5 livros que misturam moda e romance
Moda e romance formam uma dupla irresistível, unindo estilo e emoção em narrativas que inspiram. Por esse motivos, selecionamos 5 livros que misturam moda e romance para te inspirar.

Por vezes aqui no blog trouxemos livros essenciais para quem trabalha com moda, ou ainda livros que todo consultor de imagem precisa ler. Mas hoje a proposta é outra, trazer a moda de uma forma mais leve e divertida.
Nós, do Passaporte Fashionista, acreditamos que os livros são convites para aprender, sonhar e criar looks cheios de personalidade. Além de nos ajudarem a soltar a imaginação, viajar no tempo e espaço e ampliar nosso repertório cultural.
Mas, para os fashionistas que amam histórias envolventes, selecionamos cinco livros que entrelaçam moda, amor e transformação. De romances históricos a histórias contemporâneas, essas obras mostram como a moda reflete sentimentos.
Uma outra opção para quem deseja ampliar seus conhecimentos no assunto são os cursos presenciais de moda do Passaporte Fashionista. As aulas acontecem nas duas principais capitais fashion do mundo, em cinco dias super intensos, com aulas teóricas e práticas.
O curso de Estilo, Tendências e Mercado de Luxo acontece algumas vezes por ano em Paris. E para aprender tudo sobre Moda Italiana e Fashion Design, o curso oferecido em Milão é o ideal.
Mas, há também duas formações profissionalizantes, ambas ministradas na Cidade-Luz, seja para quem já atua na indústria fashion ou para quem deseja iniciar sua carreira na área. São eles, o curso profissionalizante de Consultoria de Imagem/Personal Stylist e o curso profissionalizante de Coolhunting e Pesquisa de Tendências.
Conteúdo da Página
5 livros que misturam moda e romance
Nossa seleção dos 5 livros que misturam moda e romance oferecem conhecimento cultural, inspiração para looks, conexão com tendências atuais e até mesmo lições que aprimoram a confiança no estilo pessoal. Eles mostram como a moda reflete emoções, enriquecendo sua jornada fashion.
- O tempo entre costuras – María Dueñas
- Mademoiselle Chanel e o cheiro do amor – Michelle Marly
- Amanda Brandt: uma garota nos bastidores da moda – Fernanda Zeemann
- A elegância e os segredos da mulher francesa – Helena Frith Powell
- Cheio de charme – Marian Keyes
1. O Tempo entre costuras – María Dueñas
O Tempo Entre Costuras (Editora Planeta, 2009), de María Dueñas, é um romance histórico que combina moda e intriga amorosa na Espanha dos anos 1930 e 1940. Sira Quiroga, uma jovem costureira, deixa Madri por amor e abre um ateliê em Tânger, no Marrocos.
Mas, é ali que seus vestidos de alta-costura, inspirados em Paris, escondem segredos de espionagem durante a Guerra Civil Espanhola. A narrativa detalha figurinos elegantes, como vestidos de seda e casacos sob medida, que refletem a força e o romantismo de Sira.
Este livro é um tesouro para quem ama moda e romance. Os looks descritos, inspiram visuais românticos e atemporais, perfeitos para quem gosta de produções com um toque vintage.

2. Mademoiselle Chanel e o cheiro do amor – Michelle Marly
Mademoiselle Chanel e o Cheiro do Amor (Editora Tordesilhas, 2019), de Michelle Marly, mergulha na vida de Coco Chanel. Mais especificamente o foco do livro é a criação do Chanel N° 5 em 1919, impulsionada por um romance trágico.
O livro retrata Gabrielle Chanel superando a perda de seu amante para revolucionar a moda com peças como o pretinho básico e calças femininas, que misturam elegância e rebeldia. A narrativa capta o romantismo de Paris e a genialidade da visionária estilista.
Mas, apesar da história contada, a obra é perfeita para fashionistas que buscam inspiração em histórias de amor e moda. Isso porque o livro inspira a adotar elementos clássicos, mas que se mantém atuais até hoje.

3. Amanda Brandt: uma garota nos bastidores da moda – Fernanda Zeemann
Amanda Brandt: Uma Garota nos Bastidores da Moda (2022), de Fernanda Zeemann, é um romance jovem que une moda italiana e amores modernos. Amanda, uma carioca, estuda em uma escola de moda na Itália, enfrentando rivalidades e paixões enquanto cria croquis e organiza desfiles.
O livro detalha looks vibrantes, assim como o glamour dos bastidores. Ideal para iniciantes, esta história mostra como a moda e o romance impulsionam a autodescoberta.

4. A elegância e os segredos da mulher francesa – Helena Frith Powell
A Elegância e os Segredos da Mulher Francesa (Editora Prumo, 2006), de Helena Frith Powell, explora o charme parisiense, misturando moda e histórias de amor. A autora, uma jornalista inglesa, revela como as francesas combinam simplicidade e sofisticação, com peças como blazers e sapatilhas.
Mas, o livro também inclui dicas de beleza e comportamento, com um toque de romantismo parisiense. Esta leitura é um guia para quem busca estilo e romance, com ênfase em peças atemporais.

5. Cheio de charme – Marian Keyes
Cheio de Charme (Editora Bertrand Brasil, 2008), de Marian Keyes, é um romance leve que mistura moda, amor e humor. Lola Daly, uma personal stylist em Dublin, cria looks para clientes enquanto enfrenta dramas amorosos.
O mais interessante é que na obra os figurinos descritos refletem a personalidade de cada personagem, trazendo emoção à narrativa. As dicas de styling de Lola inspiram looks descontraídos e super atuais.

Assim como nos livros, podemos transformar a paixão por moda em profissão. Nos cursos de moda do Passaporte Fashionista, você adquire conhecimentos teóricos e práticos em português e ainda recebe ao final um certificado internacional.
Para mais dicas de livros, filmes e séries de moda, não deixe de seguir o Instagram do Passaporte Fashionista e se atualizar sobre tudo o que acontece no universo fashion.






