Estampa Vichy, atemporal e elegante

Para as amantes de produções clássicas e fashionistas, conheça a estampa Vichy, atemporal e elegante. Pode ser encontrada em várias cores, tirando qualquer look do básico. 

Se você gosta de experimentar novas combinações, e usar a criatividade em suas produções, a estampa Vichy é perfeita. E isso independente do seu estilo predominante, neste artigo aqui nós te ajudamos a descobrir o seu.  

Mas, antes de falar como utilizá-la vamos contextualizar um pouco sobre sua história. A estampa Vichy é também conhecida como “padrão gingham”, você sabia? 

Estampa Vichy, atemporal e elegante
Foto: Pexels

É uma estampa com quadriculado grande, composta por linhas verticais e horizontais, geralmente da mesma cor e sob um fundo branco. Apesar de parecer um xadrez, a Vichy traz uma mensagem de simplicidade e elegância. 

Ter uma peça com a estampa Vichy, atemporal e elegante é estar sempre na moda. Isso porque ela dificilmente cairá no esquecimento do mundo fashion, estando sempre presente nas passarelas e também nas ruas. 

E por falar em tendência, conhece alguém que é apaixonado por tudo que acontece no universo fashion? Se a resposta for sim, ela precisa conhecer os cursos de moda do Passaporte Fashionista. 

São cursos de moda em Paris e também cursos de moda em Milão. Sempre mostramos um pouco do que acontece neles lá no Instagram do Passaporte Fashionista, você já nos acompanha?

Estampa Vichy, atemporal e elegante

Com sua possível origem associada à cidade francesa de Vichy, a estampa se popularizou em todo o mundo nos anos 1950. Mas sua origem data do século XVII, na cidade que lhe dá o nome, famosa por produzir tecidos de algodão em padrões quadriculados. 

Mas, uma curiosidade sobre a estampa é que ela era utilizada em roupas de cama e toalhas de mesa. E só após a diva Brigitte Bardot passar a utilizá-la em roupas e acessórios que ela tornou amplamente observadas nestas peças também. 

Atualmente vemos a estampa em todos os tipos de peças de vestuário, dos vestidos aos sapatos. Isso por conta de sua versatilidade e atemporalidade, adaptando-se aos diferentes estilos, gêneros, idades e ocasiões. 

Porém, não é porque ela é um sucesso no vestuário feminino e masculino que deixou de ser utilizada de outras formas. Ainda vemos muita decoração na estampa Vichy, o que traz um toque de aconchego para os ambientes. 

Curiosidades sobre a estampa Vichy

Muitas são as curiosidades acerca dessa estampa tão querida e fashion. Confira algumas delas e também formas de deixar seu look mais estiloso utilizando-a. 

  1. Origem francesa: como já dissemos, a estampa tem esse nome devido à cidade de Vichy, na França. Lá eram produzidos muitos tecidos de algodão com padrões quadriculados. 
  2. Cultura americana: mas, muitas pessoas acreditam que a estampa tem origem americana, por conta das famosas “toalhas de piquenique”. Ela tem, sim, grande associação com a cultura country americana, mas continua sendo uma estampa de origem francesa. 
  3. Vestido de casamento: foi nos anos 50 que a estampa obteve seu sucesso mundial. Tudo porque Brigitte Bardot se casou com um vestido na padronagem, nas cores rosa e branco. 
  4. Feminilidade: apesar de ser uma estampa xadrez, que geralmente é associada às estações mais frias, o Vichy é super feminino e alegre. Com uma gama de cores e tamanhos dos quadriculados, a estampa traz um toque romântico e feminino ao look. 
  5. Alta costura: mais do que as celebridades e artistas, os grandes designers da alta costura também aderiram a essa estampa elegante e atemporal. Yves Saint Laurent, Coco Chanel e Christian Dior utilizaram Vichy em suas coleções. 

Como usar a estampa Vichy

Aqui no blog já falamos de várias outras estampas e inspirações de como utilizá-las. Inclusive, confira aqui como usar estampas de forma mais elegante neste artigo. 

Sobre a estampa Liberty, falamos aqui. E uma outra estampa não muito conhecida, mas igualmente linda é a estampa Toile Jouy.  

Mas, voltando a falar da estampa Vichy, ela se adapta a várias peças do vestuário, além de itens de decoração e para a casa. Também é bem fácil encaixá-la dentro dos sete estilos universais de moda. 

Vamos então às opções de uso para te inspirar nas produções. E não se esqueça de que mais importante do que a roupa que está vestindo, é estar bem consigo mesma, gostar da imagem que vê no espelho, amar a pessoa que você se torna a cada dia. 

  1. Vestidos: um clássico que nunca sairá de moda. Seja em um estilo mais verão com alças finas e comprimento mais curto, ou então os midi, com cintura marcada que são mais sofisticados e formais. 
  2. Saias: escolha certeira para quem deseja um look bem feminino. Escolha um modelo mais rodado para um visual mais romântico e vintage ou uma saia lápis se quiser parecer mais formal. 
  3. Camisas: uma peça super necessária no closet de toda mulher. E se for na estampa Vichy, torna-se um item para ser passado para as próximas gerações. 
  4. Moda praia: quer um visual bem retrô e fashionista? Aposte em biquínis ou maiôs com a estampa Vichy. 
  5. Acessórios: bolsas, sapatos, lenços, bandanas. Um acessório com essa padronagem de estampa faz com que a produção fique muito mais interessante. 

Mas, lembre-se sempre, Fashionista, que o grande segredo para arrasar usando a estampa Vichy está no equilíbrio. Uma peça dessa padronagem deve ser combinada com outras peças em cores sólidas e que tenham concordância. 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

E-book gratuito
GUIA DEFINITIVO: Como descobrir o seu estilo e transmitir a imagem que deseja!
Overlay Image
E-book gratuitoGUIA DEFINITIVO: Como descobrir o seu estilo e transmitir a imagem que deseja!
Overlay Image