Roupas Exclusivas: como desenhar as suas de forma simples e rápida.
Já procurou uma roupa exclusiva para uma ocasião especial e não encontrou nada que te agradasse? Ou então, até encontrou mas o caimento não ficou legal?
Isso acontece com bastante frequência. Muitas vezes queremos uma cor que está em falta, ou um tamanho especial cuja numeração não está mais disponível.
Por isso, é muito comum as pessoas procurarem por roupas exclusivas!
Além de não correr o risco de encontrar outra peça igual no mesmo local, há a possibilidade de escolher diversos detalhes como cor, tecidos, acabamentos.
Nossa imagem pessoal diz muito sobre nós, e por isso você deve cuidar muito bem dela. Quem procura por roupas exclusivas valoriza bastante isso.
Breve história da costura:
A história da costura e das roupas feitas sob medida é bem antiga. Foi na Idade Média que elas passaram a ser mais elaboradas. Antes disso, o que se via eram túnicas acinturadas por cordões ou faixas de tecidos (como no Egito Antigo, Grécia, Pérsia).
Nesse período (Idade Média), as roupas começaram a apresentar maior riqueza de detalhes. Sendo que algumas cores eram permitidas apenas para membros da nobreza, identificando assim as classes sociais.
Modistas, alfaiates e costureiras eram profissionais muito requisitados, mas apenas as classes mais altas tinham acesso a esses serviços. Tudo em busca do melhor traje, do vestido mais bonito, de roupas exclusivas para impressionar.
Com o passar do tempo, esses profissionais super requisitados foram perdendo espaço para as grandes confecções, e produções em massa.
Costureiras, alfaiates e ateliês nos dias atuais:
Mesmo com as grande confecções, essas profissões continuam sendo super importantes, bem procuradas e permitem ao cliente participar ativamente do processo de criação da peça.
Seja desenhando a peça, escolhendo o tecido, a cor, os detalhes, rendas, bordados… São várias etapas super legais, que tornam esse momento de criação especial e único.
Mas e se a costureira não entender o que você está querendo passar? Já pensou nisso? Talvez ela não consiga desenhar um croqui para você antes, e aí o processo de criação poderá ficar prejudicado.
Então, para que isso não aconteça, que tal você desenhar suas próprias peças?
Se você nunca desenhou nada antes, não tem problema, nós podemos te ajudar! Já imaginou aprender a fazer seus próprios croquis de uma forma prática e rápida? Conheça o curso online do Passaporte Fashionista “Design de moda: do zero ao croqui” e comece a praticar agora mesmo.
E para te ajudar nesse processo criativo, listamos algumas dicas para te ajudar a criar roupas exclusivas.
- Conhecer seu corpo;
- Saber qual o seu estilo;
- Buscar referências para uma roupa exclusiva;
- Fazer um curso de desenho de moda;
- Encontrar um profissional para costurar sua roupa exclusiva.
1. Conhecer seu corpo:
Algo super importante, que deve ser levado para toda a sua vida. Saber qual o tipo do seu corpo (também chamado de biotipo) e quais peças de roupa ficam melhor em você.
É claro que todos podemos usar o que quisermos. Mas quando sabemos nossos pontos fortes e fracos é mais fácil acertar, e assim nos sentirmos mais seguros!
Podemos disfarçar o que nos incomoda em nosso corpo e enaltecer o que temos de mais lindo nele. E assim, estarmos mais confiantes e seguros com a roupa escolhida, em qualquer ocasião.
Já que essa é a função da roupa exclusiva, que fique perfeita na pessoa que irá vesti-la, nada mais justo que usar tudo que pudermos a nosso favor.
2. Saber qual seu estilo:
Assim como o tipo de corpo, o nosso estilo também deve ser levado em conta. Não só para fazer uma roupa personalizada, mas para qualquer situação da nossa vida.
Vestir peças que sejam fiéis ao nosso estilo de roupas, que façam sentido para nós também nos trará mais segurança e confiança. E ninguém quer sair de casa inseguro com a imagem que está vendo no espelho, não é mesmo?
Se você ainda não conhece seu estilo, que tal ler o GUIA completo para descobrir o seu estilo?
3. Buscar referências par a uma roupa exclusiva:
O princípio básico de qualquer processo de criação: pesquisa!
É super importante que você separe um tempo para fazer essas buscas, ver o que gosta, o que não gosta. O que acha que daria certo, o que combina com seu estilo e tipo de corpo.
Pode ser na internet, em revistas de moda e estilo, ou até mesmo no seu dia a dia, com as pessoas que você admira.
Essa etapa do processo é justamente para você selecionar inspirações, e reunir o melhor que encontrar para montar e criar o seu look dos sonhos. Então não precisa copiar, a palavra aqui é se inspirar!
4. Fazer um curso de desenho de moda:
Aquele momento em que muito pensam”melhor escolher algo já pronto”. Você se sente assim também? Que não é capaz de desenhar suas próprias peças?
Destrave essa crença porque isso não é verdade! Qualquer um é capaz de desenhar, basta conhecer a técnica correta e treinar muito.
O Passaporte Fashionista tem um curso perfeito para você que AMA desenho, mas não consegue desenvolver os seus. O curso Design de moda: do zero ao croqui, vai te ajudar a criar suas próprias coleções e dará conhecimentos suficientes para aproveitar oportunidades profissionais no mundo da moda!
5. Encontrar um profissional para costurar sua roupa exclusiva:
Se você conseguiu chegar até esse quinto passo, agora é hora de iniciar a produção da peça!
Talvez essa etapa seja a mais difícil de todas, já que desde o primeiro passo, que está relacionado ao autoconhecimento, até quarto passo que é o desenho do croqui, tudo pode ser feito por você.
A não ser que você também costure (o que é realmente incrível), essa etapa da costura deverá ser terceirizada. Portanto, busque por um profissional qualificado, que você confie ou que outras pessoas já tenham recomendado.
Participe de todo o processo junto com ele, escolha cada detalhe da peça para torná-la super exclusiva e com a sua cara!
O processo de criação é trabalhoso, intenso mas muito interessante. Ter uma roupa exclusiva em que você participou de vários aspectos da criação deixará ainda mais divertido esse processo.
Aproveite nossas dicas para iniciar o processo de criação da sua peça exclusiva. E depois nos conte nos comentários se gostou ou não do resultado.
Para se inspirar em looks dos grandes eventos do mundo da moda ao street style, confira nossas dicas também no Instagram do Passaporte Fashionista.