5 fatos sobre Yves Saint Laurent
Um dos estilistas mais brilhantes no mundo da moda, fundou sua marca própria com o mesmo nome, mas hoje é conhecida apenas por Saint Laurent. Desde muito jovem já mostrava um enorme talento para a alta costura, confira 5 fatos sobre Yves Saint Laurent.

Ao contrário do que muitos pensam, Yves não nasceu na França. Ele nasceu na Argélia, um país ao norte da África, que à época era colônia francesa. Mas, por ter se naturalizado e trilhado uma carreira brilhante na França, é sim um estilista francês.
Nos cursos de moda do Passaporte Fashionista você aprenderá muito mais sobre Yves Saint Laurent, além de vários outros estilistas que fizeram história nesse universo. Temos vagas disponíveis para quem deseja estudar Estilo, Tendências e Mercado de Luxo, em Paris e também para quem interesse por Moda Italiana e Fashion Design, em Milão.
Mas, nesse artigo selecionamos 5 fatos sobre Yves Saint Laurent, para que você conheça um pouco mais da história desse brilhante estilista. E já fizemos um post aqui no blog falando sobre os 60 anos de criação da marca YSL, confira!
5 fatos sobre Yves Saint Laurent
- Infância cheia de inspiração
- Carreira brilhante antes de sua marca própria
- Revolucionou o armário feminino
- Homenageado pelo Metropolitan Museum of Art
- Não assistia a outros desfiles
Dentre tantos fatos curiosos e feitos interessantes, citaremos 5 fatos sobre Yves Saint Laurent. Confira e apaixone-se ainda mais por sua história.
1. Infância cheia de inspiração
Com um gosto refinado desde pequeno, Yves ainda vivia na Argélia quando já se destacava entre os colegas de escola. Mas, nem todo o preconceito que sofreu nessa época o desmotivou.
Assim, suas experiências desenhando vestidos para sua mãe e suas duas irmãs o fizeram acreditar cada vez mais em seu talento. Aos 17 anos resolveu mudar-se para Paris, a fim de construir sua carreira na moda.
2. Carreira brilhante antes de sua marca própria
Se você conhece um pouco sobre o mercado de luxo da moda sabe que a marca YSL é conhecida mundialmente como uma das mais bem sucedidas do ramo. Mas, muita gente não sabe que antes de fundá-la, Yves trabalhou com outro grande ícone da moda, Christian Dior.
Assim, após vencer um concurso de desenhos conheceu o editor da Vogue França, que viu seu potencial o apresentou a Dior. O grande estilista contratou Yves que logo já ocupava um cargo de destaque na maison.
Então, com apenas 19 anos, Yves Saint-Laurent já exercia grande influência na Dior. E após o repentino falecimento de Dior, tornou-se o diretor criativo da grife, com apenas 21 anos.
3. Revolucionou o armário feminino
Após 3 anos à frente da Dior, ele foi convocado a servir o exército francês na Guerra da Argélia. E após 20 dias de treinamento militar e muitos problemas emocionais, foi hospitalizado, onde ficou sabendo de sua demissão na Dior.
Mas, isso não foi impedimento para que ele voltasse ainda mais forte para o mercado. Seu retorno foi triunfal, com a inauguração de sua marca própria, a Yves Saint Laurent.
Assim, à frente da YSL ele revolucionou o armário feminino com criações icônicas como o “Le Smoking”, o famoso terno feminino. E também o vestido “Mondrian”, inspirado nas obras de arte do pintor holandês Piet Mondrian.
Esse vestido em questão ia de encontro ao que se usava na época. Tubinhos retos, com cores marcantes e contrastantes, além de estarem sempre acima dos joelhos.
4. Homenageado pelo Metropolitan Museum of Art
YSL foi o primeiro estilista a receber essa homenagem ainda em vida. O fato se deu em 1983, com uma exposição intitulada de “Yves Saint Laurent: 25 anos de Design”. Nela, o Metropolitan Museum of Art colocou a mostra mais de 240 criações de Yves.
Logo, peças icônicas como o Mondrian entre outras foram expostas para exaltar a carreira e brilhantismo do estilista.
5. Não assistia a outros desfiles
Talvez essa curiosidade sobre Yves Saint Laurent poucas pessoas conheçam. Mas, o estilista não assistia desfiles de outras marcas que não fossem os seus.
Porém, em 2001, pouco tempo antes de declarar sua aposentadoria, resolveu quebrar esse paradigma e assistiu a um desfile de Hedi Slimane.
Gostou de saber um pouco mais sobre a vida desse estilista incrível, que deixou um legado imenso para o mundo da moda? Para mais dicas de moda, estilo, tendências e história de grandes marcas e designers nos acompanhe também pelo Instagram do Passaporte Fashionista.