5 marcas que estão revolucionando a moda atual
Não é de hoje que a moda vem se transformando, impulsionado por mudanças culturais, inovações tecnológicas e demandas crescentes por sustentabilidade e inclusão. Nesse contexto, conheça 5 marcas que estão revolucionando a moda atual.

Algumas marcas têm se destacado ao redefinir os padrões da indústria fashion. Elas não apenas criam roupas, mas também influenciam a maneira como consumimos, percebemos e interagimos com a moda.
Mas, ainda falta um longo caminho a percorrer, buscando cada vez mais essa conexão entre o mercado de luxo e uma cadeia produtiva mais ética e sustentável.
Por isso, você precisa conhecer 5 marcas que estão revolucionando a moda atual. E com isso, impactando não só o planeta (de forma positiva, claro), mas também os consumidores e outras marcas.
Quer aprender mais sobre essa indústria, design e tendências? Então, confira aqui todos os cursos de moda oferecidos pelo Passaporte Fashionista.
Uma empresa francesa, que oferece cursos nas principais capitais mundiais da moda, proporcionando assim, conhecimento além da sala de aula. Em Paris, você aprenderá tudo sobre Estilo, Tendências e Mercado de Luxo; já em Milão, o curso de Moda Italiana e Fashion Design é ideal para quem deseja desenhar seus próprios croquis.
Mas, além desses cursos, há a opção de formações profissionalizantes, que preparam os alunos para o mercado de trabalho tão competitivo, que é o da moda. Os cursos profissionalizantes são: Consultoria de Imagem/Personal Stylist e também o de Coolhunting e Pesquisa de Tendências.
Faça como os mais de 4000 alunos do Passaporte Fashionista, venham transformar sua vida pessoal e profissional vivendo essa experiência. As turmas são reduzidas para proporcionar a cada um momentos inesquecíveis.
5 marcas que estão revolucionando a moda atual
1. Gucci
A Gucci, sob a atual direção criativa de Sabato De Sarno, tem se tornado um símbolo de reinvenção no mercado de luxo. A marca italiana transformou o conceito de sofisticação ao misturar elementos vintage com designs ousados e modernos.
Mas, sua abordagem inclui colaborações inovadoras, como a coleção cápsula com Harry Styles e campanhas que exploram diversidade e individualidade. Além disso, adotou de forma pioneira o conceito de não ter coleções limitadas às estações, o que não gera um consumo desenfreado a cada nova temporada.
A marca também está comprometida com a sustentabilidade, com iniciativas como o programa Gucci Off The Grid, que utiliza materiais reciclados em suas criações. Dessa forma, a grife italiana conseguiu ressignificar o luxo, tornando-o mais sustentável, sem perder sua essência de exclusividade.
2. Off-White
Fundada por Virgil Abloh em 2012, a Off-White revolucionou o streetwear ao combiná-lo com elementos do luxo tradicional. A marca quebrou barreiras entre os mundos da moda urbana e das passarelas de alta costura, criando um novo segmento.
A marca é conhecida por suas colaborações inovadoras, como com a Nike, entre outras, e pelo uso de design gráfico em suas peças. Virgil Abloh também foi um defensor da inclusão e da diversidade, tanto em suas criações quanto em sua equipe criativa.
Mas, com todos esses feitos, a Off-White trouxe o streetwear para o centro do cenário de moda de luxo, provando que a moda urbana tem o mesmo peso criativo que as coleções tradicionais. O que acha da marca, Fashionista?
3. Patagonia
Entre as 5 marcas que estão revolucionando a moda atual, a Patagonia com certeza é a que personifica o compromisso com o meio ambiente. Desde sua fundação, a empresa norte-americana tem sido um exemplo de como alinhar negócios lucrativos com responsabilidade ambiental.
Mas, dentre tantas iniciativas em sua cadeia produtiva, a marca utiliza materiais reciclados em grande parte de seus produtos e incentiva os consumidores a repararem suas roupas em vez de comprarem novas. Recentemente, deram um passo histórico ao transferir sua propriedade para uma fundação ambiental, direcionando todos os lucros futuros para causas relacionadas à preservação do planeta.
4. Stella McCartney
A queridinha do mercado de luxo quando o assunto é ética e sustentabilidade é sem dúvidas a grife Stella McCartney. A marca é uma das maiores defensoras da moda ética no segmento.
Mas, essa postura não é algo recente, já que desde o início a marca optou por não usar couro ou peles em suas coleções, um posicionamento que continua a influenciar outras marcas de alto padrão. Além disso, investe em alternativas sustentáveis, como couro vegano e tecidos biodegradáveis, além de trabalhar com processos de produção que reduzem o impacto ambiental.
Recentemente, Stella McCartney também se aventurou na criação de coleções feitas com materiais inovadores, como cogumelos e plásticos reciclados. Assim, a grife britânica consegue unir sustentabilidade com sofisticação, provando que moda ética e design de alta qualidade podem coexistir.
5. The RealReal
A última das 5 marcas que estão revolucionando a moda atual não produz peças para o mercado de luxo. A The RealReal está revolucionando a moda ao redefinir a maneira como consumimos, já que é uma plataforma online especializada na revenda de itens de luxo.
Mas, a plataforma combina tecnologia com consciência ambiental, demonstrando que o futuro da moda também está na revenda e no reaproveitamento. Eles incentivam a economia circular, prolongando o ciclo de vida das peças.
Essas marcas estão revolucionando a moda ao desafiar padrões estabelecidos e apresentar novas formas de criar, consumir e pensar a indústria. Seja por meio da sustentabilidade, da inclusão ou da inovação estética, elas demonstram que a moda é um reflexo das mudanças sociais e culturais do nosso tempo.
À medida que o setor continua a evoluir, essas marcas serão lembradas como líderes que abriram caminho para um futuro mais consciente, criativo e conectado. E para não perder nenhum passo delas e de outras marcas e tendências, siga o Instagram do Passaporte Fashionista.