Peter Do não é mais diretor criativo da Helmut Lang
Fundada em 1986, pelo designer austríaco de mesmo nome da marca, a Helmut Lang apresenta peças minimalistas e inovadoras. Entenda porque Peter Do não é mais diretor criativo da Helmut Lang e confira mais sobre sua breve trajetória na marca.
Com menos de dois anos no cargo, Peter Do e a marca anunciaram o fim do ciclo entre eles na quarta-feira (13 de novembro). A marca influenciou significativamente a moda na década de 90.
A marca fazia questão de utilizar materiais não convencionais para a época. Além disso, suas coleções envolviam tendências que hoje estão no ápice do mundo fashion como os tecidos metalizados e as franjas.
Mas, se você é leitor do Passaporte Fashionista sabe que oferecemos cursos para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em moda, design e pesquisa de tendências. Clique aqui e confira agora o calendário completo dos nossos cursos!
São cursos de Estilo, Tendências e Mercado de Luxo em Paris. E também de Moda Italiana e Fashion Design em Milão.
Para você que sempre sonhou em aprender in loco, em duas das principais capitais mundiais da moda, essa é sua oportunidade. Não deixe essa mudança para depois, já transformamos a vida pessoal e profissional de mais de 4500 alunos.
Mas, se você deseja um curso profissionalizante, para se posicionar melhor no mercado ou até mesmo fazer uma transição de carreira, nós podemos te ajudar. Oferecemos dois cursos profissionalizantes: o curso de Consultoria de Imagem/Personal Stylist e também o curso de Coolhunting e Pesquisa de Tendências.
Um pouco da história da Helmut Lang
Tendo em vista que a Helmut Lang foi uma marca muito disruptiva e inovadora nos anos 90, já era de se esperar que chamasse a atenção da indústria da moda. E de fato, foi assim que sua história foi se desenhando.
Toda essa inovação e visão disruptiva para a época chamaram a atenção de um grande grupo, o grupo Prada. Uma parte da empresa foi vendida a eles em 1999 e em 2004, assumiram totalmente o controle das operações.
Mas, o fundador, Helmut preferiu deixar a marca em 2005 por conta de divergências com outras pessoas do grupo. E passou a dedicar-se às partes plásticas, doando assim grande parte do acervo da marca para museus.
No ano seguinte, em 2006, a Helmut Lang passou para as mãos de outras pessoas, a empresa japonesa Link Theory Holdings. A direção criativa passou para as mãos de outras, até chegar em 2023 à nomeação de Peter Do.
Mas, com menos de dois anos na posição, Peter Do não é mais o diretor criativo da Helmut Lang. Sua estreia na marca foi na New York Fashion Week, desfilando a coleção SS24 (primavera-verão 2024), no segundo semestre de 2023.
Futuro da Helmut Lang
Sem apresentar uma coleção na última Fashion Week, em setembro de 2024, a Helmut Lang segue sem mostrar ao público sua coleção primavera-verão do próximo ano. Isso deixa os críticos de moda e também os consumidores da marca se perguntando quais serão os próximos passos da empresa.
A Helmut Lang quando era liderada pelo seu fundador apresentava coleções artísticas, inovadoras e que traziam a essência dele. E com sua saída da direção criativa isso tornou-se cada vez mais difícil.
Mas, estar inserido em um mercado altamente competitivo, com muitas novidades e tendências e ainda assim, ter coleções diferentes e originais é um grande desafio. Agora, resta ao público e à crítica aguardar os próximos passos da marca.
Quer estar sempre atualizado com tudo o que acontece no mundo da moda? Então, siga o Instagram do Passaporte Fashionista.