Consultoria de imagem e inteligência artificial
Durante o período da pandemia o mundo evoluiu muito quando falamos de tecnologia. E no mercado da moda vimos várias dessas aplicações, por isso, hoje falaremos sobre consultoria de imagem e inteligência artificial.
Soluções, aplicações e novas propostas surgiram nesses três anos de pandemia. Todos tiveram que se reinventar e a inteligência artificial veio para ficar, estando presente em desfiles e coleções de grandes grifes.
Mas, o que para muitos é um grande avanço, para outros pode ser visto como uma ameaça. E é sobre isso que vamos tratar nesse artigo, como a consultoria de imagem e inteligência artificial (IA) podem ser aliadas!
Há quem dizia que a popularização da internet acabaria com os jornais impressos e livros, mas isso não aconteceu. Assim como que a tecnologia seria inimiga das salas de aulas.
E não foi isso o que aconteceu. Os avanços tecnológicos vieram para agregar mais conhecimento e chegar em locais onde antes não era possível.
Veja o exemplo do Passaporte Fashionista, que é uma empresa francesa especializada em cursos de moda para brasileiros. Hoje é possível fazer um curso de imagem e estilo em Paris ou mesmo de fashion design e moda italiana em Milão, organizando tudo de forma remota!
Se essa não é a sua realidade nesse momento, há ainda a possibilidade de fazer um curso de moda online. Não há como negar que a tecnologia aproximou as pessoas, as empresas dos clientes e democratizou o acesso às informações.
Inteligência artificial e o mercado da moda:
A inteligência artificial tem feito avanços significativos e pode ser útil em muitas áreas, incluindo a moda. Muitas marcas de moda estão começando a explorar o uso da inteligência artificial em suas operações. Além disso, vimos nas grandes semanas de moda, como na Paris Fashion Week SS 23, marcas como a Lowe utilizando essa tendência. Apresentando roupas “pixeladas” no meio do desfile, a marca surpreendeu a todos com tanta tecnologia e inovação.
Confira outras marcas que estão fazendo uso de tecnologia como aliada no mercado da moda.
1. Burberry: A marca tem utilizado a IA em suas estratégias de marketing e varejo. Eles implementaram recursos como chatbots e assistentes virtuais para melhorar a experiência do cliente e fornecer informações sobre produtos, tendências e estilo.
2. Tommy Hilfiger: Outra marca que tem utilizado a inteligência artificial a seu favor. Em sua coleção de moda Adaptive, que foi projetada para pessoas com deficiências físicas, eles usaram a IA para melhorar o design das roupas, tornando-as mais funcionais e adaptáveis às necessidades dos usuários.
3. Farfetch: A plataforma de moda online Farfetch utiliza a tecnologia para melhorar a experiência de compra dos clientes. Isso é feito com o uso de dados para fornecer recomendações personalizadas, segmentar os clientes com base em seus perfis de estilo e comportamento de compra, e prever tendências de moda.
4. H&M: Por fim, a rede de varejo H&M tem utilizado a IA para analisar dados de vendas, comportamento do consumidor e feedbacks de produtos. Isso tudo, a fim de prever tendências de moda e otimizar a produção e distribuição de roupas.
Consultoria de imagem e inteligência artificial:
Agora que já falamos de como a IA pode ser importante para o mercado da moda, falaremos de como a consultoria de imagem e inteligência artificial também andam juntas.
Mas, a consultoria de imagem e estilo envolve mais do que apenas seguir tendências e recomendar roupas. Requer uma compreensão profunda da individualidade e da personalidade, rotina e essência de cada cliente.
Assim, uma consultora de imagem é capaz de criar conexões emocionais com seus clientes, entendendo suas preferências pessoais, seus objetivos e seus estilos de vida. E essas habilidades interpessoais e a capacidade de entender a emoção e o contexto são aspectos que a inteligência artificial tem dificuldade em replicar.
Além disso, o papel dessa profissional envolve interações humanas, como o atendimento individualizado, a observação do cliente em diferentes contextos e a capacidade de adaptar recomendações com base em feedbacks em tempo real. Embora a inteligência artificial possa auxiliar na seleção de roupas com base em preferências e tendências de moda, é improvável que as substitua.
Considerações finais:
A experiência humana, a empatia, a compreensão contextual e a capacidade de se adaptar a cada cliente são elementos que tornam a consultoria de estilo única e valiosa. Por isso, mesmo com os avanços tecnológicos, essas profissional não perderá sua função.
Mas, a inteligência artificial veio para auxiliar, assim como em várias outras profissões e carreiras. Ela é uma ferramenta complementar, mas não substitui os cursos e atualizações que essas profissionais necessitam ter em seu currículo.
Se você deseja seguir nessa carreira, saiba que o Passaporte Fashionista oferece um curso profissionalizante de Personal Stylist e Consultora de Imagem. Basta clicar aqui e conferir as turmas com vagas disponíveis.
Além disso, em nosso Instagram sempre trazemos novidades sobre o mundo da moda, mercado de luxo e muitas dicas de Paris e Milão. Não deixe de nos seguir por lá também!