Evolução dos estilos ao longo dos anos
A moda sempre foi um espelho das mudanças sociais, culturais e econômicas de cada época. E a evolução dos estilos ao longo dos anos retrata muito mais do que roupas, tem a ver com história e comportamentos.
Tecidos, cores e modelagens são únicos de cada década, é uma linguagem não verbal que comunica muito. Entenda um pouco mais sobre os momentos mais marcantes da história da moda até aqui e como ocorreu a evolução dos estilos ao longo dos anos.
Mas, com o passar do tempo, a moda deixou de ser um símbolo de status social ou até mesmo futilidade para se tornar uma poderosa ferramenta de expressão individual. Assim, faremos uma viagem pelas décadas, explorando como os estilos evoluíram, os marcos que definiram cada era e como essas transformações continuam a influenciar a moda atual.
Com o Passaporte Fashionista você pode compreender mais a fundo essas transformações e o papel da moda no decorrer do tempo. Somos especialistas em ministrar cursos de moda em português, mesmo sendo uma empresa francesa.
Aqui falamos um pouco sobre como começar a pesquisar sobre cursos de moda. E também te contamos neste outro artigo qual é a verdadeira capital mundial da moda, confira.
Mas, se você já tem certeza do que quer estudar, aqui poderá conhecer mais sobre nosso curso de Estilo, Tendências e Mercado de Luxo, em Paris. E para quem prefere a Itália, o curso de Moda Italiana e Fashion Design é perfeito.
Além desses, temos ainda dois cursos profissionalizantes na Cidade-Luz, o curso de Consultoria de Imagem/Personal Stylist e o curso de Coolhunting e Pesquisa de Tendências.
Evolução dos estilos ao longo dos anos
Confira agora mais detalhes sobre cada década na moda. As peças icônicas, e como somos influenciados por cada uma delas até os dias atuais.
Anos 1920: liberdade e muita festa
Os anos 1920 são também conhecidos como “os anos loucos” e foram marcados por uma revolução na moda feminina. Após a Primeira Guerra Mundial, as mulheres começaram a adotar um estilo mais prático e ousado, abandonando os espartilhos rígidos e as roupas volumosas do século anterior.
Com vestidos mais curtos e cinturas baixas, essas peças que permitiam maior liberdade de movimento se tornaram populares. Coco Chanel, com sua abordagem inovadora e roupas funcionais, tornou-se uma figura central.
Mas, além de introduzir o “pretinho básico”, ela também popularizou o uso de peças de alfaiataria feminina. Os destaques dos anos 20 são as franjas, tecidos leves, brilhos e chapéus cloche, que refletem o espírito festivo da década.
Anos 1950: foco na elegância feminina
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os anos 1950 trouxeram um retorno ao glamour e à feminilidade. A alta-costura ganhou destaque, e as mulheres passaram a usar roupas que valorizavam as curvas, com saias rodadas e cinturas bem marcadas.
O grande nome da década, que fez com que o estilo sofisticado e feminino fosse amplamente disseminado foi Christian Dior. Com a criação do “New Look”, definiu o padrão da década, celebrando a opulência e a sofisticação.
Mas, se por um lado víamos estampas florais, luvas elegantes e vestidos midi, por outro o estilo pin-up e o uso de acessórios, como pérolas e lenços, ganhavam popularidade entre as mulheres.
Anos 1960: mudanças culturais
Rompendo com os padrões até então observados, temos os anos 1960. O estilo dessa década trouxe mudanças radicais na cultura e modo de se expressar, e a moda refletiu essa revolução.
Foi a década da juventude, com a ascensão das minissaias e roupas psicodélicas. Não podemos nos esquecer das peças icônicas, que eram as roupas coloridas, estampas geométricas e botas de cano alto.
Anos 1980: a década dos excessos
As cores fortes e estampas psicodélicas já eram uma herança dos anos 1960, e nos anos 80 continua a explosão de cores vibrantes, ombreiras exageradas e brilhos. Podemos definir o estilo da época como de muita ostentação, marcada pelo consumo em massa e pela influência da cultura pop.
Mas, os ídolos desse período eram ninguém menos que a rainha e o rei do pop, Madonna e Michael Jackson. Eles moldaram e influenciaram a moda com seus estilos únicos e ousados.
Entre os itens obrigatórios para se estar estiloso no período temos as calças justas, jaquetas de couro, leggings metálicas e acessórios chamativos, como brincos grandes e pulseiras coloridas. Aqui no blog temos um artigo falando sobre o retorno no estilo dos anos 80, você concorda?
Os Anos 2000: globalização e estilos diversos
Atualmente vemos algumas tendências dos anos 90 que estão de volta. Mas, nada se compara às tendências dos anos 2000, que são vistas nas passarelas e ruas de todo o mundo.
Mas, voltando a falar da evolução dos estilos ao longo dos anos, com a chegada dos anos 2000, a moda passou a refletir a globalização e o avanço tecnológico. Os estilos tornaram-se mais variados, combinando influências de diferentes épocas e culturas.
Peças como calças de cintura baixa, tops cropped e jeans rasgados dominaram a cena. Tendências que dividem opiniões entre as fashionistas, uns amam e outros odeiam.
Moda Atual: diversidade, sustentabilidade e inclusão
Hoje, vivemos em uma era onde a moda é mais inclusiva e sustentável, especialmente no mercado de luxo. A diversidade de estilos reflete a liberdade individual, permitindo que cada pessoa escolha o que melhor expressa sua personalidade.
Mas, as grandes grifes também estão mais conscientes e responsáveis, tratando a produção de suas peças de modo mais amigo do meio ambiente. Isso porque o comportamento dos consumidores levou as marcas a adotar práticas mais éticas e sustentáveis.
Atualmente temos algumas tendências em alta, definindo novos estilos, uma moda mais casual, discreta e elegante. Além disso, o retorno de estilos retrô, como os anos 2000 e 1990, mostra como a moda é cíclica.
A evolução dos estilos ao longo dos anos é um reflexo das transformações sociais e culturais que moldaram cada época. E se você quiser saber e entender mais sobre as principais tendências de moda siga o Instagram do Passaporte Fashionista para estar sempre atualizado.