Estampa Floral, sempre atemporal
Delicada, ousada, clássica, moderna. Quantos adjetivos podemos dar à estampa floral, sempre atemporal?
Uma estampa que contempla todos os gêneros, idades, estações e estilos. Vestir-se com a estampa floral é usar um clássico que nunca sai de moda, assim como as pérolas.
Nas estações mais quentes, flores menores, com cores vivas e fundo claros. Para o outono e inverno, flores com cores mais opacas e fundo escuro.
Que tal conhecer também a história de outras estampas? Aqui no blog, e também no Instagram do Passaporte Fashionista você encontra muito mais sobre as estampas mais fashionistas e também as mais diferentes e pouco conhecidas.
Mas, entre as mais conhecidas temos o Animal Print, a Risca de Giz, as Listras e até mesmo a Pied de Poule. Quando falamos das menos convencionais, a estampa Paisley, Tartan e a Toile de Jouy não poderiam ficar de fora.
Para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em estampas, tendências, história da moda e mercado de luxo, os cursos do Passaporte Fashionista são essenciais. Muito conteúdo teórico e prático, masterclasses nas maiores grifes mundiais, tudo em português e com certificado internacional, nas duas principais capitais da moda: Paris e Milão.
Mas, neste artigo, abordaremos com profundidade a estampa floral, sempre atemporal e querida pela grande maioria das pessoas. Então, confira todos os detalhes que permeiam as flores, desde seu surgimento até as marcas internacionais que adoram usá-las em suas coleções.
Breve histórico da estampa floral
Sua história tem início há muitos séculos, sendo considerada uma das mais antigas e tradicionais estampas do universo fashion. Povos de várias culturas e localidades já utilizavam as flores em suas roupas e decorações.
Mas, a principal hipótese é que a estampa floral tenha surgido na China antiga, significando prosperidade e beleza. Já na Europa medieval, elas eram usadas em tapeçarias e bordados.
Durante o século 18, na França, a estampa floral se tornou super popular, e trazia ares de delicadeza e elegância para quem a usasse. E foi no século seguinte (século 19) que a estampa se tornou mais acessível, graças às técnicas de impressão têxtil.
Mas, a grande virada veio nos anos 60 e 70, com o surgimento do movimento Hippie. Nele as flores eram usadas desde os cabelos até os pés, simbolizando o bordão clássico da época: “paz e amor”.
A partir daí, com a evolução dos estilos e inserção de novas culturas no universo fashion a estampa floral, sempre atemporal, foi mudando seus padrões. Se antes era vista como ultra feminina e delicada, com o passar do tempo foi se adaptando aos outros estilos.
Estampa floral, sempre atemporal
A estampa floral surgiu há muitas décadas e segue atual. As combinações com essa estampa são inúmeras, e contemplam todos os estilos, não apenas o romântico.
Mas, se você ainda não identificou seu estilo, clique aqui para aprender um pouco mais sobre o assunto. Confira então, como combinar a estampa floral, sempre atemporal a outras peças e deixar seu look super fashionista.
- Com peças neutras: Para um look equilibrado, combine peças florais com roupas de cores neutras. Branco, off, cinza e marinho fazem com que o destaque seja totalmente para as flores.
- Mix de estampas: como dissemos, as flores podem ser usadas por pessoas de todos os estilos, basta saber combiná-las. Que tal floral com listras? Perfeito para as mais ousadas e de estilo criativo.
- Acessórios delicados: para quem (acha que) não gosta de flores, uma boa opção são os acessórios com detalhes florais. Bolsas, sapatos e lenços com a estampa dão um toque fashion à produção.
- Look vintage: remetendo ao movimento Hippie, as peças florais vintage tornam o visual romântico e delicado. Para quebrar esse padrão, basta combinar essas peças com outras mais “improváveis” como por exemplo um vestido floral com uma jaqueta de couro ou uma saia floral com coturno.
Grifes que amam o estilo floral
Mas, agora que já falamos como combinar a estampa floral, selecionamos algumas grifes internacionais que amam essa estampa e que sempre a utilizam em suas coleções. Nos conte qual delas você acha que trabalha melhor a estampa floral, sempre atemporal.
1. Dolce & Gabbana
A grife italiana Dolce & Gabbana é famosa por suas estampas florais vibrantes e exuberantes. Frequentemente vemos em suas coleções flores grandes e coloridas, inspiradas na flora mediterrânea.
2. Valentino
Outra maison italiana, é conhecida por sua elegância e uso delicado das estampas florais. A Valentino utiliza flores de maneira refinada e artística, com bordados complexos e românticos, muitas vezes em fundos suaves e cores pastel.
3. Gucci
O ex diretor criativo da Gucci (que atualmente trabalha na Valentino), Alessandro Michele reinventou o uso de estampas florais, combinando elementos vintage com uma abordagem moderna e excêntrica. Marca registrada da grife, as estampas florais em tecidos nobres como a seda, trazem ousadia e refinamento às peças.
4. Oscar de la Renta
Conhecido por seu estilo clássico e feminino, Oscar de la Renta usa flores para criar peças elegantes e atemporais. A marca americana destaca-se por seu uso sofisticado de flores em vestidos de festas e também de noivas.
6. Chanel
Não poderíamos deixar de citar a icônica maison francesa Chanel, como uma das que mais utilizam flores em suas coleções. Seja em bordados, acessórios ou em peças com a própria estampa, o floral nunca sai de cena dos desfiles da grife.
Mas, a estampa floral, sempre atemporal, continua sendo uma tendência forte na moda contemporânea, presente em diversas coleções de designers renomados. Então, invista sem medo em peças florais, elas são chiques, elegantes e eternas.