História das Fashion Weeks – Copenhagen
Mais uma semana de moda começando, e essa em questão vem ganhando bastante destaque nos últimos anos. Conheça a história das Fashion Weeks – Copenhagen.
Desde o final de janeiro até início de março temos uma sequência de Fashion Weeks nos principais polos da moda mundial. Paris, Nova York, Londres, Milão e a Copenhagen vem ganhando destaque entre eles.
Porém, se no Instagram do Passaporte Fashionista você acompanha os melhores momentos dos desfiles, aqui no blog trazemos algo a mais. Já contamos a história das Fashion Weeks mais famosas do mundo, e agora chegou a vez da capital da Dinamarca.
Confira aqui a história da Paris FW, Milão FW, Londres FW e é claro, da Nova York FW.
E se você tem o sonho de estudar moda na Europa, apresentamos os cursos de moda do Passaporte Fashionista! Uma experiência única, com turmas super exclusivas que vão mudar sua forma de ver a moda.
Temos cursos de moda em Paris e também, o recém lançado curso de moda italiana em Milão. Arrume suas malas e venha viver essa transformação pessoal e profissional.
História das Fashion Weeks – Copenhagen:
Assim, vamos falar um pouco da história dessa Semana de Moda que apesar de ser “nova” entre as grandes, já vem dando o que falar, merecidamente. Conheça mais sobre a Copenhagen Fashion Week (CPHFW).
Essa Fashion Week nasceu em 2006 e trouxe coleções mais alegres, divertidas e boêmias. Ela vem ganhando espaço devido às suas exigências de práticas sustentáveis por parte das marcas participantes.
A expectativa é que ainda neste ano de 2023, a Semana de Moda se torne a primeira a ter o selo “zero desperdício”. Algo super relevante para o mercado, já que a moda sustentável e o mercado de luxo estão cada vez mais próximos.
Assim, grande parte dessa “responsabilidade sustentável” se deve à CEO, Cecilie Thorsmark, que desde 2018 está a frente da Fashion Week promovendo as mudanças. Isso porque, as marcas que desfilarem suas coleções devem seguir padrões rígidos relacionados aos temas de diversidade, sustentabilidade, impacto social e cadeia de suprimentos.
Exigências para participar da Copenhagen Fashion Week:
Como já dissemos, para participar dessa Semana de Moda é necessário que se cumpram algumas exigências. Entre elas, que metade da coleção apresentada contenha materiais sustentáveis.
Portanto, precisam ser reciclados, materiais tecnológicos ou até remanescente de estoques sem uso. Além disso, tudo precisa ser feito utilizando-se o mínimo de matéria prima possível, para não haver muitas sobras nos estoques.
Porém, não podemos nos esquecer de um ponto super importante, que é a comprovação dos empregos serem seguros e sem o trabalho infantil. A Copenhagen Fashion Week também se preocupa que as marcas olhem para a diversidade de corpos, trazendo suas coleções o mais inclusiva possível.
Embalagens de plástico estão proibidas, tudo que for usado com essa finalidade deverá ser reciclado ou feito com materiais recicláveis. E por último, mas não menos importante, qualquer tipo de pele de animais está proibido!
Assim, a Copenhagen Fashion Week tem tudo para servir de modelo e exemplo para as outras grandes Semanas de Moda. E a apresentação da coleção outono-inverno 2023 acontece de 31 de janeiro a 03 de fevereiro.