Chanel, o que esperar após a saída de Virginie Viard
No início de junho de 2024, o mundo da moda foi pego de surpresa com o anúncio feito por uma das marcas mais renomadas do mercado de luxo. Chanel, o que esperar após a saída de Virginie Viard.
Após cinco anos à frente da maison francesa, Virginie Viard confirmou que deixará a Chanel. Ela, que assumiu o posto de diretora criativa no lugar de Karl Lagerfeld em 2019, deu continuidade à tradição da marca enquanto trouxe inovação para atrair os clientes de uma nova geração.
Mas, agora a grande dúvida e especulação é sobre o futuro da marca. Chanel, o que esperar após a saída de Virginie Viard.
Quem será o novo nome por trás de uma das grifes mais amadas pelas fashionistas de todo o mundo? O DNA da Chanel será mantido, ou muitas mudanças estão por vir?
No Instagram do Passaporte Fashionista compartilhamos alguns palpites com vocês. Mas, queremos saber na sua opinião, quem deveria ocupar o posto de diretor(a) criativo(a) da marca?
Aqui no blog já falamos sobre o novo diretor criativo da Valentino, Alessandro Michele, e como seu estilo poderá refletir na marca. E se ainda não conhece a fundo a Chanel, temos este artigo que o ajudará a entender mais sobre a grife.
Mas, para quem sonha em se aprofundar e entender tudo sobre as maiores marcas do mercado de luxo, tendências e estilo, temos cursos específicos para oferecer. São cursos rápidos, cheios de teoria, prática e muita vivência nas duas principais capitais mundiais da moda, Paris e Milão.
Os cursos são para todas as pessoas que amam moda e querem aprender mais sobre esse universo fascinante. E ainda, temos dois cursos profissionalizantes: o curso de Personal Stylist e também o curso de Coolhunting.
Trajetória de Virginie Viard
A estilista francesa estudou moda e design têxtil no Le Cours Georges, uma renomada escola de moda em Lyon, França. E iniciou sua carreira no universo fashion em 1987, como estagiária no ateliê de alta costura da Chanel.
Ela se dedicou à grife por mais de trinta anos, sendo que seu talento logo foi notado, o que permitiu que ela alcançasse novas oportunidades e cargos na empresa. E justamente por conta de seu talento é que se tornou muito próxima de Karl Lagerfeld.
Mas, com a oportunidade de ajudar a criar muitas peças icônicas da marca, Virginie foi promovida a diretora de estúdio. Neste cargo ela coordenava a produção da alta costura, do prêt-à-porter e também dos acessórios.
Tornou-se conhecida por sua capacidade de mesclar a herança da Chanel com inovações modernas. Inclusive, listamos aqui as 5 bolsas da marca mais desejadas dos últimos anos.
Ela trouxe uma visão prática e acessível ao design, tornando a moda da grife mais atraente para uma nova geração. Sua atenção aos detalhes e compromisso com a qualidade ajudaram a manter o alto padrão das coleções enquanto explorava novos materiais e técnicas.
Talvez um dos momentos mais icônicos dos últimos anos, foi produzir o figurino do filme Barbie em 2023. Um enorme sucesso dos cinemas que atingiu quase 1,5 bilhão de dólares em bilheteria!
Chanel, o que esperar após a saída de Virginie Viard
A estilista Virginie Viard conseguiu manter a continuidade e a relevância da Chanel após a era de Karl Lagerfeld. Ela contribuiu significativamente para o crescimento das receitas da marca e a expansão de sua base de clientes.
Mas, Chanel, o que esperar após a saída de Virginie Viard? Essa é uma pergunta que teremos de aguardar para obter respostas, mas tudo indica que o DNA da marca será sim mantido e que ela continuará sendo uma das favoritas das fashionistas de todo o mundo.
Enquanto o anúncio do novo nome da grife não é feito, confira algumas das peças mais icônicas criadas por ela enquanto esteve à frente da marca. E claro, relembre os desfiles e coleções que marcaram tanto a Chanel, quanto a carreira de Virginie Viard.
Peças e coleções icônicas de Virginie Viard na Chanel
- Coleção Primavera/Verão 2020: Virginie apresentou uma linha inspirada no cinema francês, com peças que combinavam elegância clássica e um toque moderno. Saias midi plissadas, blusas transparentes e os icônicos e clássicos terninhos de tweed foram destaque.
- Coleção Métiers d’Art 2019/2020: Realizada no Grand Palais, esta coleção celebrou o artesanato de luxo com detalhes intricados, bordados elaborados e uma homenagem à herança de Chanel. Muita sofisticação e feminilidade, marca registrada da grife.
Durante seu tempo à frente da Chanel, Viard conseguiu dobrar as receitas da marca e aumentar significativamente as vendas de prêt-à-porter. Ela é e continuará sendo muito respeitada na indústria da moda por sua habilidade em manter a continuidade do estilo Chanel, ao mesmo tempo em que trazia sua própria visão criativa para a maison.