Copa do Mundo feminina e a moda
Você pode não gostar muito de futebol, mas com certeza ouviu falar bastante sobre ele no último mês. Independente de torcer ou não a Copa do Mundo feminina e a moda estiveram muito ligadas nos últimos tempos.
Dentro e fora dos campos as delegações de futebol arrasaram quando o assunto foi os uniformes. E é sobre essa influência e tendências que iremos falar neste artigo.
Aqui no blog e no Instagram do Passaporte Fashionista sempre abordamos tendências, dicas e as novidades do mundo fashion. E a Copa do Mundo feminina não poderia ficar de fora!
A seleção brasileira, por exemplo, teve seu uniforme para a apresentação oficial confeccionado sob medida pela Animale. Já a seleção feminina da Itália, teve seus uniformes desenhados por uma das grifes italianas mais renomadas, a Armani.
Mas, se você quer aprofundar ainda mais seus conhecimentos nesse universo fashionista, aproveite para conhecer os cursos de moda, tendências e estilo do Passaporte Fashionista. Uma experiência única, que transformará sua vida e carreira!
Além dos cursos de moda em Paris, há também a opção de aprender tudo sobre moda italiana e fashion design em Milão. Os cursos são totalmente em português, com certificado internacional e cheios de experiências práticas.
Copa do Mundo feminina e a moda:
Não é de hoje que eventos esportivos como a Copa do Mundo (Feminina e Masculina), e as olimpíadas têm um impacto significativo no mundo da moda. O mundo todo volta seus olhares para esses atletas e consequentemente para as tendências que são muitas vezes lançadas por eles nesse momento tão importante de suas carreiras.
Mas, não são apenas as roupas que influenciam as pessoas. Como sempre falamos aqui, a imagem pessoal é mais que o modo de se vestir, é a forma de se comportar, de tratar as pessoa, de se expressar.
Confira como a Copa do Mundo feminina e a moda podem influenciar e gerar impacto não apenas nos fãs de futebol, mas nas pessoas de modo geral.
- Equipamentos e Uniformes: um grande evento merece uma imagem bem construída, não é mesmo? Dessa forma, marcas esportivas se esforçam para tornar suas peças tendências fora do contexto do esporte. Enquanto outras marcas aproveitam o momento para ganharem visibilidade entre os fãs do esporte.
- Empoderamento Feminino: que a Copa do Mundo de Futebol feminino gerou grande impacto nesse empoderamento, ninguém tem dúvidas. Mas, o evento influenciou a moda a produzir roupas que representem esse poder das mulheres.
- Acessórios personalizados: seja nos treinos, na apresentação formal ou nos jogos é comum vermos acessórios personalizados como bonés, lenços, jóias e bolsas, incorporando cores de seleções ou temas relacionados ao futebol feminino.
- Mais inclusão: mulheres jogando futebol já é uma grande forma de inclusão e igualdade entre os gêneros. E com a Copa Feminina houve maior oferta de tamanhos e designs que atendam as diferentes culturas mundiais.
- Sustentabilidade na indústria da moda: já falamos nesse artigo sobre como identificar uma marca de moda sustentável. E as peças produzidas para a Copa do Mundo Feminina também aderiram à essa tendência.
Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina de Futebol:
A Copa do Mundo de Futebol Feminino é uma vitrine para o lançamento de tendências, novas ideias e propósitos e ainda fomentar a colaboração entre o mundo do esporte e da moda. E nesses quesitos a Seleção Brasileira desempenhou seu papel com excelência.
Esse ano as jogadoras brasileiras tiveram seu uniforme da apresentação oficial feito pela Animale. Mas é claro, tudo foi feito com a participação ativa de todo o time, o que resultou em um lindo uniforme de alfaiataria na cor azul pastel.
Além disso, a coleção desenvolvida para as atletas tem parceria com o projeto social do Rio de Janeiro, chamado Pretas em Campo. E ainda, os lenços usados por elas mostram o compromisso firmado com a marca sobre o projeto “Aterro Zero”, que irá até 2030 reaproveitar os resíduos têxteis.