Estampa Tartan
A estampa Tartan é também conhecida como padrão Xadrez Escocês. Tem além de uma história rica um significado cultural expressivo, especialmente na Escócia, conheça mais sobre ela.
Mas, não confunda a estampa Tartan com a estampa Burberry. Ou ainda com outra famosa, a estampa Vichy, cada uma delas tem características, cores e padronagens diferentes.
Assim, a principal característica da estampa Tartan são as linhas horizontais e verticais de diferentes cores que se cruzam para formar um padrão distinto de quadrados e retângulos. Neste artigo, além de entender mais sobre a sua origem e história, queremos te inspirar a usá-la de forma fashionista.
E por falar em inspiração de moda, já conferiu o que há de melhor nesse universo no Instagram do Passaporte Fashionista? Moda, estilo, tendências, além de muita cultura e dicas incríveis de Paris e Milão você encontrará por lá.
Mas, se deseja aprender ainda mais, refinar seu estilo ou até mesmo fazer uma transição de carreira, o Passaporte Fashionista oferece cursos incríveis relacionados a eles. Confira o calendário completo de cursos para o ano de 2024.
Nossos cursos são de curta duração, sem pré-requisito, todos em português e com certificado internacional. Mais do que um curso, estudar com o Passaporte Fashionista é uma experiência única, de conhecer duas das principais capitais da moda mundial, Paris ou Milão e transformar sua vida.
Mais de 4000 alunos já se formaram conosco. Pessoas de várias partes do mundo, de diferentes carreiras e profissões, mas que sempre têm em comum o amor pela moda, estilo e cultura.
Te esperamos aqui ainda em 2024, para viver esses momentos conosco. E enquanto esse dia não chega, vamos falar da estampa Tartan.
Origem e história da estampa Tartan
Como já dissemos antes, a origem desta estampa é associada à Escócia, onde há séculos é super popular. Originalmente esse padrão era observado em tecidos como a lã, perfeito para afastar o frio da região.
As padronagens estavam associadas aos diferentes clãs escoceses e regiões geográficas. Desta forma, os clãs eram identificados pelas roupas que usavam, especialmente o kilt, que é a “saia” escocesa.
Mas, nem sempre a estampa Tartan teve seu uso de forma livre. Sim, no século XVIII o governo britânico proibiu seu uso como forma de suprimir a expressão cultural. Isso perdurou até o século XIX, após a visita do rei George IV à Escócia que utilizou a estampa.
No século XX, a estampa Tartan transcendeu suas raízes culturais escocesas e foi adotada por pessoas do mundo todo. Renomados designers de moda, influenciadores e celebridades passaram a usar a estampa de uma forma reinterpretada, como símbolo de rebeldia.
A estampa Tartan na moda e na atualidade
Desde sua reinterpretação no século XX, a estampa é utilizada em várias peças. Desde roupas casuais, acessórios, bolsas até as peças de alta-costura.
É uma padronagem que aparece de forma regular em várias tendências de moda, especialmente nas estações mais frias como o outono e inverno, por remeter ao aconchego e estilo clássico. E você, Fashionista, gosta dessa estampa?
Mas, atualmente, a estampa Tartan não está restrita às cores e padrões tradicionais. Assim como seus padrões, que representam diversas causas, organizações e locais.
Como usar a estampa Tartan
A estampa Tartan, com suas linhas marcantes e variedade de cores, pode ser bastante versátil e um ponto de destaque em qualquer guarda-roupa. E te ajudaremos a combiná-la com outras peças para criar um look fashionista.
1. Escolha correta das cores
Escolha uma cor que predomina no padrão Tartan e use-a como base para as outras peças do seu look. Por exemplo, se a peça contém verde e azul, você pode escolher uma dessas cores para suas outras roupas, como uma camiseta ou um suéter.
2. Cores neutras para um look elegante
Preto, branco, off, cinza, marinho e bege complementam muito bem a estampa Tartan sem competir com ela. Um casaco Tartan pode ser elegantemente combinado com uma calça de jeans preta ou uma saia cinza.
3. Na dúvida, vá de jeans
Que o jeans é uma peça quase obrigatória no guarda-roupas de toda mulher, você já sabe. Especialmente para quem deseja ter uma armário cápsula.
Mas, no caso da estampa Tartan, ele equilibra perfeitamente o look tornando-o casual e fashionista ao mesmo tempo. Quer uma produção mais formal, opte por uma modelagem de jeans mais estruturada.
4. Terceira peça
Utilizar a estampa Tartan em terceiras peças rende um look super contemporâneo e equilibrado. Uma camisa dessa estampa por cima de um suéter de cor sólida é a pedida perfeita para os dias mais frescos.
5. Acessórios, bolsas e sapatos
Para quem deseja um toque de estilo sutil com a estampa Tartan os acessórios, bolsas e sapatos são perfeitos. Dessa forma é possível brincar com a estampa, adicionando um toque de estilo sem que ela domine o visual.
O Tartan continua sendo uma estampa muito amada e culturalmente rica, representando uma ponte entre tradição e moda contemporânea. Ele exemplifica como um padrão têxtil pode carregar significado histórico profundo enquanto permanece extremamente relevante no design de moda global.