5 dicas para usar chapéu de forma elegante
Os chapéus nunca estiveram tão em alta como nas últimas estações. Mas, muitas fashionistas têm dúvidas de como usá-los. Confira nossas 5 dicas para usar chapéu de forma elegante.
Não importa qual tipo é o seu preferido, chapéu Fedora, Panamá, Trilby, boina ou até mesmo os moderninhos bonés. Há algumas dicas importantes para usar esses acessórios de cabeça e é sobre isso que vamos falar agora.
E já aproveitando que estamos falando em tendências, estilo e elegância queremos convidá-la a participar dos cursos presenciais do Passaporte Fashionista! Uma experiência única e exclusiva para quem ama o universo da moda.
São cursos de moda em Paris e também cursos de moda em Milão. Sempre ministrados em português, com certificado internacional. Aprendizado teórico e prático, nas duas maiores capitais da moda mundial.
Breve histórico sobre o chapéu:
Atualmente os chapéus têm mais do que a função de proteção, mas originalmente foi por esse motivo que começaram a ser usados. Relatos de mais de 2000 anos antes de Cristo mostram que os gregos utilizavam os acessórios na cabeça como forma de proteção contra o sol, durante suas viagens.
Os materiais mais utilizados eram o feltro e posteriormente o couro e materiais naturais como a palha. E eles eram usados exclusivamente pelos homens até o século 18, já que a partir daí, as mulheres também passaram a utilizá-los, mas com adornos como fitas, laços e flores.
Porém, foi com o cinema e as celebridades que eles ganharam mais notoriedade e conquistaram fãs ao redor do mundo. Quem não se lembra do modelo Cartola usado por Charles Chaplin, ou do chapéu Fedora usado por Indiana Jones? E ainda do inesquecível Michael Jackson e seu chapéu.
Mas, independente das celebridades e famosos, hoje vemos uma democratização no uso dos chapéus. Eles que são destaques em muitos desfiles das grandes semanas de moda, são uma super tendência.
Quer um para chamar de seu? Então confira nossas dicas para usar chapéu de forma elegante.
Como usar chapéu de forma elegante:
1. Proporções corretas:
É claro que todos são livres para usar tudo o que desejam, assim como acontece com as roupas e outros acessórios. Mas, observar suas próprias proporções e também as do chapéu podem deixar sua produção mais harmônica.
Pessoas com estatura mais baixa acabam optando por chapéus com abas pequenas para não “pesar” no acessório, e deixar o look desproporcional. Para quem possui um rosto mais quadrado, o clochê é uma excelente escolha, já os rostos com formatos mais arredondados acabam optando por um chapéu mais estruturado como o trilby.
2. Autoconhecimento:
Assim como qualquer outro acessório de moda, o chapéu deve fazer sentido no seu dia a dia, e conversar com seu estilo. Já sabemos da importância de cuidar de nossa imagem pessoal, e o chapéu é algo para enriquecê-la e não desconfigurar o que queremos mostrar.
Então, autoconhecimento é algo super importante a ser levado em consideração. Conhecer a si própria, seu estilo, o que lhe cai melhor. Só assim poderá escolher o chapéu ideal.
3. Compreenda as estações:
Em algumas regiões do Brasil, o chapéu é usado como forma de proteção contra a radiação solar. Nelas, vemos mais bonés e chapéus de palha, o que é bem a cara do verão, a estação mais quente do ano.
Já nas regiões mais frias e também em países em que o frio é mais severo nas estações de outono e inverno, o que se costuma observar são chapéus mais quentinhos e aconchegantes, como as boinas e chapéus de lã. Assim como as roupas, podem até conter peles (falsas!) e pelos, além da tendência das pelúcias que está super em alta.
Portanto, observar as estações do ano é necessário antes de adquirir um chapéu. Se for usá-lo em alguma viagem, saiba como será a previsão climática para não cometer gafes com os materiais.
4. Harmonia das cores:
No geral, as pessoas preferem as cores neutras e escuras para os chapéus. Tons como o nude, bege, branco, marrom e preto são os queridinhos da grande maioria das mulheres.
Mas, não podemos nos esquecer que tudo depende da imagem que queremos transmitir. Uma mulher com estilo criativo, com certeza vai optar por algo mais colorido, seguindo a tendência da moda dopamina.
E sabendo combinar, a produção ficará super estilosa e elegante. Mas, se for sua primeira aquisição, nossa dica é que invista nos tons mais neutros, para ir se adaptando ao uso do chapéu.
5. Cuidados básicos:
O chapéu tem sido tendência e promete permanecer por mais tempo entre as fashionistas e grandes marcas. Então, é preciso tomar alguns cuidados básicos com sua limpeza e armazenamento, para tê-lo sempre impecável.
Se for um chapéu de lã, pode haver a necessidade de remoção de fiapos soltos. Os de palha precisam ser armazenados com cuidado para não dobrar as abas.
Independente do modelo escolhido é sempre bom guardá-los em caixas, com uma bola de papel dentro, para que mantenham sua forma original. Os de fibras naturais devem estar longe de umidade, para que sejam conservados por mais tempo.
Agora que você já sabe como usar seu chapéu de forma elegante, nos conte, qual seu modelo preferido? Para mais dicas de moda, tendências e mercado de luxo siga também o Instagram do Passaporte Fashionista.