Aproveite os desfiles de moda como uma fashionista
Quem se interessa por moda e tendências já sabe que a temporada das maiores Semanas de Moda já começou. Daremos algumas dicas para que você aproveite os desfiles de moda como uma fashionista.

Muito além de achar algo bonito ou feio, uma verdadeira fashionista vai além da superficialidade ao observar a coleção de algum estilista. Então, comece a entender como fazer suas análises e aproveite os desfiles de moda como uma fashionista.
Mas, há uma série de etapas antes de assistir a um desfile. E elas envolvem bastante pesquisa e estudo, sendo que este último tem papel fundamental em suas considerações.
O Passaporte Fashionista é uma empresa especializada em cursos de moda. Você já deve ter visto em nosso Instagram que somos uma empresa francesa, que ministra cursos para brasileiros.
Todos os cursos são em português, cheios de teoria e prática. Para quem está em dúvida sobre qual a verdadeira capital mundial da moda, temos cursos de moda em Paris e também cursos de moda em Milão.
Não há pré-requisito para cursá-los, basta amar tudo que envolve esse universo e gostar de aprender coisas novas. Além disso, temos dois cursos profissionalizantes, que são os cursos de Consultoria de Imagem e o curso de Coolhunting.
Mas, pode ser que você ainda não saiba muito sobre essa nova profissão de moda que está super em alta. Não perca mais tempo, confira neste artigo tudo sobre o que é ser um Coolhunter.
Aproveite os desfiles de moda como uma fashionista
Vamos de fato entender como devemos fazer a análise de um desfile. E como esse contexto nos ajudará a entender a mensagem que o estilista desejou passar com cada peça, detalhe, tecido.
1. Pesquise sobre o estilista
Há muitas Semanas de Moda e muitos desfiles em cada uma delas. Então, após selecionar quais os desfiles te interessam, chegou a hora de pesquisar um pouco mais sobre o estilista ou a grife.
Entender mais sobre sua história, suas referências e estética adotada nos últimos desfiles. Isso dará uma boa base para entender o que será apresentado e até para traçar uma linha evolutiva na história da marca.
2. Entenda o contexto do desfile
Algumas Semanas de Moda como a Copenhagen Fashion Week tem uma proposta bem diferente das demais. Nesta semana há muitas exigências em relação à sustentabilidade e ética nas produções.
Por conta disso, os desfiles todos precisam seguir algumas normas e se adequar à elas. Então, entender esse contexto, por exemplo, faz toda a diferença para entender melhor as grifes que nela desfilam.

3. Detalhes que fazem a diferença
Para quem quer aproveitar os desfiles de moda como uma fashionista, os detalhes são muito importantes. Paleta de cores, texturas, matéria prima utilizada, além do local escolhido, sonoplastia e cenário.
Na moda, tudo é uma história! E os desfiles são a forma que os estilistas têm de contar essa história, por isso ela precisa fazer sentido, e cada detalhe é minimamente pensado para “costurá-la”.
4. Identifique o conceito central
Procure observar com mais crítico o conceito central de cada desfile, bem como elementos inovadores ou disruptivos que ele traz. Sejam materiais, métodos, e até a forma como os modelos se comportam.
Ao final do desfile todas as “peças” se encaixam e reafirmam a identidade da marca. Por isso, antes de julgar se gosta ou não, procure entender o que o estilista quis trazer com a coleção.

5. Escute especialistas
Após o desfile, leia resenhas e ouça análises de críticos de moda, para assim poder compará-las às suas próprias impressões. Isso pode oferecer novas perspectivas e aprofundar sua compreensão da coleção.
Talvez alguns pontos que passaram despercebidos trarão mais entendimento de todo o contexto do desfile. É sempre importante escutar especialistas, mesmo que você não concorde com suas análises.
6. Reflita sobre o que viu
Por fim, faça uma boa reflexão sobre como as tendências e temas mostrados nos desfiles podem ser aplicados ao seu estilo e imagem pessoal. Faça uma análise do que pode ser adaptado e, se fizer sentido, incorpore em suas produções.
Mas, lembre-se de quem nem tudo o que vimos nas passarelas é conveniente para todas as pessoas. A moda é sim para todas as idades, gêneros e corpos, mas devemos entender como utilizar cada tendência de forma que ela nos favoreça.