Estampa listrada
Entre tantas cores, texturas e estampas, talvez a estampa listrada seja a mais utilizada pelas pessoas. Homens, mulheres, crianças, uma estampa democrática e super fácil de ser combinada.

Mas, como em tudo há opiniões favoráveis e contrárias, a estampa listrada não é unânime. Muitas pessoas dizem não gostar de vesti-la por não entender como usá-la de forma que favoreça a imagem pessoal e estilo.
Aliás, um assunto que sempre abordamos aqui e no Instagram do Passaporte Fashionista é sobre a importância de cuidarmos de nossa imagem pessoal e estilo. E entendermos também a moda nos permite usar tudo, mas devemos selecionar as tendências que fazem sentido em nossa rotina e nos deixam felizes e confortáveis com o que estamos usando.
Gostar ou não de uma estampa é algo muito pessoal. Envolve o estilo, as características físicas e também a forma como cada pessoa deseja ser vista.
Todos esses assuntos são abordados de forma mais profunda nos cursos de moda do Passaporte Fashionista. Se você ainda não conhece, saiba que somos uma empresa francesa especializada em ministrar cursos sobre o universo fashion para brasileiros.
Mas, não se preocupe com a linguagem, todos eles são em português. Basta escolher entre uma das duas principais capitais da moda mundial, e mergulhar nessa experiência incrível que já formou mais de 4000 alunos!
É apaixonado por moda a ponto de querer fazer uma transição de carreira para a área? Podemos te ajudar, conheça nossos cursos profissionalizantes de Coolhunting e o de Personal Stylist.
Origem da estampa listrada
A estampa listrada, como já dissemos, é um dos designs mais versáteis e duradouros na moda. Isso porque, apresenta uma ampla gama de variações e estilos ao longo dos anos, sendo fácil de combinar com outras peças e estampas.
Essa estampa tem uma longa história na moda e nos tecidos. Na Idade Média, as listras eram frequentemente associadas a forasteiros e eram usadas para marcar prisioneiros, palhaços e outras figuras que viviam à margem da sociedade.
Mas, no século XIX, isso começou a mudar com a introdução da camisa listrada “Breton” para marinheiros na Marinha Francesa. Uma curiosidade sobre elas é que tinham 21 listras, uma para cada vitória de Napoleão contra os britânicos.
Assim, a camisa listrada funcionava como um facilitador na localização de homens ao mar. E ainda hoje é associada ao estilo náutico, especialmente se for nas cores azul marinha, branca e vermelha.
Evolução da estampa listrada na moda
No século XX, as listras começaram a ser vistas como parte da moda chic casual, especialmente com a popularização do estilo náutico. Ícones de estilo como Coco Chanel incorporaram listras em suas coleções, elevando o padrão a um elemento básico sofisticado.
Mais adiante, dos anos 60 em diante, as listras se tornaram um símbolo da revolução jovem. Eles usavam listras mais largas e coloridas, e assim a estampa se tornou popular em camisetas, vestidos e minissaias.
Mas, na moda contemporânea, as listras são usadas em quase todos os tipos de vestuário. Desde peças casuais como camisetas e tops até itens mais formais como vestidos de noite e ternos de negócios ficam super interessantes com a estampa listrada
A estampa também é um elemento chave na moda athleisure (tendência que combina elementos de roupa atlética e de lazer), aparecendo em leggings, tops esportivos e até mesmo em calçados. Realmente uma estampa muito democrática e atemporal, não é mesmo?
Tipos de listras
Com certeza você já ouviu alguém dizer que “roupa listrada engorda, achata”. Isso é uma afirmação generalizada e até injusta a ser feita em relação à estampa listrada.
Mas, como saber o melhor tipo de listra para o seu biotipo ou para o que deseja transmitir com sua imagem pessoal? Trouxemos alguns tipos para te ajudar nessas dúvidas, confira.
- Listras verticais: Geralmente são as mais utilizadas. As listras verticais criam a ilusão de altura e uma silhueta mais esguia, transmitem elegância e refinamento.
- Listras horizontais: Frequentemente consideradas mais ousadas e casuais. As listras horizontais são usadas para dar a impressão de largura, e ficam super bem em cores inusitadas para trazer um ar divertido e despojado ao look.
- Listras diagonais: Não são tão comuns, mas quando usadas são vistas preferencialmente em vestidos e saias. Trazem a sensação de movimento, então o comum é vê-las em tecidos leves e fluidos.
Está sentindo falta da listra “risca de giz”, muito usada em roupas de alfaiataria, para homens e mulheres? Aqui no blog temos um artigo exclusivo falando dessa estampa super chique e formal, clique para ler.
Como usar a estampa listrada
A estampa listrada pode transmitir uma variedade de mensagens baseadas em suas cores e orientações. Por exemplo, listras em preto e branco podem ter uma conotação mais formal ou profissional, enquanto listras coloridas tendem a ser associadas a um visual mais divertido e casual.
Uma forma fácil de usar a estampa é o equilíbrio. Se está usando uma peça listrada dominante, como um vestido ou uma camisa de listras largas, mantenha o resto do seu visual relativamente simples e com cores sólidas.
Mas, para os mais fashionistas, misturar padrões é uma forma inusitada de usar listras. Estampas florais como a estampa Liberty ou bolinhas na mesma paleta de cores das listras tiram qualquer produção do básico.
Por fim, as listras são perfeitas para serem complementadas com acessórios simples ou mais extravagantes. Para um padrão mais formal, utilize acessórios menores, mas se a ideia for uma produção mais criativa, abuse dos maxi acessórios.
As listras continuam a ser um padrão essencial no mundo da moda devido à sua versatilidade e capacidade de se adaptar a diferentes estilos e contextos. Elas são uma verdadeira prova de que alguns designs resistem ao teste do tempo, mantendo-se relevantes e adorados geração após geração.