A história da luxuosa Maison Valentino
Elegância, sofisticação e muito vermelho. Uma marca que conquistou personalidades e fashionistas de todo o mundo. Conheça a história da luxuosa Maison Valentino.
Um dos diferenciais dos cursos de moda do Passaporte Fashionista é trazer aos nossos alunos muita história de moda, seus grandes estilistas e visitas a renomados ateliês. Uma experiência única, que promove conhecimento teórico e prático nas grandes capitais da moda, Paris e Milão.
Se você gosta desse universo, e quer aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre tendências, mercado de luxo e grandes nomes que influenciam até hoje nossas vidas, precisa conhecer nossos cursos. Clique aqui para saber sobre os cursos de moda em Paris, e aqui você saberá tudo sobre os cursos de moda em Milão.
Os cursos são totalmente diferentes, mas sempre com a qualidade e garantia do Passaporte Fashionista. Arrume suas malas e venha realizar o sonho de fazer um curso de moda fora do país.
Como tudo começou:
O italiano Valentino Clemente Ludovico Garavani, nasceu em 1932 em uma pequena cidade, situada a menos de 100 quilômetros de Milão, chamada Voghera. Desde muito cedo já se interessava por arquitetura, esculturas e desenhos.
Com esse amor pelas artes aflorando a cada dia, Valentino optou por cursar desenho de moda em um Instituto de Milão. E ao completar 18 anos se mudou para Paris, a fim de estudar na Câmara de Alta Costura.
Em 1952, com apenas 20 anos, Valentino foi consagrado vencedor de um concurso que lhe garantiu um emprego no Ateliê de Jean Dessès. Por lá, adquiriu muito conhecimento e conheceu Guy Laroche.
Trabalharam juntos em um ateliê que Valentino fundou, mas, Garavani também decidiu ter um projeto solo em paralelo e em 1960 inaugurou seu estúdio, em Roma. Dois anos mais tarde, escolhe Florença para apresentar sua primeira coleção.
Época de Ouro de Valentino:
Já em Roma, nos anos 60, Valentino passou a ter maior destaque com suas criações. Teve Elizabeth Taylor, a grande atriz americana, com uma das primeiras celebridades a vestir uma peça sua, e assim apaixonar-se pelo estilo de sua costura.
Então, ela e muitas outras celebridades passaram a ser fãs de Valentino, o que fez com que sua fama se espalhasse rapidamente. Com sua primeira coleção apresentada em 1962, Valentino foi considerado um mestre quando o assunto era alta costura italiana.
Com isso, mais personalidades elegantes passaram a admirar e vestir suas criações, como por exemplo, Jacqueline Kennedy. Assim, sua fama se espalhou não só pela Europa, mas por todo o mundo, consagrando-se em 1967.
Isso porque, foi justamente em 1967 que Valentino ganhou o prêmio Neiman Marcus Fashion Award, o que lhe trouxe ainda mais notoriedade no segmento da moda. Assim, em toda a década de 70, ele se dividiu entre Roma, Florença e Nova York.
Red Valentino:
Impossível falar em Valentino e não pensar na cor vermelha, não é mesmo? Suas peças nessa cor tornaram-se uma marca registrada do estilista, tanto que deram até nome a cor, a “Red Valentino”.
Um tom de vermelho clássico, refinado e inconfundível. Inclusive, Red Valentino é uma marca “irmã” da grande Maison, que traz roupas mais jovens e contemporâneas.
Portanto, pensar em Valentino é ter certeza de texturas incríveis, tecidos nobres, cortes perfeitos e muito estilo. Perfeito para quem ama o estilo refinado e clássico.
Ascensão da grife Valentino:
Devido ao grande sucesso da marca, em meados da década de 80, Valentino Garavani conseguiu mais um feito em sua carreira. Ele tornou-se o primeiro estilista italiano a integrar a Câmara Sindical de Alta Costura francesa!
Ele foi aceito sem restrições por todos os membros, e passou a integrar o Chambre Syndicale de la Haute Couture. Inclusive, foi ele quem desenhou o vestido de noivas da Princesa Madeleine, além de vários outros membros da realeza.
Com isso, a grife Valentino consagra-se como uma das mais famosas e desejadas do mundo. Das roupas aos acessórios, investir em uma peça Valentino é garantia de tê-la por toda a vida.
A aposentadoria de Valentino Garavani:
Após muitos anos de reinado, o estilista e fundador da marca anunciou sua aposentadoria, em 2007. Mas é claro, tudo com a elegância e destaque que a Valentino merece.
Foi realizado um desfile em Paris, cheio de modelos ícones de várias gerações. De fato, um evento aguardado por todos os fashionistas e apreciadores da marca.
Atualmente, é o estilista italiano Pierpaolo Piccioli quem comanda a direção criativa da marca. Ele foi muito bem recebido pelo público, após o anúncio da aposentadoria de Valentino, e tem mantido as tradições da Maison à risca.
Suas coleções têm feito grande sucesso, e ele segue mantendo a marca ao patamar de queridinha não só dos italianos, como de todos que amam a moda.
E você, Fashionista, também é fã da Valentino? Acompanhe tudo sobre esse universo, os grande estilistas e mercado de luxo no Instagram do Passaporte Fashionista.