História do lenço de seda
Entender mais sobre a história do lenço de seda é viajar na história e em várias culturas. Tido como um símbolo de requinte, ele carrega séculos de história, desde as cortes imperiais da China até as passarelas das principais capitais mundiais da moda.

Mais do que um acessório, é uma tela que conta histórias de luxo, estilo e criatividade. Atualmente o acessório tornou-se queridinho entre os fashionistas, por isso vamos te contar a história do lenço de seda, além de dicas de como usá-lo de forma elegante e original.
Mas, para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em moda, estilo e tudo o que envolve a indústria da moda, precisa conhecer aqui os cursos presenciais do Passaporte Fashionista. São cursos ministrados totalmente em português, para turmas reduzidas em Paris e Milão, e ao final, um certificado internacional de conclusão.
Em Paris, estude sobre Estilo, Tendências e Mercado de Luxo, aprendendo na prática os segredos das francesas. E em Milão, o curso oferecido é sobre Moda Italiana e Fashion Design, que prepara todos os alunos para desenharem seus próprios croquis.
Mas, temos opções profissionalizantes para quem já trabalha na área ou quer fazer uma transição de carreira. Os cursos profissionalizantes oferecidos pelo Passaporte Fashionista são: Consultoria de Imagem/Personal Stylist e Coolhunting e Pesquisa de Tendências.
A jornada do lenço de seda
A seda foi descoberta na China por volta de 2700 a.C., era tão valiosa que foi protegida como segredo imperial. No século XIII, mercadores da Rota da Seda levaram o tecido à Europa, onde lenços adornavam a nobreza, como a rainha Maria Antonieta.
Mas, foi somente em 1937, que a Hermès lançou seu primeiro lenço de seda, o “Jeu des Omnibus”, transformando-o em arte com estampas exclusivas. Outras grifes, como Gucci, Dior e Ferragamo, seguiram, incorporando lenços em suas coleções icônicas.
Atualmente o acessório reina com estampas barrocas, florais oversized e tons como Mocha Mousse (cor do ano 2025 escolhida pela Pantone), verde e também tons de vermelho e vinho, como vistos em desfiles da Gucci e Dior. E por serem muito versáteis, a história do lenço de seda será longeva.
Podem ser usados como tops, adornando a cintura em passantes de cinto, como xale nas costas, amarrados nos cabelos, como bandana, nas alças de bolsas. Um acessório que permite muitas possibilidades, basta criatividade e ousadia.
Formas originais e elegantes de usar o lenço de seda
O lenço de seda é muito versátil, como já dissemos, mas usá-lo de forma criativa faz toda a diferença. Confira três ideias incríveis para elevar suas produções com ele.
- Como top/cropped: transforme um lenço quadrado grande em um top/cropped, dobrando-o em triângulo e amarrando nas costas ou ombros. Um lenço Hermès floral com calça de alfaiataria cria um look boho-chic para ocasiões mais despojadas.
- Como pulseira: uma dica simples e fácil é enrolar um lenço pequeno no pulso, amarrando com um nó delicado, para um toque de cor. Se o look for monocromático ou em tons neutros, abuse das estampas barrocas e coloridas no lenço.
- Detalhe em chapéu ou cinto: para um passeio no campo ou praia, amarre um lenço em um chapéu de aba larga ou use-o como cinto no passante da calça ou short. Para um visual ainda mais fashionista, usar o lenço lateral (dobrado em formato de triângulo) sobre um vestido fluido faz toda a diferença.
Como transformar seu look com o lenço
O lenço de seda é um investimento em estilo e versatilidade. Ele adiciona sofisticação aos looks mais simples, como jeans e camiseta, e reflete personalidade através de estampas únicas.
Mas, estudos apontam que acessórios elevam a confiança, e a textura luxuosa da seda cria uma aura de elegância. Além disso, é “sustentável”, já que uma única peça pode ser usada de infinitas formas, alinhando-se à moda consciente.
Independente do estilo pessoal, o lenço é a escolha de quem valoriza impacto com propósito. E ele é visto nas grandes capitais mundiais da moda, seja nas passarelas ou nas vitrines e ruas.
Com os cursos presenciais do Passaporte Fashionista você aprenderá truques de estilo, história da moda, além de entender o que há por trás das maiores grifes do mercado de luxo. E isso faz com que adeque o seu estilo às tendências e aos grandes estilistas de forma única e personalizada.
O lenço de seda é uma ponte entre história e modernidade, conectando você à elegância das grandes maison de Paris e Milão. Use este acessório que é um ícone de estilo e elegância para criar looks únicos e sofisticados.
E não deixe de acompanhar o Instagram do Passaporte Fashionista para inspirações diárias e também ficar por dentro das tendências e de tudo o que acontece em nossos cursos de moda. Acreditamos que o conhecimento é capaz de transformar vidas, e queremos fazer parte da sua transformação!