Tendência DIY (DO IT YOURSELF)

Que a tendência DIY (Do it Yourself, em sua tradução “faça você mesmo”) nunca saiu de moda, isso todos já sabem. Mas nos últimos anos essa tendência tem estado ainda mais presente no mundo da moda.

Foi em 2020, no início da pandemia do coronavírus, que vimos a tendência DIY voltar com muita força. Com todos em casa, muitas incertezas e inseguranças, e o mundo todo fechado para conter o vírus, o que nos restou foi nós mesmos fazermos as nossas coisas.

E isso inclui nossas roupas. O grande queridinho foi o tie-dye, que teve sua origem no movimento hippie nos anos 60 e 70 e voltou com tudo em 2020, lembra?

Quem nunca desfiou a barra de um jeans, ou então cortou uma calça para transformá-la em bermuda? E os mais ousados, já até chegaram a cortar as mangas de uma jaqueta para fazer um colete bem estiloso.

Todos temos um quê de estilista dentro de nós, basta soltar a imaginação e perder o medo, não acha? 

Ao olharmos para essa tendência vemos que ela dá às pessoas mais liberdade para serem criativas, experimentarem novos estilos e até criarem suas próprias peças. Expressando suas ideias em roupas, sapatos, bolsas e acessórios.

E se hoje temos uma imensa variedade de lojas de roupas, além da possibilidade de comprá-las pela internet, antigamente a única opção eram as roupas feitas por costureiras, modistas, alfaiates e ateliês de costura.

Desde a escolha do tecido, modelo da peça até bordados e acabamentos, tudo era pensado com exclusividade especialmente para a pessoa que irá vestir a roupa. E isso ainda é feito hoje em dia, mesmo com tantas opções disponíveis nas lojas.


Já parou para pensar que essa é uma excelente forma de DIY ou “fazer você mesmo”? Imagine poder desenhar suas roupas, costurá-las e tê-las em seu guarda-roupas? 

Nós do Passaporte Fashionista admiramos muito os estilistas e designers de moda, e por achar tão incrível essa profissão temos um curso super especial para você que gostaria de desenhar croquis de moda.

O curso Design de Moda: do zero ao croqui é perfeito para quem quer desenhar e nunca antes teve contato com esse mundo. Mas também é essencial para alavancar carreiras de moda, refinando e profissionalizando os traços.

Pensando em tudo isso, nessa tendência tão atual, trouxemos neste artigo algumas ideias bem interessantes para você aderir essa tendência do faça você mesmo, e arrasar com suas peças exclusivas!

Como personalizar e customizar suas peças?

  1. Costurar apliques, franjas, rendas e pedrarias em roupas;
  2. Pintar roupas e sapatos;
  3. Transformar peças jeans;
  4. Desenhar suas próprias peças;
  5. Costurar suas próprias roupas.

1. Costurar apliques, franjas, rendas e pedrarias nas suas roupas:

Dica básica pra quem está iniciando no mundo do DIY. Geralmente é o ponto de partida para quem quer começar a se aventurar nesse universo de criação, já que não costuma ser algo definitivo (pode ser descosturado, se você não gostar).

Com pouca coisa é possível mexer em uma peça antiga, e transformar um look que era básico em algo exclusivo. 

2. Pintar roupas e sapatos:

Nossa sugestão aqui não é tingir uma roupa, isso muda totalmente a cor do tecido e há locais especializados nesse tipo de serviço, que garantem um bom resultado. 

Como estamos falando de faça você mesmo, a sugestão aqui é utilizar tinta para tecido e soltar a imaginação nas peças… Pode ser a mão livre ou então utilizando um “gabarito/molde” para te ajudar a fazer tudo com mais precisão. 

O importante é se aventurar, testar e arrasar no look!

3. Transformar peças jeans:

Uma peça versátil que com certeza, a maioria das pessoas tem no guarda-roupas. Pode ser um short, uma jaqueta ou aquela calça já surrada.

Geralmente as pessoas pensam em cortar a peça, seja para diminuir o comprimento, ou remover mangas.

Mas se quiser pensar fora do óbvio, pode fazer pequenos rasgos nela, ou então utilizando uma cola própria para jeans, colar aviamentos, patches ou outros itens.

Fica muito moderno e vai dar uma cara de novo ao seu jeans antigo. 

4. Desenhar suas próprias peças:

Se tem algo que muita gente AMA é desenhar, não é mesmo? Tem coisa mais exclusiva do que uma roupa feita para você?

Do início ao fim, tudo será pensado e executado para que seja uma peça única e super especial. 

Se você é do time dos que não sabem desenhar, sugerimos o curso online do Passaporte Fashionista: Design de Moda: do zero ao croqui.

Nele você aprenderá tudo o que precisa para criar um croqui profissional. É um curso online, didático e super prático. E claro, é para todos! Mesmo quem não desenha nada, vai arrasar nos croquis.

5. Costurar suas próprias peças:

Se no tópico anterior falamos em desenhar as próprias roupas, imagina além de desenhar você costurar suas roupas?

De fato, é um nível bem avançado de DIY, mas nada impossível. Você pode começar com peças mais simples e sem muitos detalhes.

Imagina quantas produções incríveis você fará.

Com a tendência do DIY, somos desafiados a sermos mais criativos na moda. Ousar e ter mais coragem de experimentar coisas novas para compor nossos looks. 

É uma tendência perfeita para você colocar suas inspirações em prática. Busque referências, veja as técnicas que pretende usar já aplicadas nas peças para ter uma ideia de como ficarão nas suas peças e aí sim, mãos à obra.

Aproveite para dar uma olhada no seu guarda-roupas, separar peças que não utiliza mais, ou que precisam de algum reparo. E também separe as que farão parte da transformação.

Essa tendência é ótima para usar uma peça que você sempre quis e nunca encontrou em lojas para comprar. Então, faça você mesmo!


Agora queremos saber de você, qual sua tendência favorita? Qual delas você já fez ou pretende fazer? Deixe aqui nos comentários, vamos adorar saber.

E é claro, se ainda não segue o Passaporte Fashionista no Instagram aproveite para seguir e ficar por dentro de todas as novidades, tendências e muitas dicas! 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

E-book gratuito
GUIA DEFINITIVO: Como descobrir o seu estilo e transmitir a imagem que deseja!
Overlay Image
E-book gratuitoGUIA DEFINITIVO: Como descobrir o seu estilo e transmitir a imagem que deseja!
Overlay Image