Bolsa Baguette, 25 anos do ícone fashion
Desde o seu lançamento em 1997, essa bolsa não sai da lista de desejo das mulheres. Estilo, praticidade e muitos fãs pelo mundo. Conheça a história da bolsa Baguette, 25 anos do ícone fashion.
O modelo icônico, considerada a primeira it-bag, foi criado por Silvia Venturini Fendi para desempenhar um papel essencial na vida das mulheres. Uma bolsa que fosse leve, prática e fácil de se carregar (assim, debaixo do braço mesmo), bem como os franceses carregam suas baguetes.
Então, se você é super ligada nas tendências, mercado de luxo e todas as novidades do mundo da moda, precisa aprofundar ainda mais seus conhecimentos com um dos cursos de moda do Passaporte Fashionista.
Porém, são turmas pequenas, com conteúdo teórico e prático, todo ministrado em português para garantir uma experiência única e memorável. Você pode escolher um curso de moda em Paris, ou então aprender sobre moda e cultura italiana em Milão.
Realize esse sonho de estudar fora do país. Não importa se você trabalha ou não com moda, os cursos do Passaporte Fashionista são para todos que se interessam por esses assuntos, ou querem lapidar seu estilo e imagem pessoal.
Bolsa Baguette, como tudo começou:
Uma bolsa icônica como essa não poderia ter sido criada apenas por uma pessoa. Além de Silva, todo o time criativo da Fendi à época fez parte desse lançamento: Pierpaolo Piccioli e Maria Grazia Chiuri.
Mas, não podemos nos esquecer da participação de Karl Lagerfeld, que apesar de não ter trabalhado diretamente no design da bolsa foi o grande responsável pela criação do monograma da marca. O famoso FF utilizado na fivela, tornou-se um padrão na Fendi.
Aliás, o tema do Met Gala 2023 já foi escolhido e será uma homenagem a ele, Karl Lagerfeld. Clique aqui para saber todos os detalhes desse evento super esperado.
Porém, a grande inspiração foram as bolsas dos anos 20 e 30 que Adele Casagrande, avó de Silva, colecionava. E mesmo com todas as grandes marcas seguindo um padrão mais clássico para as bolsas, a Baguette quebrou esse padrão e fez grande sucesso!
Assim, caso ainda não tenha visto, fizemos uma coletânea das bolsas mais icônicas dos últimos 100 anos. Clique aqui para saber quem acompanha a Baguette nesse ranking.
E foi assim, em 1997, que surgiu a primeira it-bag do cenário fashion. A euforia foi tanta para ter um exemplar da bolsa que foi ela também a primeira a estrear o conceito de “lista de espera” para comprar acessórios de luxo.
Portanto, a Baguette trouxe um ar mais moderno e prático às mulheres. Com suas alças curtas, que se encaixavam muito bem nos ombros, as mãos ficavam livres para outras atividades.
Baguette e as celebridades:
Se em seu lançamento a bolsa já foi sucesso de vendas, imagine quando ela foi utilizada no seriado Sex and the City. E claro, por ninguém menos que Carrie Bradshaw, interpretada pela querida Sarah Jessica Parker, em um episódio da terceira temporada nos anos 2000.
De lá para cá, a bolsa foi vista nas mãos e ombros de várias personalidades como Bella Hadid, Kaia Gerber, Paris Hilton entre tantas outras celebridades. E nos seus 25 anos de história, a Baguette já vendeu mais de um milhão de unidades!
Mas, apesar da idade, a Fendi sempre consegue reinventar a forma de apresentar um clássico. Assim, podemos ver a bolsa em vários formatos, tecidos, cores e acabamentos. São quase 1.000 versões da Baguette.
Fatos e feitos ao longo dos 25 anos de história:
Ao completar 15 anos de história, em 2012, a Fendi comemorou o aniversário desse ícone fashionista com a “Baguettemania”. Um movimento que começou em Paris, com o lançamento de um luxuoso livro sobre a bolsa e também com a inauguração de um pop-up store na loja Colette.
Porém, esse movimento comemorativo seguiu-se por grandes cidades como Milão, Londres, Los Angeles, Tóquio e Brasil. Neste último, em 2013, foi inaugurada a primeira loja da Fendi e modelos da bolsa Baguette foram customizados por artistas brasileiros.
Mas, no desfile da Fendi, para as coleções outono inverno 2019/2020 a bolsa Baguette foi utilizada para quebrar de uma vez por todas as barreiras de gênero. Isso porque, ela foi utilizada nos desfiles masculinos da marca.
Assim, no ano de 2021, a marca lançou uma coleção de edições limitadas da Baguette, denominada “Hand in Hand”, em que técnicas artesanais de regiões italianas foram utilizadas nas bolsas.
E finalmente, no ano em que a marca completa seus 25 anos, em 2022, a grife italiana preparou muitas celebrações. A começar pela homenagem à Baguette no desfile de sua coleção primavera verão 2022/2023, na Semana de Moda em Nova York, em que a Fendi se uniu a Marc Jacobs para esse momento especial.
Ainda, com essa tendência dos anos 2000 super em alta, era de se esperar que a Baguette voltasse com tudo ao mercado. Apesar de que, ela de fato, nunca saiu dele. Independente das tendências do momento, o modelo sempre teve destaque e continuará brilhando por muitos anos.
E você, Fashionista, o que acha desse ícone da moda que há 25 anos conquista cada vez mais fãs por todo o mundo. Acompanhe todas as novidades sobre tendência, estilo, imagem e pessoal e moda no Instagram do Passaporte Fashionista.