Como surgiu a calça jeans?
Uma peça atemporal, presente no guarda-roupas masculino e feminino. Afinal, você sabe como surgiu a calça jeans?
Aqui no blog do Passaporte Fashionista já falamos muito desse tema. Inclusive, temos um guia completo, se ainda não leu veja tudo aqui.
Também em nosso Instagram você pode conferir muitas inspirações, dicas e formas criativas de usar várias peças, inclusive a calça jeans. O que muitos não sabem é que a calça jeans surgiu no século XIX, para ser usada no trabalho.
Pensada para suportar o trabalho pesado dos homens que trabalhavam em minas e também no campo, nos Estados Unidos. E foi Levi Strauss em meados de 1850 que junto com o alfaiate Jacob Davis, criou a famosa calça jeans.
Mas, há muito mais por trás dessa “invenção” e é isso que falaremos nesse artigo. Se você ama história da moda, cultura, mercado de luxo e tendências precisa conhecer os cursos de moda do Passaporte Fashionista.
São cursos super atualizados, com conteúdo teórico e prático também. Além do certificado internacional, há masterclasses em grandes grifes e muito networking.
Para saber as datas dos cursos de imagem e estilo que acontecem em Paris, clique aqui. Mas se preferir estudar moda italiana e fashion design em Milão, há também turmas com vagas disponíveis.
Como surgiu a calça jeans?
Você já sabe que a calça jeans foi criada em 1850, nos Estados Unidos por Levi Strauss e Jacob Davis. Mas será que ela surgiu da forma como a conhecemos hoje?
A resposta é não. Strauss vendia aos trabalhadores lona para fazer tendas e proteger seus objetos de estragos climáticos. Ele viu aí uma oportunidade ao reforçar as calças desses trabalhadores com rebites de cobre.
Esse “pequeno” detalhe reforçou a durabilidade das calças desses trabalhadores e foi a base da calça jeans. Essas calças, que eram confeccionadas em denim (uma sarja mais densa) foram reforçadas com os rebites de cobre, tornando-se ideias para os trabalhadores das minas.
A combinação da força do tecido e da estrutura reforçada com os rebites fez das calças jeans um item essencial para os trabalhadores que precisavam de roupas robustas. Mas, com o passar do tempo, elas deixaram de ser apenas um item de vestuário funcional e começaram a ganhar popularidade entre os jovens.
A calça jeans moderna:
Se ela surgiu como uma vestimenta robusta e durável para os trabalhadores, em pouco tempo foi ganhando muita popularidade entre várias parcelas da sociedade. Atualmente os looks all jeans são uma grande tendência.
Com diferentes cortes, lavagens e estilos, a calça jeans hoje se tornou uma peça fundamental do guarda-roupa de muitas pessoas em todo o mundo. Uma peça super democrática, que veste todos os gêneros e corpos.
Mas, elas se adaptaram às tendências ao longo dos anos e continuam sendo uma escolha popular tanto para a funcionalidade quanto para a expressão pessoal. Um ótimo exemplo de como uma peça evolui ao longo dos anos e segue sempre atual.
Calça jeans feminina:
A integração da calça jeans no guarda-roupa feminino foi um processo gradual que ocorreu ao longo das décadas. Isso porque, à medida que as normas de vestimenta e os papéis de gênero na sociedade começaram a evoluir, esse item do vestuário acompanhou as mudanças.
Anteriormente eram consideradas uma peça de roupa predominantemente masculina devido à sua origem como vestuário de trabalho para homens. Mas foi durante as décadas de 1930 e 1940 que as mulheres começaram a usar calças em ambientes de trabalho e atividades ao ar livre.
Essa mudança ocorreu devido à Segunda Guerra Mundial. Nesse período muitas mulheres assumiram papéis tradicionalmente masculinos em fábricas e fazendas enquanto os homens estavam no front de batalha.
Com isso, as mulheres entenderam que também podiam usar roupas práticas e funcionais, incluindo calças jeans. Nas décadas de 1960 e 1970 o movimento feminista ganhou força e trouxe ainda mais forte as calças para os guarda-roupas femininos.
Calça jeans e celebridades:
Com o passar dos anos, a calça jeans foi se tornando cada vez mais popular em todas as camadas da sociedade. E é claro que muitas celebridades e nomes conhecidos também aderiram à moda.
Jane Birkin e Farrah Fawcett ajudaram a popularizar o uso de calças jeans por mulheres, contribuindo para a aceitação gradual dessa peça de roupa no contexto feminino. E isso fez com que a indústria da moda começasse a responder à demanda crescente por jeans femininos.
Hoje em dia, as calças jeans são uma parte essencial do guarda-roupa feminino, oferecendo uma combinação de estilo, conforto e praticidade. A evolução das normas de vestimenta e a luta por igualdade de gênero desempenharam um papel fundamental na integração bem-sucedida delas no guarda-roupa das mulheres.
Marilyn Monroe também teve um papel significativo na promoção das calças jeans. Ela que na década de 60 estrelou o filme “Os Desajustados” usando calças jeans, ajudou a desafiar as normas de vestimenta feminina da época e a dar destaque a essa peça como uma escolha de moda.
Ainda nos anos 60 e 70, tivemos um famoso movimento na sociedade, o hippie. Trouxe várias filosofias e também popularizou a calça jeans.
Nesse contexto, Janis Joplin e Jimi Hendrix, eram vistos frequentemente usando calças jeans em suas apresentações e em momentos cotidianos. Isso fortaleceu ainda mais a imagem da calça jeans.
Modelos mais icônicos de calça jeans:
Há vários modelos que fizeram e ainda fazem sucesso entre homens e mulheres. A moda como sabemos é cíclica, e muitos modelos que foram usados anos atrás, podem voltar a ser vistos nas vitrines e passarelas a qualquer momento.
Entre os mais emblemáticos, podemos citar:
- Calça Jeans Skinny
2. Calça Jeans Flare
3. Calça Jeans de Cintura Alta
4. Calça Jeans Boyfriend
5. Calça Jeans Mom
E então Fashionista, qual desses modelos faz mais o seu estilo? E qual deles você já usou e não voltaria a usar jamais?