Dicionário de Moda
Quem trabalha ou é aficionado pelo universo fashion com certeza domina muitos termos desconhecidos por muitas pessoas. Será que você é uma delas? Teste seus conhecimentos com nosso dicionário de moda.
No Instagram do Passaporte Fashionista e aqui no blog também sempre trazemos esses glossários fashion para enriquecer ainda mais seus conhecimentos sobre o assunto. Muitos dos termos que iremos abordar fazem parte do nosso cotidiano e outros são mais específicos de quem trabalha na área.
Mas, não importa o seu nível de conhecimento, assim como para fazer os cursos de moda do Passaporte Fashionista. Não há requisitos mínimos ou qualquer exigência, todos são muito bem vindos!
Somos uma empresa francesa especializada em ministrar cursos de moda para brasileiros. Em Paris temos cursos de estilo, tendências, mercado de luxo e até os profissionalizantes de consultor de imagem e coolhunting.
Já em Milão, o curso de moda italiana e fashion design é perfeito para quem quer desenhar seus próprios croquis e acredita não ser capaz. As aulas teórico-práticas possibilitam muito conhecimento, aperfeiçoamento e transformação.
Então, se deseja conhecer mais a fundo esse universo incrível das marcas e estilistas, não perca tempo. Faça como os mais de 4.000 alunos do Passaporte Fashionista e viva essa experiência incrível.
Dicionário de moda
Se você é leitor assíduo do Passaporte Fashionista, a maioria dos termos que falaremos não será de total desconhecimento. Mas, com esse artigo queremos que entenda mais a fundo cada termo ou conceito.
Confira então nosso pequeno dicionário de moda. E nos conte se tem algum outro termo que você gostaria de entender melhor o significado.
Termos de moda com a letra B
Be Fierce: em sua tradução literal, o termo da língua inglesa significa “seja feroz”. Essa expressão é utilizada para empoderar, encorajar e motivar as pessoas.
Mais importante do que seguir tendências ou regras é estar bem consigo mesma. É sentir-se bem, poderosa e preparada para enfrentar qualquer desafio.
Bodycon: outro termo em inglês, que destaca características do corpo das mulheres. Neste caso, é um estilo de vestimenta muito justo, que exalta as curvas femininas.
Mas, não é algo novo no mundo da moda. Esse estilo já foi muito popular nos anos 80 e 90, e segue em alta nos dias atuais.
Termos de moda com a letra C
Color Blocking: aqui é mais fácil identificarmos o significado do termo: bloco de cores. Essa tendência está muito relacionada à Moda Dopamina, que usa muitas cores contrastantes.
Consiste em usar roupas de cores vibrantes que geram contrastes, criando assim blocos sólidos no look. Sua origem data do século XX, mas desde os anos 60 faz sucesso entre os mais fashionistas.
Coolhunting: o Passaporte Fashionista lançou um curso incrível sobre essa profissão que está em plena ascensão no mundo da moda. Já conferiu o artigo que conta em detalhes o que esse profissional faz?
De forma geral, coolhunting refere-se ao processo de identificar tendências, novidades, inovações e novos comportamentos. Está muito ligado à indústria da moda, e o profissional que a exerce é chamado cool hunter.
Cut out: essa tendência vem aparecendo nos últimos desfiles das grandes Semanas de Moda. Uma peça “cut out” é aquela que apresenta pedaços do seu tecido cortados, deixando mais pele à mostra.
Assim, esses recortes deixam as peças mais modernas e sensuais. Já que formam desenhos em várias partes do corpo, ou aberturas em regiões específicas, como na barriga.
Termos de moda com a letra G
Girlie: outro termo da língua inglesa, que na tradução significa “garotinha”. Assim, ele faz referência a um dos 7 estilos de moda, o romântico.
São peças delicadas e femininas, em cores mais suaves e estampas pequenas. Floral, candy colors, babados e laços. Tudo o que remete a esse universo bem romântico.
Termos de moda com a letra H
Handmade: esse é bem comum, o famoso “feito à mão”. Muito utilizado para classificar produtos que foram feitos de forma artesanal, manualmente.
Geralmente são produzidos por artesãos, de forma bem particular e única. Algo que valoriza e agrega valor à peça.
Termos de moda com a letra K
Kitten Heels: nem alto, nem baixo. Os sapatos “kitten heels” são também conhecidos por “saltos de treinamento”.
Eles são finos e mais baixos, o que deixa a produção elegante e confortável. Um salto que pode ser usado do dia a dia, com aspecto mais jovial e refinado.
Termos de moda com a letra M
Maison: com certeza você já ouviu essa palavra francesa em algum desfile de Alta-Costura ou nas grandes Fashion Weeks. O termo significa “casa” e faz referência às grandes e famosas “casas de moda”, como Chanel e Dior.
Mary Jane: um estilo clássico de sapato, que é uma das grandes tendências da temporada. Tornou-se popular no início do século XX e seu design é inconfundível.
Apresenta bico arredondado, uma tira que transpassa todo o peito do pé, levando-o a ser fechado por uma fivela ou botão. Pode ter um salto baixo (geralmente salto bloco) ou ser rasteiro.
Minimalista: valorizar a simplicidade, o básico e a funcionalidade. O estilo minimalista (seja na moda, na arquitetura ou na vida) afasta o excesso e a ostentação.
Uma estética mais “clean” e refinada. São peças simples, bem cortadas e com cores neutras, de excelente caimento.
Must Have: algo que “devemos ter” ou ainda “precisamos ter”. Sendo mais direto, é algo queridinho por grande parte das pessoas, aquele item que está na lista dos desejos, sabe?
São itens muito desejados, populares ou de extrema funcionalidade. E você, tem algo que sonha em possuir ou realizar?
Termos de moda com a letra N
Navy: esse estilo é inspirado na moda dos marinheiros, o estilo náutico. Tem traços clássicos e atemporais, seja pelas cores utilizadas ou pelo padrão de listras, que é algo que nunca sai de moda.
As cores predominantes desse estilo são o azul marinho, vermelho e branco. Podendo ser complementado com acessórios e acabamentos dourados.
Termos de moda com a letra P
Preppy: teve sua origem nos Estados Unidos, no universo estudantil das escolas e universidades. Sua estética é clássica e formal, inspirada nos jovens da elite.
Saias de prega, camisetas com gola polo, suéteres, camisas brancas, gravatas. Todos esses elementos compõem o estilo Preppy.
Termos de moda com a letra Q
Quiet Luxury: mais um terço a ser traduzido, e aqui significa “luxo silencioso”. Um estilo mais delicado, sem ostentar logos enormes ou peças super chamativas.
Aqui o interessante é utilizar peças de boa qualidade e luxo, porém que não venham com esse “rótulo”. A qualidade e o minimalismo são essenciais para quem deseja essa estética mais refinada.
Termos de moda com a letra Y
Y2K: uma abreviação de “Year 2000”, já que o 2K significa 2000. Já falamos dessa tendência no blog, leia mais neste artigo aqui.
Por a moda ser cíclica, muitas tendências dos anos 2000 estão de volta. Por isso, ao ver essa sigla Y2K entenda que é algo que provavelmente você já viveu ou usou.