Blazer feminino, conheça a história desse ícone da moda
Cada vez mais as mulheres conquistam seus espaços em todos os setores da sociedade. E junto dessa “virada de chave”, veio também a moda. Hoje falaremos sobre o blazer feminino, conheça a história desse ícone da moda.
Quem é ligado em tendências de moda, sabe que o blazer demorou bastante para ocupar lugar no guarda-roupas das mulheres. Tudo começou nos anos 1920, e sob muita resistência da sociedade.
Então, se você é uma dessas pessoas que adora ficar por dentro das novidades fashion e quer estar sempre atualizando seus conhecimentos, queremos te contar um pouco sobre os cursos presenciais do Passaporte Fashionista.
Sempre preparados para trazer o que há de melhor desse universo, temos cursos de moda em Paris e cursos de moda em Milão. Todos são ministrados em português, com muito conteúdo teórico e prático. Ao final, todos os alunos recebem um certificado internacional, além de viver uma experiência única e exclusiva!
E se você gosta de tendências, e de antecipá-las, temos um convite super especial para você. No final de novembro, o Passaporte Fashionista fará um Webinário de tendências outono inverno 2023. Um conteúdo exclusivo, sem replay e tudo online. Em duas datas para você não perder essa chance! Confira.
No dia 21/11/22 o Webinário Outono Inverno 2023 será às 9:30h. Clique para se inscrever.
Já a outra data, é no dia 22/11/22 às 16:00h. Faça aqui sua inscrição e conheça tudo para as proximas estações.
Blazer feminino, quando tudo começou:
Como já dissemos, o blazer sendo usado por mulheres começou a ser visto no século 20, o que ainda gerava estranhamento e rejeição na sociedade.
Assim, homens e mulheres tinham vestimentas bem distintas, e ver uma mulher de calças andando pela rua gerava muito espanto. Mas era exatamente isso que o movimento sufragista queria: gerar desconforto, ser notado e garantir seus direitos, como por exemplo que as mulheres pudessem participar mais da política.
Com esse movimento tomando força, especialmente na Europa, algumas mulheres passaram a usar blazer e saia. E foi forte inspiração para Coco Chanel. Que já lutava pela independência das mulheres, passando também a apoiar essa liberdade para usar o que ela quisesse, até mesmo calças.
Legado de Coco Chanel:
Sem dúvidas, Chanel foi a grande propulsora dessa “nova ideia”, que foi para a época uma grande revolução na moda. A peça em questão representava a mudança de hábitos e comportamentos trazida pelo pós-guerra: as mulheres tiveram que cobrir as funções dos homens, que estavam no campo de batalha e precisavam de roupas mais funcionais.
E foi em 1925 que o famoso (e eterno) tailleur de Chanel cai no gosto de mulheres do mundo todo. Sendo o tailleur, o conjunto formado por blazer e saia, muito usado por várias personalidades e que até hoje é um clássico da marca.
Portanto, Chanel contribuiu com várias outras inovações fashion, se quiser saber mais sobre sua história clique aqui para ler sobre ela e outros grandes estilistas.
Contribuição do blazer feminino para a história:
Talvez para algumas mulheres o blazer feminino seja apenas uma peça do vestuário, que a torna mais formal e estilosa. Mas, por muitos anos ele foi sinônimo de resistência e ruptura de paradigmas.
Mas, se antigamente o tailleur trazia essa ideia, hoje temos os terninhos femininos. Blazer e calça, como se tivessem saído do closet masculino.
Assim, Eles passam a imagem de uma mulher forte, moderna e poderosa. Porém, pode ser também bem sensual e delicado, dependendo da forma e das cores em que for usado.
Com a tendência da Moda Dopamina, o terninho feminino deixou de ter ares super formais e passou a ser usado quando se quer uma produção criativa e elegante.
Grandes marcas aderiram ao blazer feminino:
Consagrada entre as mulheres, os grandes estilistas também começaram a incorporar o blazer e o terninho feminino em suas coleções. Atualmente, tem-se visto uma moda agênero, feita para todos os gêneros, corpos e tamanhos.
Portanto, o terninho se encaixa muito bem nesse novo padrão. Uma peça de roupa extremamente confortável, elegante e que pode ser usada por todos, em qualquer ocasião.
E você, Fashionista, também acha o blazer uma peça essencial no guarda-roupas de toda mulher? Prefere usar em cores mais neutras ou coloridas?
No Instagram do Passaporte Fashionista está cheio de referências e inspirações para mulheres que adoram essa peça, e querem saber como inovar seus looks. Confira!