nenhuma novidade fashion! 

Deixe um comentário