
London Fashion Week: a história do evento que encontra moda e arte
A London Fashion Week compõe o time de cidades anfitriãs das maiores semanas de moda mundiais! Conheça agora a história desse evento tão importante para o calendário mundial da moda.
Cada uma das 4 maiores Fashion Weeks do mundo tem suas peculiaridades.
Da a Alta-Costura refinada de Paris às cores, sensualidade e texturas da Milão Fashion Week, passando pelas inovações de Nova York.
No caso da Fashion Week da capital Inglesa, as palavras-chave são: originalidade, experimentalismo e rebelião.
Caminhando entre a arte e a moda, os designers mais ousados e não-convencionais desfilam no evento.
Quer conhecer a história de como a London Fashion Week começou e por quê ela é esse reduto de originalidade, moda e arte?
Continue a leitura conosco:
A História da London Fashion Week
Criada pelo British Fashion Council (BFC) em 1983, a Londres Fashion Week já vinha tomando seus primeiros passos muitos anos antes.
Londres, que naturalmente é uma cidade de onde provém-se diversos movimentos urbanos e alternativos, fervilhava com as criações da juventude nos anos 70 e 80.
Do movimento punk ao New Wave, as bandas de rock londrinas e o estilo da cidade foram espalhando-se pelo mundo.
A autenticidade e ousadia das vestimentas da época tinha muito a ver com a rebeldia proposta por esses movimentos.
Toda a efervescência da sociedade refletia na arte e, consequentemente, na moda.
A primeira Fashion Week de Londres veio acompanhada da inauguração do prêmio Designer of the Year Award.
A primeira ganhadora foi a estilista Katharine Hamnett, conhecida por, além do seu talento e reconhecimento advindo do prêmio, voltar às manchetes usando uma t-shirt com mensagem anti-nuclear no seu encontro com a então primeira-ministra da Inglaterra, Margaret Thatcher.
Esse é um movimento emblemático no entendimento da cena da moda inglesa.
Mais que pela comercialização das peças, a moda em Londres também teve papel político e abraça a contra-cultura.
A primeira locação da London Fashion Week foi um estacionamento de carro, que ao longo dos anos 80 continuou sendo palco para muitos desfiles de moda.
A London Fashion Week atualmente
Após altos e baixos, a London Fashion Week continua acontecendo e permanece marcante!
Nos anos 90, o evento teve um boom causado pela ”importação” de modelos inglesas para o mundo.
Naomi Campbell e Kate Moss são nomes que, durante os anos 90 e 2000, estiveram em forte atividade, fazendo desfiles e fotografando para marcas do mundo todo.
Nesse momento as marcas inglesas também expandiram seus números de vendas e de produção.
Designers como Alexandre McQueen, Vivienne Westwood e Stella McCartney emergiram ou aumentaram ainda mais seu potencial no mercado de luxo.
Com a fama dos boy e girl bands do país, e o audiovisual inglês indo de vento e polpa, os anos 90 foram definitivamente uma época memorável da Inglaterra como um todo na cultura pop mundial.
Todos esses fatores corroboram para que a London Fashion Week estivesse em evidência e, consequentemente, tenha sido exitosa em termos comerciais.
Nos anos 2000, a Burberry, marca inglesa que era uma das únicas estrangeiras à desfilarem no Milão Fashion Week, volta para casa.
As locações aumentaram, as marcas expandiram a produção e os negócios decolam na cena inglesa, que hoje, torna-se referência em termos de inovação.
Os Coolhunters, profissão responsável por buscar tendências de moda, sempre focam nessa Fashion Week.
Pela concentração de designers que propõem coleções com muita moda e arte, as tendências podem aparecer na London Fashion Week antes do resto do mundo.
Por isso, é tão importante para o cenário da moda mundial e continua sendo fonte de inspiração ao redor do globo!
Nos conte Fashionista, qual a sua Fashion Week preferida?
Não se esqueça de seguir o Passaporte Fashionista no Instagram para não perder nenhuma novidade sobre a moda, mercado de luxo, estilo e é claro dicas do que é mais relevante no universo fashion!
E se você tem interesse em aprender sobre Estilo e Tendências, diretamente de Paris, não deixe de conferir os cursos presenciais do Passaporte Fashionista na França!