O impacto das microtendências na moda

Vivemos em tempos de muita informação em curtos períodos, e isso impacta também o universo fashion. Entenda de forma aprofundada o impacto das microtendências na moda.

O impacto das microtendências na moda
Imagem: Envato

A moda reflete preferências, momentos históricos, movimentos culturais, sociais e políticos e também é símbolo de status e inclusão em determinados grupos. Com uma grande quantidade de microtendências que surgem rapidamente, essas formas de expressão tem se modificado. 

Mas, será que tendências como estampas virais a acessórios diferentes, que dominam as redes sociais, estão saturadas? Elas são impulsionadas por plataformas como TikTok e Instagram e conquistam fashionistas rapidamente.

Essas microtendências trazem frescor, mas também desafios, como consumo excessivo e impacto ambiental. E é justamente sobre isso que trataremos mais a fundo neste artigo. 

Por isso, é também importante como o impacto das microtendências na moda pode afetar cada um de nós. Entender sobre isso nos ajuda a incluí-las em nosso estilo pessoal, e como fazer escolhas sustentáveis para um guarda-roupa autêntico. 

Mas, para quem desejar aprofundar-se nesse e em outros temas relacionados, os cursos presenciais de moda do Passaporte Fashionista são ideais. As aulas acontecem nas principais capitais mundiais da moda, totalmente em português. 

Dentre tantas opções, há o curso de Estilo, Tendência e Mercado de Luxo em Paris. E na Itália outras duas opções: o curso de Moda Italiana e Fashion Design em Milão, e o curso de Tendências e Mercado de Luxo em Florença

Mas, além deles, o Passaporte Fashionista oferece dois cursos profissionalizantes para quem já atua na área ou deseja iniciar sua carreira. O curso de Consultoria de Imagem/Personal Stylist e o curso de Coolhunting e Pesquisa de Tendências

O que são microtendências

As microtendências na moda são estilos ou peças que explodem em popularidade por curtos períodos, muitas vezes impulsionadas pelas redes sociais. Alguns exemplos incluem laços oversized, sapatilhas de malha, ou bolsas em formatos não convencionais.

Mas, diferentemente das macrotendências, como alfaiataria ou tons neutros, que duram anos, as microtendências têm ciclos de meses ou até semanas. Elas tomam notoriedade por conta dos influenciadores e das redes de fast fashion, que aceleram sua disseminação.

Essas microtendências são interessantes e até divertidas, mas sua durabilidade baixa é uma questão que deve ser levada em consideração. Em um momento em que se fala tanto sobre moda sustentável, será mesmo essa a melhor opção?

Mas, por outro lado, as macrotendências criam um guarda-roupa sólido e atemporal. Enquanto isso, as microtendências adicionam um toque sazonal. 

Aqui no blog já falamos sobre guarda-roupas cápsula e também sobre como manter um estilo elegante e atemporal. E para quem deseja saber ainda mais sobre tendências, o curso de Coolhunting e Pesquisa de Tendências o deixará à frente delas, sabendo como prevê-las e utilizá-las com autenticidade.  

Saturação das microtendências

Assim como o impacto das microtendências na moda, sua saturação nesse ambiente também precisa ser levada em conta. Isso porque, da mesma forma com que elas surgem, também desaparecem. 

Mas, quem deseja um visual mais exclusivo, elegante e refinado deve ter atenção redobrada ao incluí-las em suas produções. Já que essa repetição em massa de uma tendência cria fadiga estética: o que era único perde o charme quando todos usam.

Além disso, a produção desenfreada gera impactos ambientais. O consumo impulsivo de microtendências, pode levar a desperdícios, questionando sua relevância.

Ter conhecimento sobre o assunto, entender como o mercado da moda se comporta ajudam a filtrar essas tendências, promovendo escolhas que equilibram estilo e sustentabilidade. E você, sabe identificar quando uma tendência será duradoura ou não?

Impacto no estilo pessoal

Uma coisa precisa estar clara. As microtendências na moda não são vilãs, elas podem sim enriquecer o estilo.

Mas, como tudo em excesso não é bom, o impacto das microtendências na moda quando utilizadas em excesso pode comprometer a autenticidade. 

Comprar peças virais sem considerar a identidade pessoal, como uma bolsa statement que não combina com seu guarda-roupa, cria looks desconexos e que não traduzem a essência pessoal. Isso pode abalar a confiança, já que nosso estilo reflete quem nós somos

Por outro lado, microtendências bem escolhidas adicionam ousadia e um toque fashionista à produção. Um lenço estampado ou uma sapatilha viral pode complementar um look clássico, mantendo a autenticidade mesmo com tendências passageiras.

Sustentabilidade e microtendências

O impacto ambiental das microtendências na moda é um desafio crescente. A produção em massa para atender demandas rápidas gera resíduos têxteis, com a fast fashion descartando milhões de toneladas anualmente. 

Mas, vemos marcas como Gucci e Stella McCartney, que priorizam materiais reciclados, inspirando assim um consumo mais consciente entre o público e uma produção mais limpa entre grandes marcas. 

Escolher peças de qualidade reduz o impacto ambiental, além de ser mais assertivo e duradouro. Outra opção interessante é fazer compras em brechós, que oferecem itens vintages de boa qualidade.  

Faça boas escolhas

Como sempre falamos aqui, nada na moda é proibido. Dessa forma, adote microtendências na moda com sabedoria usando estas dicas, e arrase nas suas produções. 

  • Escolha peças versáteis: para quem tem medo de usar peças muito chamativas, opte por acessórios virais, como brincos de pérola oversized.
  • Invista em qualidade: mesmo sabendo que elas serão menos utilizadas, prefira microtendências de marcas sustentáveis, como bolsas de materiais reciclados.
  • Combine com clássicos: se quiser usar uma saia estampada viral, como as de estampa abstrata, utilize uma blusa neutra para equilibrar.
  • Conheça seu estilo: antes de mais nada, saber qual o seu estilo é imprescindível, já que ele reflete a personalidade e intenção.

Para equilibrar o impacto das microtendências na moda é interessante ter no closet peças atemporais, para assim criar um guarda-roupa funcional e autêntico. Esse equilíbrio eleva a confiança e reduz o consumo impulsivo. 


Quer entender melhor sobre tendências, moda e o impacto de tudo isso no mercado global? Confira aqui o calendário completo de cursos presenciais do Passaporte Fashionista

E para não perder nada do que acontece neste universo tão dinâmico, siga também o Instagram do Passaporte Fashionista

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

E-book gratuito
GUIA DEFINITIVO: Como descobrir o seu estilo e transmitir a imagem que deseja!
Overlay Image
E-book gratuitoGUIA DEFINITIVO: Como descobrir o seu estilo e transmitir a imagem que deseja!
Overlay Image