Estilo pessoal, dicas para descobrir o seu

Se tem um assunto que adoramos abordar aqui no blog e também no Instagram do Passaporte Fashionista é estilo pessoal. Esse autoconhecimento é capaz de transformar vidas, aumentando a autoestima, coragem e confiança das pessoas. Por isso saiba tudo sobre estilo pessoal, dicas para descobrir o seu.

Mas, nem sempre é fácil fazer essas descobertas e ter esse “despertar” para sua própria imagem pessoal e estilo. Por isso, o Passaporte Fashionista oferece cursos presenciais sobre esses e outros temas! 

São mais de 4000 alunos formados por nós, seja nos cursos de moda de Paris ou menos nos cursos de moda italiana em Milão. Alunos esses que tiveram mais do que aprendizado na teoria e na prática, tiveram suas vidas pessoais e profissionais transformadas depois dessa experiência exclusiva.

A importância de conhecer seu estilo pessoal: 

Descobrir seu estilo pessoal é uma tarefa importante para a construção de sua identidade e imagem pessoal. É por meio desse conjunto de fatores que transmitimos nossa personalidade por meio de suas roupas e acessórios. 

Por isso é tão importante cuidar da nossa imagem pessoal. Muitas pessoas têm dificuldade em definir seu próprio estilo, mas com algumas dicas simples, é possível fazer melhores escolhas e sentir-se mais confiante.

Saiba então, tudo sobre estilo pessoal, dicas para descobrir o seu. 

  1. Conheça a si próprio
  2. Busque inspirações e referências
  3. Saia da zona de conforto
  4. Peças-chave e de qualidade

É claro que há muitas maneiras de alcançar esse autoconhecimento e ela pode acontecer com o tempo. Todos tem estilo, mas muitos demoram anos até entender de fato, qual a sua grande essência.

1. Conheça a si próprio:

O primeiro passo para descobrir seu estilo pessoal é conhecer a si mesmo. Isso envolve entender suas preferências, suas características pessoais e seu estilo de vida.

Não é porque uma nova tendência foi lançada e você achou incrível, que deverá usar.  Faça uma análise do seu guarda-roupa e identifique quais peças você mais gosta de vestir e entenda os motivos.

Geralmente essa observação nos mostra muito sobre nossa rotina, hábitos e costumes. Observe se você prefere roupas mais formais ou casuais, se gosta de cores vibrantes ou neutras, se prefere peças mais justas ou mais largas.

Além disso, leve em consideração sua personalidade e estilo de vida. Se você é uma pessoa mais discreta e prefere um estilo mais minimalista, por exemplo, pode optar por roupas mais básicas e neutras. Já se você é uma pessoa mais extrovertida e adora chamar atenção, pode optar por peças mais coloridas e estampadas. 

Mas, não se esqueça de levar em conta o ambiente em que você vive e trabalha, para escolher roupas adequadas a cada situação. Sendo seu estilo ou não, muitos empregos exigem um “dress code” específico. 

2. Busque inspirações e referências:

Sabe aquela frase “nada se cria, tudo se transforma”!? Pois na moda acontece o mesmo, especialmente quando pensamos em estilo e imagem pessoal.

Uma ótima forma de descobrir seu estilo pessoal é buscar inspirações. Você pode encontrar referências em revistas de moda, blogs, redes sociais e até mesmo em pessoas que você admira. 

Mas, não basta apenas admirar, é necessário observar e entender o que te chama a atenção nelas. Analise as peças que usam, as combinações que fazem, as cores que escolhem e como isso impacta na imagem delas.

No entanto, tenha em mente que não é necessário copiar o estilo de outras pessoas. Elas devem ser usadas como referências para criar seu próprio estilo.

Escolha aquelas peças que mais gostou e pense em como poderia combiná-las com outras roupas que já possui. Assim, você pode criar looks únicos e que reflitam sua personalidade.

3. Saia da zona de conforto: 

Uma forma de descobrir seu estilo pessoal é experimentando novas peças de roupa. Às vezes, você pode estar preso em um estilo que não reflete mais quem você é. 

Por isso, saia da zona de conforto e ouse experimentar novas roupas, fazer combinações que poderiam parecer improváveis.  

Visite lojas de roupas que você normalmente não frequenta e experimente peças diferentes. Pode ser que você encontre uma roupa que nunca havia pensado em usar antes, mas que fica incrível em você. 

4. Peças-chave e de qualidade:

Por fim, é importante lembrar que seu estilo pessoal não está apenas nas roupas que você usa, são suas ações, a forma como você trata as pessoas e também se comporta. 

Mas, quando pensamos nas roupas, devemos prezar por peças de qualidade e que são curingas em nosso closet. Invista em peças de qualidade, que tenham um bom caimento e sejam feitas com materiais duráveis. 

Além disso, peças de qualidade tendem a durar mais tempo, não cairem em desuso e manter sua boa aparência por mais tempo também. O que significa economia de dinheiro e prezar pela sustentabilidade na moda. 


Lembre-se Fashionista, de que a moda é uma forma de expressão pessoal, e seu estilo deve refletir quem você é e como você se sente. Com o tempo você pode refinar ainda mais seu estilo pessoal e criar looks únicos e que sejam verdadeiramente seus.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

E-book gratuito
GUIA DEFINITIVO: Como descobrir o seu estilo e transmitir a imagem que deseja!
Overlay Image
E-book gratuitoGUIA DEFINITIVO: Como descobrir o seu estilo e transmitir a imagem que deseja!
Overlay Image