Como se vestir para ir a uma Fashion Week

Para quem ama ou trabalha com moda, estar presente nos maiores eventos fashions do Brasil e do mundo é um grande sonho. Mas, você sabe como se vestir para ir a uma Fashion Week?

Cada vez mais as Semanas de Moda são incluídas no calendário fashion do setor, e com isso surgem as dúvidas do que usar, se é necessário usar algo do estilista ou não. Por esse motivo, fizemos essa matéria cheia de dicas para você arrasar em qualquer evento de moda.

Mas antes, temos um convite super especial para te fazer. Já imaginou fazer um curso de moda em Paris? O Passaporte Fashionista oferece cursos sobre tendências, mercado de luxo e também formação de consultoras de estilo. Confira as turmas com vagas disponíveis aqui. 

Dicas para arrasar em uma Fashion Week:

Qualquer Semana de Moda do mundo tem um cronograma cheio de eventos. Vários desfiles no mesmo dia, o que causa preocupação a muitas pessoas sobre o que e como se vestir para aproveitar a maratona fashion.

Mas antes, conheça um pouco da história e das curiosidades por trás de cada uma das Fashion Weeks mais famosas do mundo da moda:

Listamos abaixo 6 dicas para você aproveitar ao máximo esse momento:

  1. Arrisque-se um pouco
  2. Calçado confortável
  3. Acessórios em destaque na Fashion Week
  4. Peças do estilista
  5. Evite roupas incômodas
  6. Atitude fashionista na Fashion Week

1. Arrisque-se um pouco:

Geralmente nas Fashion Weeks, as pessoas tendem a ser mais ousadas e criativas. Não estamos sugerindo que você use tudo o que nunca teve coragem, mas que esse é o momento de ousar um pouco!

Lembre-se sempre de respeitar seu estilo pessoal e pensar na imagem pessoal que gostaria de passar. Porque estar “na moda” é estar segura de si, confiante e se sentindo adequada à ocasião. 

2. Calçado confortável:

Esse tópico depende da sua programação do dia. Se sua intenção for assistir apenas alguns desfiles no dia, pode abusar daquele salto poderoso. 

Mas, se for aproveitar o dia do início ao fim, a sugestão é que se use um calçado mais confortável. Algumas Fashion Weeks têm seus desfiles em pontos diferentes da cidade, outros em locais enormes onde é preciso andar muito para ir de um desfile a outro. 

Então, planeje seu roteiro antes de escolher suas produções. E pense bem se o calçado escolhido contemplará todos os seus planos de forma impecável do início ao fim. 

3. Acessórios em destaque na Fashion Week: 

Já notou que vemos sempre os acessórios sendo destaque no streetstyle das Semanas de Moda? Essa é uma dica interessante, que serve até para as mulheres mais clássicas que têm receio de ousar um pouquinho mais. 

Apostar em um acessório um pouco mais chamativo é uma forma de deixar sua produção mais moderna e ousada. A cara das Fashion Week, não é mesmo?

Seja um maxi brinco, uma bolsa colorida, um lenço, ou até mesmo a maquiagem. Invista em um acessório que converse com seu estilo e com certeza, muitos olhares se voltarão a você. 

4. Peças do estilista: 

Uma grande dúvida de quem vai a esse tipo de evento: “Preciso usar roupas, bolsas, sapatos do estilista que estará desfilando a coleção?”. E a resposta é: não necessariamente. 

Caso tenha sido convidada por uma marca, é de bom tom que use algo dela em seu desfile. Mas entenda, isso é uma forma de demonstrar gratidão e apreço e jamais uma obrigatoriedade. 

Também não é necessário comprar algo novo apenas para ir a determinado desfile. Há muitas peças de marcas famosas à venda em brechós, pode ser uma opção interessante para ser gentil ao estilista, e ainda ter uma atitude consciente de moda.

5. Evite roupas incômodas: 

Assim como os calçados devem ser escolhidos com cuidado, as roupas também. Evite usar peças que tirem seu foco do desfile, seja por serem curtas demais, pesadas, ou de difícil locomoção. 

Uma Fashion Week é sim o momento de ousar, de exercitar sua criatividade. Mas pense em como vai se deslocar entre um desfile e outro, o local que irá sentar e claro, leve em conta também a estação climática. 

Temos visto no streetstyle que cada vez mais como as pessoas vão vestidas a esses eventos para aproveitar cada segundo. E depois da pandemia, em que a moda comfy invadiu todas as vitrines, esses looks são cada vez mais recorrentes. 

Então, preze por uma experiência boa por completo. Pense nas roupas, calçados e abuse da criatividade para compor sua produção. Estar na moda é ser você mesma, respeitar seu estilo.

6. Atitude fashionista na Fashion Week: 

Talvez esse seja o resumo de tudo que falamos até aqui. Há vários fatores que podem te ajudar a arrasar no look de uma Fashion Week, mas o que fará a diferença, com certeza, é sua atitude.

Uma pessoa com atitude fashionista sabe equilibrar a forma de se vestir, usa as tendências com sabedoria e acima de tudo, é elegante. Isso porque, moda e estilo vão muito além das roupas, é sobre comportamento, sobre como tratamos as pessoas ao nosso redor.

Então, Fashionista, sua atitude nos eventos de moda conta muito. Capriche na produção e aproveite cada minuto dos desfiles, recepções, exposições. 


Gostou das nossas dicas de como se vestir para ir a uma Fashion Week? No Instagram do Passaporte Fashionista você encontra tudo sobre moda, tendências, mercado de luxo e dicas exclusivas de Paris. 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

E-book gratuito
GUIA DEFINITIVO: Como descobrir o seu estilo e transmitir a imagem que deseja!
Overlay Image
E-book gratuitoGUIA DEFINITIVO: Como descobrir o seu estilo e transmitir a imagem que deseja!
Overlay Image