Mocassim, tendência do inverno 2023

Alerta de tendência super fashionista que já persiste a algumas temporadas. Mocassim, tendência do inverno 2023. Aposte e invista sem medo de errar!

O Passaporte Fashionista adora falar de moda, cultura, mercado de luxo e as tendências também não ficam de fora. No nosso Instagram você acompanha diariamente várias dicas de estilo, imagem e muitas novidades do mundo fashion. 

Mas, para quem deseja aumentar ainda mais seus conhecimentos, o Passaporte Fashionista oferece cursos presenciais sobre moda, tendências, imagem e estilo. E para quem tem dúvidas sobre qual a verdadeira capital da moda, temos cursos em Paris e também em Milão.

E voltando ao tema central do nosso artigo, confira mais sobre o mocassim, tendência do inverno 2023. Conheça um pouco da sua história e de como combinar esse calçado tão versátil. 

Como tudo começou:

O mocassim tem uma história muito interessante e é considerado um ícone da moda há décadas. Ele teve origem na cultura indígena norte-americana, onde era usado como um sapato confortável para caminhar em terrenos acidentados.

Mas, o mocassim era feito de couro macio e era costurado de uma maneira especial. Essa  costura era conhecida como “costura invisível”, que permitia que o sapato se ajustasse perfeitamente ao formato do pé de quem o usava.

Assim, com a chegada dos colonizadores europeus à América do Norte, os mocassins foram adaptados para a moda ocidental. Eles se tornaram muito populares entre os homens.

O calçado era usado de forma informal, no dia a dia dos homens. Mas, sua popularidade cresceu nas décadas de 1950 e 1960, quando jovens passaram a adotar um estilo casual e despojado.

Nas décadas de 80 e 90, os mocassins se tornaram populares entre as mulheres. E por isso,  passou a ser produzido em versões femininas, com materiais mais elegantes, como camurça e couro envernizado.

Hoje em dia, o mocassim é uma tendência popular, e é adorado por muitas personalidades da moda. Além disso, muitos estilistas de renome incluem mocassins em suas coleções, como Christian Louboutin, Gucci e Salvatore Ferragamo.

O mocassim, tendência do inverno 2023 é um sapato atemporal e versátil que pode ser usado em uma variedade de ocasiões. Desde o escritório até uma saída casual com amigos, ele continua a ser um item popular na moda.

Mocassim, tendência do inverno 2023:

O mocassim feminino tem sido uma tendência popular nos últimos anos e continua forte no inverno 2023. Este sapato é conhecido por sua aparência elegante e confortável, sendo uma excelente opção para qualquer tipo de evento ou ocasião.

Uma das razões pelas quais o mocassim feminino se tornou tão popular é porque ele pode ser facilmente combinado com diferentes estilos e peças de roupa. Calças, saias, vestidos e shorts, e pode ser usado para criar looks casuais ou mais formais, dependendo do tecido e modelagem usada.

Além disso, muitos modelos de mocassim feminino apresentam detalhes interessantes, como bordados, franjas e fivelas, que adicionam um toque extra de estilo. Além de ser super fashionista e confortável, os diversos materiais o tornam um item importante na composição do look. 

Como incluir o mocassim em suas produções: 

Existem várias formas de combinar o mocassim feminino com diferentes peças de roupas. E assim dar às suas produções um toque de estilo e modernidade.  

Confira algumas dicas para incluí-lo no seu guarda-roupas. E se ainda não tem um sapato desse para chamar de seu, veja como adequá-lo aos diferentes estilos.

1. Calças: 

O mocassim combina muito bem com calças, principalmente as mais justas, que mostrem um pouco do sapato. Você pode usar um mocassim com uma calça jeans para uma produção mais informal ou com uma calça de alfaiataria, caso queira mais sobriedade e elegância. 

2. Saias: 

Que tal utilizá-lo com saias? Podem ser de comprimento mini, como no estilo Preppy, que está super em alta ou então com saias longas e midis. 

3. Vestidos: 

Se você deseja um look mais descontraído, o mocassim pode ser uma boa opção para combinar com vestidos. Ele fica muito bem com vestidos soltinhos ou mais justos, e pode ser usado com ou sem meia-calça.

4. Shorts:

O mocassim, como já dissemos, é bem versátil. Por esse motivo, ele também pode ser combinado com shorts e bermudas. 

Nesse caso vale a mesma dica que demos sobre as calças. Um short jeans deixa a produção mais informal, e um short ou bermuda em alfaiataria torna-a mais elegante. 

Quer dar ainda mais ênfase a esses estilos diferentes? Uma camiseta básica para a produção com short jeans ou então uma camisa de sete e meia calça fina para o look mais formal. 


Agora que você já entendeu que o mocassim é uma tendência não só do inverno 2023, mas também algo duradouro, que tal usar muito o seu? Se ainda não tem e quiser investir em um modelo mais básico, opte por cores neutras e sem muitos detalhes. 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

E-book gratuito
GUIA DEFINITIVO: Como descobrir o seu estilo e transmitir a imagem que deseja!
Overlay Image
E-book gratuitoGUIA DEFINITIVO: Como descobrir o seu estilo e transmitir a imagem que deseja!
Overlay Image