Fatos marcantes de 2022 para relembrar
Agora sim o ano chegou ao fim, e trouxemos fatos marcantes de 2022 para relembrar. Muita coisa aconteceu, muitas pessoas incríveis não estão mais aqui, tivemos Copa do Mundo, muitas Fashion Week, sempre bom recordar, não é mesmo?
Como já dissemos, apesar de para muitas pessoas o ano ter “passado voando”, tivemos muitos acontecimentos marcantes. Tendências, novidades, polêmicas e a moda sempre se reinventando.
Assim, vamos começar falando de uma super novidade para nós, do Passaporte Fashionista. Em 2022 inauguramos nossa “sala de aula” em outro país, passamos a oferecer cursos de moda em Milão.
Então, se você já fez um curso de moda em Paris com o PF sabe que é uma experiência única e riquíssima. Aulas teóricas e práticas, muita cultura, gastronomia, network e claro, diversão.
Esse ano também tivemos a honra e alegria de receber nossa 50ª turma de alunos! Em todos esses anos, cada turma, cada aluno é muito especial e importante para nós, e devemos esse feito à cada um de vocês!
Mas, para quem ainda não teve a oportunidade de fazer um curso de moda fora do país, saiba que o Passaporte Fashionista tem uma opção para você se aperfeiçoar em qualquer lugar do mundo. Conheça o Passaporte Fashionista Academy.
Portanto, já que falamos do quão importante foi o ano para o PF, confira outros fatos marcantes de 2022 para relembrar.
Fatos que mereceram destaque em 2022:
- Tendência dos anos 2000
- Cavalo no desfile da Chanel
- Rihanna revolucionou a moda gestante
- Kim Kardashian e o vestido de Marilyn Monroe
- Morte da Rainha Elizabeth
- Vestido spray da Coperni usado por Bella Hadid
- 25 anos da bolsa Baguette
1. Tendência dos anos 2000:
Começamos o ano de 2022 com essa tendência já mostrando a que veio. Sabemos que a moda é cíclica, e que se renova com o passar dos anos, retomando algumas tendências mas de forma mais atualizada.
Dessa forma, foi com ela que os anos 2000 voltaram com tudo. Na moda, na beleza, nos comportamentos.
Mas, apesar de trazer itens que geraram muita polêmica entre as fashionistas como a cintura baixa, sobrancelhas finas, e a pelúcia, o grande ponto de atenção é para o culto do corpo em sua forma mais magra.
Então, após anos de autoaceitação própria, essa tendência trouxe à tona novamente os corpos super magros, o que reacendeu um padrão estético que já foi alvo de muita reflexão. Transtornos alimentares, depressão entre outros problemas físicos e emocionais.
2. Cavalo no desfile da Chanel:
Realmente as polêmicas começaram bem cedo esse ano. Em seu desfile de Alta Costura em que apresentou a coleção Primavera Verão 22, peças inspiradas nos anos 1920 trouxeram classe e delicadeza aos looks.
Porém, ao trazer uma modelo na passarela sob um cavalo, as críticas apareceram. Muitas pessoas não acharam coerente a atitude da Maison, sendo para elas um desrespeito à causa animal.
3. Rihanna revolucionou a moda gestante:
O primeiro filho da cantora com o rapper ASAP Rocky veio ao mundo em maio de 2022. Mas enquanto ela aguardava sua chegada o que não faltaram foram produções incríveis e fora do convencional.
Mas, Rihanna usou com muita segurança várias tendências, mostrando que a gravidez é uma fase para a mulher se sentir ainda linda! Abusou dos decotes, fendas, roupas justas e exibiu orgulhosa a barriga.
Assim, mostrou que moda gestante não precisa ser feita apenas por roupas largas e monótonas. É possível estar na moda, independente de suas curvas ou de como é o seu corpo.
4. Kim Kardashian e o vestido de Marilyn Monroe:
Mais um fato marcante, ocorrido também no mês de maio. Uma das festas mais esperadas pelas celebridades, estilistas e todos que amam moda acontece toda primeira segunda-feira do mês de maio.
O Met Gala, é uma super festa promovida para arrecadar fundos para o “The Metropolitan Museum of Art”, veja mais detalhes sobre o evento nesse artigo.
Porém, a grande polêmica desse ano se deu por conta do vestido usado pela influenciadora Kim Kardashian. Ela usou o icônico vestido usado por ninguém menos que Marilyn Monroe, para cantar os “Parabéns a você” ao presidente Kennedy em 1962.
Mas, não foi apenas esse o motivo de tanto ruído na mídia. Primeiro, Kim teve que fazer uma dieta radical para emagrecer muitos quilos e assim conseguir usar o vestido. O que reforça ainda mais o retorno da “ditadura da magreza”.
E também, algumas revistas e meios de comunicação disseram que a influenciadora teria causado alguns danos ao vestido de Marilyn. O que foi desmentido pelos representantes do “Ripley’s Believe It or Not!”, que emprestaram o vestido a ela.
5. Morte da Rainha Elizabeth:
Já no segundo semestre, uma triste notícia para todo o mundo. No dia 8 de setembro, a longeva e querida rainha britânica faleceu, aos 96 anos.
Mais do que um exemplo de liderança, Elizabeth era também uma inspiração para todos os amantes da moda. Mostrando ao longo dos anos a construção impecável de sua imagem pessoal e estilo.
Sua elegância ultrapassou décadas e inspirou grande parte das mulheres no mundo todo. Um ícone que com certeza fará muita falta.
6. Vestido spray da Coperni usado por Bella Hadid:
No último dia de setembro, durante a Paris Fashion Week, várias marcas foram destaques pelas novidades e inovações. Mas, a Coperni surpreendeu a todos com seu incrível vestido spray, desfilado por Bella Hadid.
A modelo entrou na passarela vestindo apenas a parte de baixo da lingerie. E logo em seguida dois artistas começaram a pintá-la, literalmente!
E aos poucos foi sendo criado um vestido branco super ajustado ao corpo da modelo. Alguns ajustes e cortes depois, e pronto: lá estava a peça prontinha para ser desfilada.
Confira aqui esse e outros destaques da Paris Fashion Week SS 23.
7. 25 anos da bolsa Baguette:
Uma das bolsas mais fashionistas dos últimos tempos não deixaria de fazer uma comemoração à altura. A Fendi comemorou os 25 anos da Baguette na NY Fashion Week, e ao longo dos dias (e meses) muitas outras festas aconteceram para celebrar.
Assim, fizemos uma matéria super especial contando toda a história da primeira it-bag da história. Clique e confira tudo sobre a história da Baguette.
E então Fashionista, quais desse fatos marcantes de 2022 para relembrar você achou mais interessante? E quais outros você acha que deveriam ter entrado em nossa lista?
Nos conte nos comentários e não esqueça de seguir o Passaporte Fashionista no Instagram, por lá falamos muito sobre tendências, moda e mercado de luxo também.