Tudo sobre a estampa Toile de Jouy
Uma das grifes de luxo mais amadas pelas fashionistas tem pautado suas coleções nessa estampa clássica. Saiba tudo sobre a estampa Toile de Jouy neste artigo.
Delicadeza, classe e refinamento. Essas podem ser as palavras que mais caracterizam a estampa Toile de Jouy, muito utilizada por Maria Grazia Chiuri, diretora criativa da Dior.
A estampa geralmente apresenta-se em fundo branco, off ou bege. Retratando cenas e detalhes do estilo campestre ou clássico, nas cores preto, vermelho, azul ou verde.
Falar sobre mercado de luxo, tendências, estilo e cultura é sempre maravilhoso. Aqui no blog ou no Instagram do Passaporte Fashionista você encontra tudo isso e ainda, dicas de cidades que são consideradas as capitais da moda.
Mas, para quem deseja se aprofundar nesses temas, ou ainda, fazer uma transição de carreira para o mundo fashion, temos cursos completos de curta duração. Há opções para quem deseja aprender sobre imagem e estilo, tendências e tornar-se um personal stylist e também para quem deseja estudar moda italiana e fashion design em Milão.
Então, se você quer saber mais sobre essa estampa linda, que tem origem datada do século XVIII, aproveite esse artigo. E assim, conheça tudo sobre a estampa Toile de Jouy.
História da estampa Toile de Jouy:
Em francês “Toile” significa tela. E é exatamente isso que a estampa representa uma “tela” que retrata cenas de determinada época. Nesse caso, como sua origem se deu no século 18, as imagens retratadas fazem referência a cenas campestres e pastoris.
O nome da estampa vem de “Jouy-en-Josas”, que é uma cidade francesa onde o mesmo começou a ser fabricado. Foi graças a Christophe-Philippe Oberkampf, um empresário do ramo têxtil que a estampa se popularizou em todo o mundo.
Isso porque, Oberkampf apesar de ter nascido na Alemanha, abriu uma fábrica de tecidos na cidade de Jouy-en-Josas. Sendo sua produção inicial feita através da impressão em blocos de madeira para criar os padrões que se viam nos tecidos.
Atualmente não se produz mais o tecido dessa maneira, claro. Há técnicas modernas e que otimizam esse processo, mas nem por isso a estampa Toile de Jouy deixou de ser um sucesso.
Características da estampa Toile de Jouy:
A delicadeza é marca registrada da estampa, pois além das cenas leves que se encontram no tecido, as cores também remetem a isso. Com fundos claros como o branco, off e bege.
Algo que chama a atenção e torna a estampa Toile de Jouy muito sofisticada é a riqueza de detalhes nas representações. E também os tecidos em que essa estampa geralmente é vista, algodão e linho.
Ela tornou-se muito popular na Europa e depois disso também ganhou o mundo. Confira algumas características marcantes da estampa e aprenda a identificá-la.
- Estampa Monocromática: como já dissemos, o fundo geralmente é claro e utilizando-se cores únicas nas estampas. As cores mais trabalhadas são o preto, vermelho, azul e o verde.
- Cenas Detalhadas: as cenas impressas nos tecidos mostram muitas vezes a rotina de determinadas épocas. Podem mostrar os pastores na natureza, cenas históricas e até mitológicas.
- Estilo Atemporal: seja pelas cores utilizadas ou pela riqueza e delicadeza dos detalhes, essa estampa é considerada atemporal. Um clássico que nunca sai de moda e é sempre elegante e refinado.
- Versatilidade: não apenas em roupas a estampa Toile de Jouy é encontrada. Podemos observá-la em sapatos, bolsas, cortinas, estofados e até papel de parede.
- Narrativa Interessante: as cenas retratadas na estampa Toile de Jouy não são cenas aleatórias ou desconexas. Elas contam uma história ou mostram momentos interessantes que merecem ser apreciados.
Marcas de moda de utilizam a estampa:
Por ser uma estampa atemporal e clássica, muitas grifes do mercado de luxo utilizam-a em suas coleções. Seja nas coleções de alta costura ou na prêt-à-porter.
Mas, para tirar todas suas dúvidas confira algumas das marcas que tem a estampa Toile de Jouy em suas coleções.
- Dior: delicadeza e refinamento são pontos marcantes da grife francesa. E a estampa Toile de Jouy não ficaria de fora de suas coleções.
- Louis Vuitton: mais uma marca francesa, clássica, elegante e atemporal que já utilizou a estampa. Nesse caso, ela foi utilizada em acessórios como bolsas e lenços.
- Versace: uma grife nada básica, mas que também se rendeu aos encantos da estampa. Mesmo sendo algo clássico, a Versace consegui encaixa-la em seus designs criativos e extravagantes.
- Gucci: aqui a estampa ganhou uma abordagem mais contemporânea.
- Comme des Garçons: outra marca francesa, que é conhecida por sua abordagem inovadora. A estampa Toile de Jouy foi utilizada de forma mais inusitada e criativa em suas coleções.
Gostou de conhecer tudo sobre a estampa Toile de Jouy, fashionista? Você usaria essa estampa ou prefere um estilo mais moderno?