Tendências de moda: o que são e como funciona a curva das tendências.
Se engana quem pensa que as tendências de moda são aleatórias. São vários passos até que uma roupa esteja pronta para ser adquirida nas lojas.
Antes mesmo de serem desenhadas pelo designer, a fase de pré-produção começa anos antes (realmente anos, algumas coleções são idealizadas até cinco anos antes do lançamento!).
E parte da pré-produção é justamente a pesquisa de tendências!
Nesse momento, profissionais de várias áreas se organizam para descobrirem as melhores cores, caimentos, tecidos e modelos de roupas à serem incluídos em cada coleção.
Interessante, né?
Aqui no Passaporte Fashionista vamos te explicar mais sobre as tendências, como elas se fortalecem e o momento em que se esvaem – dando espaço para outras tendências que chegam. Completando assim, o chamado ciclo de tendências.
- Como funciona o Ciclo de Tendências
- Pesquisa de Tendências
- Por que a pesquisa de tendências de moda é importante?
Como funciona o Ciclo de Tendências
O uso de um certo tipo de roupas pode ser previsto pelo Ciclo de Moda.
Quando uma roupa chega ao mercado, ela pode ou não ser aceita pelos consumidores.
Por isso, os lançamentos chegam em quantidades limitadas e, ao ganharem bons indicativos de vendas, começam a ser produzidos em maior escala para abastecer o consumidor que aceitou a tendência.
No estágio seguinte, a companhia que lançou essa tendência terá de lidar com a competição do mercado, já que a visibilidade do artigo faz com que outras empresas também passem a oferece-lo.
Por isso, existem alterações no preço começam a existir – já que com o aumento da oferta de opções, as marcas precisam de preços competitivos para fazer com que o consumidor a escolha.
Chega-se então ao estágio 3, e o mais longo. O estágio de maturidade.
Nesse momento a competição está mais intensa que nunca e com a baixa dos preços, também surge um empecilho: a redução da qualidade.
Nesse estágio, lojas de departamento já começam a vender o artigo, razão pela qual esse estágio também pode ser chamado ESTADO DE ACEITAÇÃO.
Ou seja, uma grande massa de consumidores já aceitou o novo estilo proposto.
No ESTADO DE DECLÍNIO, o artigo passa a perder a popularidade. As vendas e lucro decaem e o varejo começa a queimar o estoque desse produto.
Por fim, a produção do artigo torna-se obsoleta e as marcas partem para uma nova tendência que obedece o mesmo ciclo.
Pesquisa de Tendências
A previsão de tendências de moda pode ser complicada justamente pela volatilidade desse mercado.
Como muitos fatores impactam a moda, como por exemplo, as mídias audiovisuais, fatores culturais e políticos, cadeia de produção, sustentabilidade, o trabalho de previsão de tendências deve ser realizado enxergando um panorama macro.
Existe uma área dentro do mercado de moda dedicada à previsão do que será usado e para estudar o comportamento de mercado.
Essa área é a Pesquisa de Tendência ou Trend Forecasting.
Podem fazer parte dela os estilistas, compradores, marketing de moda, produtores e, inclusive, existe uma profissão dedicada especialmente à esse estudo: o Coolhunter!
É o Coolhunter de moda o responsável por identificar padrões e realizar conexões, encontrando os looks que vão bombar nas próximas estações.
O trabalho do Coolhunter é a base para que as marcas de moda organizem suas futuras coleções, combinando o gosto do seu consumidor à identidade da marca.
Percebe como é importante o trabalho desse profissional? Não deixe de conferir Como Funciona o Ciclo de Tendências!
O resultado dessa pesquisa, que geralmente é realizada dois anos antes da coleção ser lançada, é que o desenvolvimento material da coleção começa.
O produto da pesquisa de tendências é transformado em um Book de Tendências, ou seja, um material onde estão reunidas todas as roupas, aviamentos, tecidos e cores.
Esse book resulta em produtos com bom desempenho comercial e que estejam de acordo com a identidade determinada para a coleção.
Assim, os profissionais de design, modelagem, costura, marketing e etc podem começar a desenvolver seus trabalhos até a entrega final de uma coleção de moda!
Por que a pesquisa de tendências de moda é importante?
Com a pesquisa de tendências as marcas conseguem se organizar em diversos quesitos.
Sabendo quais são as cores e tecidos, por exemplo, já podem se planejar e ativar a equipe de compradores para conseguir os melhores preços antecipadamente.
Nos termos de marketing, o trabalho também pode começar no planejamento de conteúdo e eventos.
Toda a cadeia produtiva é beneficiada por uma pesquisa de tendências!
Gostou de entender mais sobre o mercado da moda? Aqui no blog do Passaporte Fashionista temos muitos outros artigos para quem se interessa pelo mundo da moda!
E não deixe de nos seguir no Instagram para estar sempre atualizada sobre o mundo fashion, mercado de luxo, estilo e tendências. Tudo diretamente de Paris, onde ocorrem os cursos presenciais do Passaporte Fashionista!