O que é o estilo Preppy
Ainda não conhece o Estilo Preppy? Descubra suas cores e características e o porquê dele estar em alta na atualidade!
Super querido pela geração Z, o Estilo Preppy é cheio de características que contrastam passado e futuro. Nesse post vamos te contar:
De onde vem o estilo Preppy
A palavra Preppy tem origem do inglês, e começou como uma gíria para definir os universitários mais abastados dos Estados Unidos.
No país, as universidades mais conceituadas são as privadas, principalmente às pertencentes ao grupo chamado Ivy League ( como por exemplo: Harvard, Columbia e Yale)
Para entrar nessas universidades, além de histórico escolar exemplar, o candidato precisa passar por testes e existe toda uma preparação para as entrevistas. Portanto, existem cursos preparatórios para essa entrada na universidade, em inglês: preparatory courses.
É daí a origem do termo ”preppy”.
Os estudantes que participavam desses cursos e ingressavam nessas universidades super seletas (lembrando que essas faculdades não são nada baratas!), reutilizavam as roupas dos pais para ir às aulas.
Prezando pela tradição do ensino superior, o ambiente da universidade pedia decoro e formalidade nas vestimentas. Como já falamos, os estilos de roupa tem poder de influenciar o olhar do outro sobre nós, e era justamente isso que acontecia com os alunos dessas universidades.
Com as regras de vestimentas condecoradas, de marcas refinadas e em cores sóbrias, as universidades usaram a imagem pessoal dos alunos como uma forma de remeter seriedade, responsabilidade e exclusividade às instituições.
Como criar looks Preppy
Gola polo, sobreposições, camisas, saias plissadas, tons pastéis, muito cinza e azul petróleo… essas são as principais características do Preppy Style!
Para quem quer uma inspiração nas séries de TV, Blair Waldorf, de Gossip Girl e o filme As Patricinhas de Beverley Hills contam com super embaixadoras desse estilo.
Além das marcas clássicas por integrarem esse estilo, Tommy Hilfiger e Ralph Lauren, é possível explorar o estilo Preppy de outras formas – não necessariamente ligado à roupas caras.
Atente-se à silhuetas e caimentos
Para o estilo Preppy, você pode optar tanto pelas silhuetas mais clássicas ou trazer traços do estilo romântico aos seus looks, com a escolha de saias, vestidos e modelagens plissadas.
Na hora de escolher as silhuetas, saiba equilibrar a quantidade de pele à mostra.
Se o comprimento for curto em baixo, suba o decote. Como no estilo Preppy as golas não são comumente decotadas, compensa mostrar pele nos braços e pernas.
Peças alfaiadas garantem conforto e ótimo caimento, além de serem adaptáveis às mais diversas ocasiões.
Se você prefere uma pegada mais esportiva, os vestidos e sais de tênis podem te ajudar a quebrar a seriedade do look Preppy, além de serem femininos e confortáveis.
Saiba quais cores funcionam nesse estilo
Para o estilo Preppy, a paleta de cores contempla, principalmente, os tons terrosos, pastéis e as cores mais sóbrias.
O azul-marinho é um clássico Preppy, e não pode faltar nesse estilo.
Nos tons pastéis, dê preferência aos rosas e azuis para looks divertidos. Lãs e suéters nesses tons são uma forma de brincar com o estilo.
Para os tons terrosos, opte por blazes e calças. Além de serem cores fáceis para combinar, são clássicos. Ou seja, vai ser fácil encontrar para comprar em várias lojas, nos mais diversos tamanhos.
Outra opção é criar looks monocromáticos nos tons terrosos. Terninhos, vestidos, conjuntos… a lista é longa!
O mesmo vale para as bolsas. Em tons clássicos como o preto e o marrom, são práticas para combinar nos mais diversos estilos e vão cair super bem no Preppy.
Temos aqui no blog um artigo que te ajudará a ser mais elegante em 5 passos. Cabe muito bem em qualquer estilo, mas especialmente no Preppy!
Dê preferência a estampas clássicas
Para criar looks Preppy, as estampas serão sempre discretas e pequenas.
Por exemplo, a risca de giz e o xadrez em cores sóbrias.
Outros elementos da estamparia, como os bordados, também são super bem-vindos!
Os brasões dos uniformes ingleses, uniformes estes que serviram de inspiração para a criação do estilo Preppy, são muito usados nos looks.
As sobreposições estarão à seu favor
Saber como combinar coletes, camisas formais, suéters, meias e blazers conta muitos pontos para um bom look Preppy!
Por ser um estilo clássico, as fórmulas fashion vão funcionar super bem.
Por exemplo, a camisa abotoada até o pescoço + suéter ou colete de gola redonda.
Outra opção de sobreposição é usar o blazer como terceira peça. Para dar um toque de modernidade, porque não escolher um blazer oversized, arrematando o look com uma sobreposição que mistura o melhor do clássico e do moderno?
Logomania
Logomania é o nome da tendência dada às estampas que as marcas injetam nas roupas, a fim de serem reconhecidas.
Seja em pequenos brasões bordados, em tecidos totalmente estampados com logos ou as logos grandes bordadas nos centros da camisa, a logomania vem forte no estilo Preppy.
Aposte nos clássicos
Alguns itens são indispensáveis para esse estilo e você pode apostar sem medo:
- Blazers
- Gola rolê
- Saias plissadas
- Suéters
- Mocassins
- Lenços
- Alfaiataria
Uma opção é escolher uma dessas peças, de preferência em estampas lisas, e começar a montar o restante do look com base nelas.
Gostou do conteúdo, Fashionista? Queremos saber se você já utilizou algo dessa tendência mesmo sem saber que se tratava da Preppy.
E também não deixe seguir o Passaporte Fashionista no Instagram para não perder nenhuma novidade do mundo da moda, tendências, mercado de luxo e é claro, dicas exclusivas de Paris!