Como ser mais criativo na moda
Se você ama assistir aos grandes desfiles de moda, ou aos eventos em que as personalidades e convidados capricham nos looks, com certeza você está buscando ser mais criativa na moda.
E esse universo é mesmo maravilhoso e cheio de inspirações para nós. Não importa se você vai a uma festa ou está querendo dar uma renovada nos seus looks de trabalho, sempre é possível ser mais criativo quando o assunto é moda.
Mas não pense que esse processo criativo é simples e fácil.
Muitas vezes vemos algo nas modelos de passarela, nos famosos em eventos ou até mesmo um editorial de moda em revista, e ficamos imaginando o processo de criação até chegar àquele resultado final incrível, não é?
Você já deve ter visto aqui no blog, ou mesmo no Instagram do Passaporte Fashionista que cada estilista segue uma linha de criação. Pois querem transmitir com suas peças e coleções sua essência, sua verdade, o que de fato acreditam ser importante.
Cada estilista tem seu traço e suas características bem definidas. E é isso que os tornam super especiais, únicos e marcantes.
E funciona assim para nós também. “Criar” nossos próprios looks (fugindo do óbvio e do que já estamos acostumados a usar) nem sempre é tarefa fácil.
Não basta se inspirar nos conteúdos de moda, é preciso saber se determinada roupa ou tendência ficará bem em você ou então como incorporá-la ao seu estilo.
Isso tem tudo a ver com a nossa imagem pessoal, e com o que queremos transmitir às outras pessoas. Por isso falamos tanto aqui da importância e razões de cuidar da imagem pessoal.
Mas voltando ao processo criativo, vamos abordar alguns tópicos nesse artigo para você aumentar sua criatividade na moda.
- Cercar-se de informações;
- Arquivo de referências;
- Buscar novas experiências;
- Desenhar suas próprias roupas;
- Observar outras culturas.
1. Cercar-se de informações:
O primeiro passo para você se tornar mais criativo é se cercar de muita informação importante para esse processo.
Essas informações de moda podem vir da sua família, das pessoas no seu ambiente de trabalho, amigos, revistas, blogs, redes sociais… O importante é aguçar seu olhar e “abrir sua mente” para as diversas possibilidades e referências.
Assistir a filmes e séries também nos ajudam nesse exercício. Que tal aproveitar nossa indicação de um filme e uma série de moda e assisti-los com um olhar voltado às inspirações de moda?
Se atente aos detalhes, ao contexto, aos sentimentos relacionados às propostas da série e do filme. Com certeza você terá muitas ideias legais para colocar em prática no seu dia a dia.
2. Arquivo de referências:
Quem nunca teve uma pasta virtual no celular ou no computador com um compilado de fotos inspiradoras? Sejam elas de decoração, um corte de cabelo, um acessório, cor de esmalte, um look incrível que você quer reproduzir um dia.
Ter essas referências guardadas é super importante no processo de tornar-se mais criativo na moda.
Você pode criar até um moodboard (traduzido como “quadro de humor”) com inspirações para um projeto pontual, como por exemplo uma festa de casamento ou formatura. O moodboard nesse caso traz inspirações de texturas, cores e combinações. Um exercício muito legal para a criatividade.
Mas se deseja algo mais simples, pode criar uma pasta de inspirações no seu celular ou até mesmo em aplicativos como o Pinterest (onde é possível salvar as imagens e mantê-las visíveis apenas para você).
E mais do que salvar inspirações que tem tudo a ver com você, com seu estilo, seria legal também ter algo um pouco mais ousado, para ir aos poucos incluindo algumas ideias nos seus looks.
3. Buscar novas experiências:
E não estamos falando aqui de fazer coisas muito drásticas ou fora da sua rotina. Talvez esse seja o tópico mais difícil e desafiador para aumentar sua criatividade na moda.
Experimente utilizar as peças e acessórios que você já tem, mas de outra forma. Pode ser um colar por cima de uma blusa de gola alta, ou incluir um sapato ou tênis colorido a um look mais básico.
Nessa etapa não precisa ser super disruptivo, mas é necessário um pouco de ousadia, sim! Sair do “seu óbvio” de todos os dias, da famosa zona de conforto.
Tentar coisas novas, misturar estampas, abusar dos mix de acessórios, um bolsa colorida, usar o cabelo de outra forma, investir em cores ao se maquiar. Mas lembre-se que tudo deve estar dentro do seu estilo pessoal, para que você esteja adequada às ocasiões e se sinta bem sempre.
Aproveite também nossas dicas de como ser mais elegante em 5 passos, para manter sempre sua imagem alinhada aos valores que quer transmitir.
4. Desenhar suas próprias roupas:
Além de garantir exclusividade no look, pois dificilmente alguém terá o mesmo tecido e modelo da sua roupa, você ainda exercita sua criatividade na moda.
Você poderá utilizar as referências de tudo que já viu, as pesquisas que realizou. Aproveite para soltar a imaginação e criar uma peça que é, de fato, a sua cara.
E o melhor de tudo, utilizar suas cores preferidas, os tecidos que tem melhor caimento para o seu tipo de corpo, as texturas, brilhos… tudo bem personalizado.
Chegou sua vez de “ser estilista” e criar quem sabe, até uma pequena coleção!
Mas se você não entende nada de desenho, não se preocupe, temos uma excelente indicação de curso para você aprimorar seu traço, soltar a criatividade e com certeza desenhar suas roupas.
Mesmo que nunca tenha feito um croqui antes, com toda certeza vai conseguir fazer o seu. Clique aqui para saber como, e começar agora mesmo! O resultado será surpreendente, se desafie!
5. Observar outras culturas:
Se tem uma coisa que é extremamente importante para desenvolvermos nossa criatividade é conhecer novas culturas.
Olhar para algo totalmente novo, fora dos nossos padrões diários. Isso abre nossos olhos e mente para o novo, para o diferente e é muito importante nesse processo criativo.
Se inspire nas cores, nas pessoas, nas roupas, na cultura de forma geral. Quantas culturas riquíssimas estão tão próximas de nós e nem fazemos ideia?
No Brasil mesmo, é impossível não se encantar com as cores, texturas e cultura popular. Um país tão diverso em fauna, flora, comidas e pessoas é uma excelente fonte de inspiração cultural. Aproveite toda essa riqueza para aumentar sua criatividade na moda.
E então, quais desses passos você vai incorporar na sua rotina? Quais você já faz?
Se já fazia algum deles, está no caminho certo para aflorar cada vez sua criatividade na moda e conseguir montar looks “capa de revista”.
Precisamos exercitar sempre nossa mente e olhar para o novo. Muitas vezes estamos cansados de vestir sempre as mesmas coisas, da mesma forma. É necessário pensar diferente, fazer algo de uma forma nunca antes foi feita.
Só assim vamos evoluir e aprimorar nossas habilidades e olhar criativo.
No Instagram do Passaporte Fashionista você acompanha de perto as grandes tendências do mundo da moda e é claro, muita cultura francesa.
Já nos segue por lá? É uma ótima fonte de informações, aproveite.