Tendências de 100 anos atrás que continuam atuais
A moda é cíclica, e muitas tendências passadas são reformuladas e voltam a brilhar nas passarelas e nas vitrines. Para provar isso, vamos falar das tendências de 100 anos atrás que continuam atuais, e nós adoramos! Confira.
Nos anos 1920, o mundo vivia um período Pós-Guerra, já que a Primeira Guerra Mundial terminou no final de 1918. Assim, as pessoas estavam felizes, e brindando a liberdade.
E a moda, como sempre falamos aqui, é muito mais do que pensar na roupa que se usa. É estar atento ao momento, aos comportamentos, a forma como queremos ser vistos. O que nos faz cuidar muito bem da nossa imagem pessoal, que é a primeira impressão que outras pessoas têm de nós.
Ainda no contexto histórico, o Jazz é um estilo musical em ascensão, com animadas festas em bares das cidades. E assim também, as mulheres começam a ter mais liberdade e direitos na sociedade.
Para estudar mais a fundo a história da moda, tudo sobre tendências e também imagem e estilo sugerimos os cursos presenciais do Passaporte Fashionista. São turmas exclusivas, com experiências únicas, certificado internacional e muita informação valiosa. Clique aqui para conferir as turmas com vagas disponíveis.
Confira agora as tendências de 100 anos atrás que continuam atuais:
1. Tendência Comfy:
Nos anos 20, após a Primeira Guerra, a liberdade estava sendo muito celebrada. E isso também foi visto no modo de se vestir das mulheres.
Se, antes os espartilhos e roupas cheias de camadas eram a tendência vigente, em 1920 o cenário fashion mudou. Com seus maridos, pais e irmãos na Guerra, as mulheres tiveram que assumir obrigações antes realizadas por eles.
Assim, as roupas precisavam ser mais confortáveis, para que fosse possível realizar tudo o que precisava ser feito. Roupas mais confortáveis, sem o dever de modelar o corpo, essa era a tendência da época e hoje, em um momento pós pandemia, continua atual.
No início de 2020, todos mudaram suas rotinas e ficaram em casa, para proteger suas vidas e das outras pessoas. E isso fez a tendência Comfy ser observada e muito usada em todo o mundo.
2. Modelagem Ampla:
Seguindo a mesma linha da tendência Comfy, as modelagens mais amplas fizeram sucesso entre as mulheres nos anos 20. Tendo em vista todo o contexto histórico, e já tendo elas se “libertado” dos espartilhos, as roupas passaram a ter modelagem mais ampla.
Os vestidos, antes super estruturados, cheios de camadas e babados, deram espaço aos vestidos retos, sem mangas e com comprimento mais curto. O uso de meias-calças também passou a ser tendência, para destacar as pernas (ou apenas tornozelos e canelas), que agora estavam à mostra.
Também era possível ver algumas mulheres usando calças, e claro, elas não fugiriam da ideia de uma modelagem mais ampla, dando total liberdade à elas. Com os direitos femininos aumentando na sociedade, o de usar calças, que antes era algo exclusivamente masculino, era visto não só como uma tendência de moda, mas também como um exercício de suas liberdades e direitos.
3. Moda à la Chanel:
Um dos maiores ícones da moda quando falamos da década de 20, Coco Chanel. Essa brilhante estilista foi uma das responsáveis por firmar esse estilo na sociedade, em sua época.
Confira aqui e confira a história de Coco Chanel e de outros grandes estilistas que revolucionaram o mundo da moda com suas ideias.
Seja pelos cortes mais retos, deixando a mulher mais confortável e livre, pelas calças também com modelagens mais amplas, ou pelos conjuntos de terninhos que até hoje são um clássico da renomada grife. Fato é que, Coco Chanel, foi além das vestimentas.
Ela trouxe novas texturas às roupas, acessórios como os broches e colares de pérolas, além do clássico batom vermelho. Com esses elementos, ela mostrou que a moda é comportamento, ousadia, personalidade e estilo próprio.
4. Brilhos e franjas:
Apesar de a moda nos anos 1920 prezar pelo conforto, praticidade e modelagens mais amplas, é impossível não falar dos vestidos de brilhos e cheios de franjas.
Assim, são dois “detalhes” que nunca saíram de moda, mas, com a tendência dos anos 2000 super em alta, vemos cada dia mais os brilhos nas passarelas e vitrines.
E se na década de 20, esses brilhos poderosos eram vistos em vestidos de festa, atualmente podemos ver alguém usando uma roupa cheia de paetês a qualquer hora do dia. Sejam em detalhes das peças como mangas e golas, ou até mesmo no look todo, como por exemplo vestidos e macacões.
Agora queremos saber de você, Fashionista, qual dessas tendências você mais gosta de usar? Tem outra tendência bem antiga que você considera super atual, nos conte nos comentários.
E claro, acompanhe tudo sobre moda, tendências e mercado de luxo no Instagram do Passaporte Fashionista.